Portfólio Completo, a TAKAO tem mais de 17 mil itens para as linhas leve e pesada

14/08/2018

 

 

Daniel Borges, diretor de Marketing da TAKAO, respondeu às perguntas da Reparação Automotiva e discorreu com detalhes sobre o que a empresa tem a oferecer a seus clientes e parceiros.

 

Reparação Automotiva - A TAKAO é uma empresa relativamente nova, apesar de ser uma das poucas fabricantes de autopeças totalmente brasileiras e focadas no mercado de reposição. Conte um pouco dessa história.

Daniel Borges - A TAKAO é uma empresa fabricante de peças para motor, totalmente brasileira. A distribuição é feita através de diversos parceiros por todo o País. A TAKAO teve seu crescimento inicial baseado nas aplicações para motores importados. Ao longo dos anos, nosso portfólio cresceu vigorosamente e atualmente a empresa possui o maior portfólio do mercado, com mais de 17.000 itens para mais de 1.200 motores de linha leve, tanto para nacionais como para importados. Esse número é três vezes maior do que o concorrente com a segunda maior cobertura.

 

RA - Qual a estrutura da TAKAO no Brasil em termos de regionais e Centros de Distribuição? 

DB - Temos mais de 20 centros de distribuição no Brasil, localizados em 17 estados da federação, e nosso plano de crescimento contempla 5 novas casas até o final de 2018, totalizando 22 armazéns. Nossa estrutura de vendas e distribuição é regionalizada, para que possamos entender melhor as características, costumes e anseios dos clientes de cada canto do País. Desta maneira, conseguimos propor soluções cada vez melhores e personalizadas. 

 

RA - Quais ações de marketing e vendas são planejadas pela TAKAO para crescer no mercado de reposição automotiva nacional? 

DB - Temos planos e tarefas audaciosas para o segundo semestre de 2018 e o ano de 2019 para o mercado de peças para motor. Nossa intenção é solidificar nossa posição como um dos principais fornecedores de peças para motor, e faremos isso intensificando ainda mais nossa presença de marca nos eventos do segmento, solidificando e ampliando nossa estratégia de comunicação online e offline. Estreitamos os fortes laços que temos com nossos clientes através de ações específicas direcionadas e personalizadas a cada um deles, totalmente voltadas para suas necessidades de vendas (sell-in e sell-out) e relacionamento. O cliente é quem paga nossa conta e ocupa a posição de maior destaque dentro da organização. 

 

RA - Qual o papel da TAKAO na vida do reparador, existem ações para um bom relacionamento? 

DB - Não tenha dúvida! O amigo mecânico é um dos, se não o mais importante elo desta cadeia, ele é o principal influenciador no processo de compra de peças para motor. Temos ações de relacionamento específicas para nossos amigos mecânicos que envolvem desde parcerias com entidades de classe regionais e nacionais para treinamento e capacitação técnica, aplicação das peças à gestão da oficina. O amigo mecânico, além de um grande técnico, é um empresário, por isso oferecemos suporte e treinamento também na gestão do dia-a-dia da oficina. Além disso, temos nossa Oficina Móvel TAKAO, que roda os 4 cantos do País oferecendo gratuitamente palestras e treinamentos técnicos para motores. Fazemos igualmente, periodicamente, ações regionais de relacionamento com o reparador. Todo o mindset da empresa está voltado para o processo de decisão de compra do mecânico e continuará sendo assim. Nesse processo de relacionamento e capacitação do reparador, a Academia do Motor é uma de nossas principais ações.

 

RA - Conte um pouco sobre a Academia do Motor TAKAO. Como o mecânico pode participar desse importante programa? 

DB - A Academia do Motor TAKAO é uma plataforma de Ensino a Distância (EAD) voltada para capacitação e atualização do reparador, tanto na parte técnica quanto em métodos e processos de gestão da oficina. Além de se capacitar técnica e administrativamente, o amigo mecânico, dentro da plataforma, pode juntar pontos e trocar por vantagens e prêmios. Basta acessar www.academiadomotor.com.br e se inscrever, todo o conteúdo é gratuito e de altíssima qualidade. 

 

RA - Quais os produtos que compõem o portfólio da TAKAO no Brasil, e quais os principais destaques? 

DB - Nosso portfólio de itens é extremamente completo e contempla 20 linhas de produto: Anéis, Bronzinas, Correias, Pistões, Arruelas, Buchas, Guias de Válvula, Retentores, Bielas, Cabeçotes, Juntas de Cabeçotes, Tensores, Bombas D’Água, Camisas, Kits de Corrente, Tuchos de Válvula, Bombas de Óleo, Comandos de Válvula, Parafusos de Cabeçote e Válvulas. Nossas aplicações se estendem para todas as marcas, nacionais e importadas, e nosso portfólio é três vezes maior do que o segundo colocado no ranking de aplicações. Temos a maior e mais completa linha de produtos para motores do Brasil.

 

RA - A preocupação com a qualidade inclui certificações dos produtos? Como o cliente tem essa segurança com os itens da marca, e como são fabricadas as peças TAKAO?

DB - As peças TAKAO são desenvolvidas por nosso time de Pesquisa e Desenvolvimento, de acordo com os mais rígidos padrões, especificações e legislações vigentes. Temos um laboratório técnico de ponta para testes e validações, o TAKAO TechLab, onde cada projeto é rigorosamente testado e aprovado antes da ida a campo. Nossos fornecedores Europeus e Asiáticos passam por um rigoroso processo de avaliação, validação e auditoria. Além disso, um outro dado interessante é que, em termos globais, temos índice de garantia inferior a 1%.

 

RA - Essa gama atende que fatia da frota circulante por aqui, tem produtos para que tipos de veículos? 

DB - Trabalhamos hoje com o maior portfólio do mercado, com mais de 17 mil itens para as linhas leve e pesada, para ciclo OTTO e ciclo Diesel. Somos muito conhecidos no segmento por, além de termos a linha mais completa para aplicações nacionais, sermos imbatíveis nas aplicações importadas. Temos a fama de ‘ter o que ninguém tem’, e isso é fantástico, é um reflexo direto do trabalho árduo de composição de portfólio dos últimos anos. Repito: somos imbatíveis em nossa gama de produtos.

 

RA - Como uma empresa que se preocupa com responsabilidade social, quais projetos vocês destacam nesse segmento? 

DB - É importantíssimo entendermos nossa posição na sociedade, como nos inserimos e podemos contribuir com ela. A TAKAO está envolvida diretamente em uma série de projetos sociais, desde parcerias com ONGs e instituições de caridade, conduzindo desde reformas de quadras escolares da rede pública de ensino até campanhas de arrecadação e doações de agasalhos, cestas básicas e cestas de Natal para famílias carentes. Se há um projeto, há a vontade da TAKAO em ajudar.

RA - Mais um ponto que agrega ao mecânico é um bom suporte técnico. Como funciona esse departamento na TAKAO? 

DB - Somos muito conhecidos por nosso SAC, pela qualidade e pela proximidade de nossos técnicos com os clientes. Nosso departamento de SAC é multicanal, o cliente pode entrar em contato através do Atendimento Gratuito (0800 777 1817), por e-mail, através do sac@takao.com.br, através do chat, e o formulário fale conosco através do site da TAKAO. O cliente poderá solicitar o suporte técnico para informações técnicas, aplicações e dúvidas gerais. 

 

RA - Como funciona a garantia da TAKAO e por que esse tema tem que ser tão bem trabalhado? 

DB - O mercado hoje precisa sentir a segurança de que, caso enfrente algum tipo de dificuldade, tenha o melhor atendimento, no menor tempo e custo possíveis. Para as solicitações de garantia, o cliente poderá fazer contato através de nossos distribuidores em todo o Brasil, ou através de nossa central, portando a nota fiscal da peça e o relato do possível defeito. Nosso prazo de garantia é de 6 meses: 3 meses pelo código de defesa do consumidor e mais 3 meses de garantia complementar. Após o recebimento da peça, a análise é feita. Sendo constatado defeito, o cliente será ressarcido ou a peça substituída. Essa análise é feita por nossos técnicos através do TAKAO TechLab, e caso não seja constatado defeito na peça ou se a peça tiver sido danificada durante a aplicação, faremos contato com o cliente para orientá-lo quanto ao modo correto de aplicar.

 

 

 

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