Passe do disco local, troca da pastilha de freio do BMW 328 ano 2013

06/06/2018

Nilson Patrone, proprietário da Oficina Power Class, do município de São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, apresenta equipamento para passe do disco local num BMW 328, 2013

 

Procedimento de troca de pastilha

 

1. Alerta no painel

Logo que entramos e ligamos o carro, o painel já alerta sobre a necessidade da troca da pastilha de freio.

 

 

2. Leitura do sistema

Este modelo tem um sensor que mede o desgaste da pastilha de freio tanto da dianteira quanto na traseira. 

E aí eu com o scanner conectado vou entrar no sistema de serviço do carro para ver o que mais tem que fazer.

 

 

Ele está pedindo a troca de pastilha do travão traseiro, que é freio traseiro, e aqui dá para ver o óleo, líquido dos travões, que é o fluido de freio, está vendo, dá para ver certinho a data da troca, quando vai acender a luz e pedir troca, e da dianteira também, que está OK.

 

Esse carro vai ter que fazer a traseira, e a dianteira está prevendo troca dentro de 24 mil km.

É isso aí. Vamos fazer o procedimento e mostrar para o pessoal com a retífica local.

 

3. Desmontagem

Aqui eu estou fazendo o procedimento de desmontagem do carro, o desmonte, para poder trocar o jogo de pastilha, o sensor e fazer a retífica de disco.

 

O Léo (mecânico) vai fazer o desmonte aqui para depois eu entrar com equipamento para poder fazer o procedimento.

 

Então, eu vou desconectar o sensor aqui para fazer a troca do mesmo e a pastilha, já está desconectado, você aperta essa trava e o desconecta.

 

 

Eu tirei o sensor de desgaste para fazer a troca do mesmo.

Esse sensor chegou até encostar no disco. Como vocês podem ver, estou com o sensor aqui já na mão.

4. Medidas

Vamos lá, pessoal, agora vou fazer a medição do empenamento do disco com relógio comparador.

Não pode ultrapassar mais do que zero ponto zero cinco milímetros (0.05mm).

 

Esse disco tem bem pouquinho empenamento, está oscilando ali 0,01.

 

5. Retífica no disco

Aí eu vou fazer a retífica no disco por conta de tirar essas marcas aqui, do suporte da pastilha e também da pista, limpar a pista e tirar qualquer tipo  de empenamento para um perfeito assentamento do conjunto.

 

 

 

Bom, esse disco aqui, o mínimo dele está gravado, está em 18,4mm e com paquímetro eu vou medir a pista dele.

 

Você tem que desconsiderar as bordas. Esse disco aqui tem 20mm, então, ele está ainda de acordo as suas especificações, sendo possível fazer retífica nele.


Vamos ressaltar novamente a medida mínima do disco, isso é um item muito importante, item de segurança, quando dá a medida mínima aqui, especificada na pista, exige a troca do disco. Então, vamos nos assegurar da medida mínima sempre.

 

Aqui, eu vou fazer o procedimento de montagem do equipamento, começando pelo adaptador do cubo. Tem que instalar o adaptador na face do disco para ele poder ter uma ligação com a máquina. Então, eu vou colocar ele aqui, seguindo o procedimento do fabricante da máquina.

 

 

Nesse procedimento, o fabricante pede para que o torque seja de 30 newtons, que no caso é 3 kgf de torque. Eu vou torquear em X para poder fazer um assentamento legal do adaptador.

 

Agora eu vou posicionar, abaixar um pouco o carro para poder posicionar o equipamento aqui, para poder fazer a retífica do disco, reset, tudo certinho, vou mostrar para vocês.

 

Vale ressaltar também uma coisa que é muito importante, o uso de EPI, que é são os óculos de segurança, para evitar riscos de acidentes.

 

Vou mostrar agora o procedimento de desmontagem do equipamento, o de montagem é um pouco mais complexo porque tem que regular para poder fazer o remap da máquina certinho, para ela poder fazer o remap do chão do piso junto com o carro, e vamos acompanhar aí, pessoal, para vocês verem o procedimento.

 

Eu vou colocar ela aqui, no centro, ela tem um encaixe no cubo, onde você encosta a máquina, você vai parafusar aqui e vou fazer uma regulagem com a vídea,  vou entrar com ela até o final para poder dar uma olhadinha lá, esse parafuso serve como guia para ficar no centro do disco para a vídea pegar tudo igual, na parte da frente e na parte de trás do disco.

É importante manter aqui.

Para fazermos a regulagem, é aqui que se mexe na mesa.

Aqui eu vou fazer uma regulagem do centro da mesa, para pegar por igual as vídeas.

 

 Aqui, bem no centro, aperta a mesa e aí podemos começar o procedimento.

 

Vamos levar a mesa lá para cima, para tirar as vídeas da pista do disco, que eu vou entrar com procedimento agora. 

 

Aqui eu fecho o freio dela para não mover, consigo colocar na posição que quiser, uma posição mais cômoda para fazer o procedimento, fecha o freio para ela não rodar mais porque vou ligar a máquina e vai virar, então, é perigoso virar junto, já está tudo devidamente apertado, eu vou fazer um reset entre piso, uma compensação do sistema entre cubo, piso e disco, aperto aqui o reset.

Ele está fazendo o procedimento de leitura e acertando a máquina. Quando acender essas duas luzes aqui, está permitindo que eu comece o procedimento.


Agora eu vou chegar com as vídeas um pouco para dentro e vai tirar primeiramente a borda.

Encosta a vídea aqui, e a hora que ela encostar eu já paro, para primeiramente tirar essa borda que fica no disco e depois fazer o procedimento.

 

Tenho um espelho aqui para isso, aí eu vou até lá embaixo, onde estiver mais fundo tenho que descer. Olha, esse disco tem empenamento, o empenamento dele está para dentro.

Esse acessório é para tirar a vibração, para ficar com uma retífica 100%.

Esse movimento de pulso que a máquina faz é um dos movimentos mais importantes para o assentamento da pastilha de freio, lembrando que o torno de bancada não é um procedimento errado. Eu vou colocar isso porque não preciso denegrir o que  faziam no mercado, mas esse é um procedimento que evoluiu como todo o setor.

 

Esse procedimento aqui, ele tem um trabalho de pulso, e esse pulso faz com que a partir de quando está assentando ela trabalhe, fique mais no centro, ela está trabalhando,  então, esse é um procedimento mais correto e é homologado por 28 montadoras, inclusive a Toyota já trabalha com esse procedimento.

 

Então, é esse acabamento bem fininho, porque essa vídea aqui tem um material bem legal, ela é uma vídea de boro cúbico nitretado, é um material forjado também, então, ele tem um acabamento muito fino, e aquilo que falamos, hoje é o melhor procedimento de retífica de disco e, além de tudo, ele faz a retífica de disco no lugar.

 

Qualquer empenamento que tiver no cubo de roda, se houver, ela vai compensar no disco.

Vamos lá, pessoal, agora vou fazer o procedimento de reset do serviço com equipamento de diagnóstico. Vamos seguir aí porque é um procedimento necessário também.

 

BMW, o ano do carro é 2013, vou mostrar lá no painel, ele está pedindo ainda a troca, já está com sensor no lugar, o sensor novo, e continua pedindo a troca das pastilhas, tem pastilha nova, sensor novo no lugar.

 

Eu vou fazer a identificação automática do veículo aqui, OK, vamos lá fazer esse reset.

 

O equipamento, ele mesmo já busca o carro, a identificação automática aqui, e eu vou fazer o procedimento de reset do serviço.

 

Vamos lá em reset, tem bastante coisa aqui, é definição de intervalo de serviço, eu vou fazer o procedimento, redefinir, reiniciar o freio traseiro, está redefinindo, olha lá no painel, e aqui ele já fez a redefinição, inclusive, ele estava em cima, ele desceu, está OK na frente, e ele já está pedindo serviço dentro de 34 mil km, ou quando chegar no sensor de desgaste, dependendo do uso do carro.

 

Bom, pessoal, terminamos o procedimento na BMW 2013, 328.

Eu já fiz a sangria do freio traseiro, troquei a pastilha e fiz o reset do painel e o passe dos discos.

 

Eu quero aqui ressaltar novamente a importância de seguir a regra do fabricante, a medida mínima do disco, isso é muito relevante para a segurança do nosso cliente e do nosso consumidor. Então, estando dentro da especificação, OK, fora, troca de disco.

 

Bom, pessoal, falando do equipamento agora, a Power Class adquiriu esse equipamento para poder ter mais ênfase em fazer um trabalho mais dentro da oficina, para poder entregar para o cliente um trabalho feito 100% pela Power Class. É um serviço de excelência, o melhor equipamento do mercado, que faz um procedimento 100% correto, e é isso aí estamos trazendo, inovações para todo mundo.

 

 

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