MANN+HUMMEL em busca da liderança

21/03/2018

 Apesar da instabilidade econômica do País em 2017, a MANN-FILTER se manteve focada em atender a reposição com novos produtos e também trabalhar na capacitação

 

 

Reparação Automotiva: Em primeiro lugar, conte mais sobre a história da MANN-FILTER e seu crescimento. E mais recentemente com a Wix complementando seu portfólio de produtos.

Pedro Ortolan: A MANN-FILTER, desde sua fundação há 76 anos, tem sido uma empresa inovadora e pioneira no lançamento de novas tecnologias e produtos. Atualmente a MANN-FILTER faz parte do Grupo MANN+HUMMEL, o que nos torna a maior fabricante de sistemas de filtragem para o setor automotivo do mundo, somos aproximadamente 20 mil colaboradores em mais de 70 plantas, dos quais mais de 1.000 atuam diretamente em pesquisas e desenvolvimentos de novas tecnologias; temos também mais de 3 mil patentes registradas.  A MANN+HUMMEL possui um centro de pesquisa instalado dentro da Universidade da Carolina do Norte – EUA – dedicado a pesquisas de novas tecnologias e inovações que vão além da indústria automotiva, bem como antecipam as necessidades que as montadoras possam ter no desenvolvimento de sistemas de filtragem. O Grupo é o detentor das marcas MANN-FILTER e WIX FILTERS. A aquisição da WIX FILTERS, pelo Grupo MANN+HUMMEL, enriqueceu o nosso portfólio de produtos e clientes, possibilitando que a qualidade dos itens se dissemine a todas as áreas e mercados do setor automotivo. Agregar uma marca já reconhecida à nossa empresa foi fundamental para fortalecer o nosso objetivo em ser referência em tecnologia e capilaridade de mercado.

 

RA: Fale acerca da linha de itens da empresa, seus principais diferenciais e benefícios para os segmentos leve e pesado.

PO: Temos uma vasta experiência e um rico portfólio de filtros para atender mais de 96% do mercado de reposição brasileiro. Sobre as recentes mudanças referentes a filtros, temos a tendência da migração de filtros blindados para elementos filtrantes ecológicos, reduzindo a atualização de componentes metálicos, a necessidade da utilização de uma gama maior de meios filtrantes que atendam maiores exigências devido a novas motorizações e novas regulamentações como o Euro 5 na linha pesada. Novas famílias de produtos, como exemplo filtros de cabine e filtros de ureia.

 

Algumas das principais inovações tecnológicas aplicadas em nossos produtos, tanto para atender os mercados de equipamento original e de reposição, são:

 

Klebie Folie: material plástico utilizado para a substituição de materiais metálicos na produção de elementos filtrantes ecológicos para óleo e combustível;

 

Processo Helix: processo utilizado na fabricação de carcaças e tubos metálicos que não geram sucata, utilizados na fabricação de elementos filtrantes de ar para aplicações em veículos da linha pesada; 

Glue String: processo utilizado na fabricação de elementos filtrantes radiais de ar em substituição das carcaças metálicas;

 

Multi Filtro: fomos os pioneiros no desenvolvimento da família Multi Filtros, família de cinco produtos que substituem mais de 20 modelos de filtros de óleo e atendem mais de 100 diferentes modelos de veículos (desenvolvimento brasileiro);

 

Filtro desumidificador do ar para sistemas de freio da linha pesada com tecnologia coalescente: que permite maior eficiência na absorção de partículas de água e óleo indesejadas presentes no sistema pneumático de frenagem;

 

Frecious Plus: família de filtros de cabine que, além de filtrar as partículas sólidas e eliminar os odores de gases, também evitam a proliferação de micro organismos, como fungos e bactérias que prejudicam a saúde dos passageiros do veículo (atualmente somente disponível na Europa e Ásia).

 

RA: Conte sobre as iniciativas da MANN-FILTER nas áreas de capacitação e relacionamento com o mercado.

PO: A MANN-FILTER tem realizado várias ações, como por exemplo, campanhas de vendas nos PDVs, treinamentos para aplicadores e vendedores de nossos produtos. Trabalhamos com a disponibilização de informações técnicas e de itens por meio dos canais tradicionais de comunicação específicos para este segmento e através da internet. Outro ponto fundamental para o fortalecimento é a disponibilidade de uma vasta gama de produtos para que o varejo possa atender seus clientes e fidelizá-lo, não havendo a necessidade de eles recorrerem a outras fontes alternativas.

 

RA: Quantos treinamentos presenciais foram feitos no ano passado, o número de profissionais treinados e em quais regiões do País; e quais os programas, ações de relacionamento com este público (mecânicos), projetos e investimentos da companhia para a reparação automotiva em 2018?

PO: Em 2017 aproximadamente 5 mil pessoas participaram de treinamentos da MANN-FILTER em todo o País.

 

RA: Como é o processo de garantia dos produtos?

PO: Temos uma área de qualidade e garantia capacitada para atender o público com todas as informações necessárias sobre os nossos produtos e suas aplicações. Treinamos as nossas equipes para compreender diversas situações. 

 

RA: Como foi o desempenho da empresa em 2017 e quais as expectativas para este ano?

PO: Apesar da instabilidade econômica do País em 2017, a MANN-FILTER se manteve positiva no mercado. Focamos em atender o segmento de reposição com novos produtos e também trabalhar na capacitação. A leve recuperação do setor automotivo no final do ano impactou em nossos números positivamente. Para 2018, temos a expectativa de uma melhora no cenário econômico, afetando positivamente o aftermarket.

 

RA: Para finalizar a entrevista, quais os próximos investimentos e projetos da MANN-FILTER? A empresa tem planos de expansão e novas aquisições?

PO: Temos como objetivo alcançar a liderança de mercado no segmento de linha leve na reposição e, para isto, muitas ações são desenvolvidas no momento para que a MANN-FILTER continue obtendo crescimento acima do mercado como nos últimos anos. No setor de pesado, continuamos mantendo a liderança e a preferência dos clientes. Sobre os produtos, podemos comentar que a tendência é da utilização da conectividade dos veículos, itens mais ecológicos e veículos voltados para a segurança e bem-estar dos passageiros. Além do “downsizing” dos novos motores, inclusive com aplicação de turbo nos veículos da linha leve, o que exige maior qualidade e eficiência dos equipamentos periféricos, a exemplo dos filtros.

 

Conteúdo Exclusivo 

 

RA: Descreva como é a participação da MANN-FILTER nos mercados internacional e nacional.

PO: Temos uma participação significativa nesses setores. O Grupo MANN+HUMMEL é um forte parceiro das montadoras no desenvolvimento dos mais variados produtos originais. Além disso, a companhia desenvolve inovações tecnológicas que impactam diretamente na sustentabilidade. Ao redor do mundo, a MANN-FILTER é líder e reconhecida por sua habilidade em trazer novas soluções para o mercado automotivo. A reposição no Brasil é um segmento muito interessante, pois temos uma das maiores frotas circulantes de veículos do mundo. Como todo setor, ele foi afetado pela atual situação econômica que o País atravessa nos últimos dois anos, porém temos um potencial ainda a ser explorado na geração de demanda através da conscientização da necessidade de se fazer a manutenção preventiva, a implementação da inspeção veicular entre outras ações que possam alavancar o volume de negócios no aftermarket brasileiro. O cenário está mudando com os lançamentos recentes de novos veículos e os resultados positivos da indústria automotiva. Essas mudanças impactam diretamente no nosso negócio, seja para atender o mercado enquanto original ou reposição.

 

RA: Comente a respeito do que a empresa faz para se manter atualizada e por dentro das tendências do setor.

PO: A MANN-FILTER é uma empresa focada em desenvolver produtos e buscar novas tecnologias. Trabalhamos constantemente na busca por melhorias através de programas de Kaizen, CMC - Círculo de melhorias contínuas - e o programa BISS - programa de incentivos aos funcionários para sugestão de novas ideias. Como comentado anteriormente, o Grupo MANN+HUMMEL, detentor das marcas MANN-FILTER e WIX FILTERS, tem uma equipe de mais de 1 mil colaboradores trabalhando e pensando em novas ideias e soluções. Em 2016 tivemos 179 patentes registradas e figuramos entre as 50 empresas com mais patentes no mundo.

 

 

RA: Discorra a respeito do posicionamento do Grupo no aftermarket e quais as ações com o setor de reposição.

PO: Sobre o mercado de reposição, estamos cada vez mais presentes no cotidiano do aplicador, buscando inovações que facilitem o seu trabalho. Recentemente tivemos o lançamento do catálogo online da MANN-FILTER, que possui um arquivo digital de todos os filtros produzidos pela companhia, suas aplicações, referências cruzadas e especificações. Estamos realizando também treinamentos presenciais em algumas cidades, para reforçar o trabalho de conhecimento entre os profissionais e aprofunda-los em nossos produtos.

 

 

RA: Comente ainda do envolvimento da MANN-FILTER nas feiras e eventos do setor?

PO: Participar de feiras e eventos do segmento automotivo é fundamental para a MANN-FILTER. Temos claros nossos objetivos de expor nossa tecnologia, reforçar o nosso pioneirismo em inovações no mercado de filtros e apresentar nossos produtos de maneira que o visitante compreenda que produzimos mais do que filtros, entregamos soluções de filtragem. Queremos que o público fique mais próximo da MANN-FILTER e da WIX FILTERS. Além de todas as tecnologias que citei, deixamos expostas no nosso estande diversas outras, para que o visitante fique mais familiarizado com a nossa empresa e entenda todo o nosso processo de inovação. Este ano vamos participar da AUTOPAR 2018, que será realizada em Curitiba (PR), no mês de junho, e também da AUTOP 2018, em Fortaleza (CE), em agosto. São dois eventos consolidados e que reúnem as principais novidades do setor automotivo para suas respectivas regiões.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

COMO SE PROTEGER COM A ECONOMIA EM VÁRIOS CENÁRIOS

26/03/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload