SÉRIE INÉDITA DECUMENTA TRABALHOS EM OFICINA ESPECIALIZADA NA RESTAURAÇÃO DE CARROS IMPORTADOS DO JAPÃO

16/07/2018

  

Eric Bizek comanda equipe enxuta que refaz mecânica e carroceria para clientela de nicho promissor

 

 

Desde 2008 o americano Eric Bizek vive de uma paixão específica: carros fabricados no Japão. Há exatos dez anos, quando fundou a LENDAS JDM (JDM Legends), oficina que empresta o nome para a nova série do Discovery Turbo, ele sabia que teria um nicho a explorar, formado por pessoas como ele e amantes da mecânica e design nipônicos. A partir de segunda-feira, 30 de julho, às 20h30, o canal acompanha o trabalho de Eric enquanto ele batalha para popularizar o gosto pela restauração de modelos clássicos vindos do outro lado do planeta.

 

JDM é mais do que o nome da oficina; significa um nicho: a sigla vem do inglês Japanese Domestic Market (mercado doméstico japonês, em tradução livre) e serve para designar modelos desenvolvidos no Japão e destinados a famílias e ao transporte urbano. Com o passar dos anos, esses carros comuns se converteram em clássicos e passaram a valer ouro no mercado americano de restauração automotiva.  

 

A LENDAS JDM fica em Salt Lake City e tem uma clientela leal, formada por entusiastas e colecionadores com interesse em emblemas como Nissan, Toyota, Honda, Mazda, Subaru e Mitsubishi. Para atende-la, Eric forma um trio com Josh Martin e Mauricio Rosales – os três são uma das únicas equipes especializadas na restauração desses carros importados do Japão.

 

As lentes de LENDAS JDM, a série, têm acesso ao galpão de Eric e a todas as etapas dos projetos que a oficina de Eric assume. Em cada episódio de uma hora, a ação gira em torno de um projeto principal e de tarefas secundárias que chegam ao trio – entre elas está um esforço administrativo para expansão dos negócios que passará por contratações e novas funções dentro da oficina.

Na estreia da série, o cliente Daniel Song quer fazer uma restauração completa no Datsun 240-Z, nome americano dado ao Nissan Fairlady Z, carro doméstico com ares de esportivo. Daniel e a esposa já iniciaram os trabalhos, desmontando a carroceria e preparando o metal para a pintura, mas perderam o fôlego no meio do caminho.

 

Eric assume a restauração com a promessa de deixar o carro o mais fiel possível à versão de fábrica. Toda a parte mecânica precisa ser refeita e contará com novos carburadores e escapamento com dupla saída. Enquanto Eric fica com a mecânica, Josh cuida da parte elétrica e Mauricio Rosales assume a carroceria.

 

Ainda na estreia, Eric importou um Toyota Levin 1986 do Japão para um cliente e agora fará uma revisão completa no carro para deixa-lo tinindo. Depois de uma volta com o carro, Eric descobre todos os reparos que precisam ser feitos e, junto a Josh, começa os acertos.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Novembro da Revista Reparação Automotiva.

18/11/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload