Jucão Auto Center, empresário se destaca na cidade de Caratinga (MG)

19/02/2018

Há 30 anos, a empresa é referência em atendimento especializado, comprometimento com o cliente e na busca incessante pela excelência 

 Para contarmos a história da Jucão Auto Center, precisamos voltar ao passado. Sr. Juca, natural de Abre Campo, zona da mata do estado de Minas Gerais, trabalhou na atividade agrícola até os 20 anos. Em seguida, já em Coronel Fabriciano (região do Vale do Aço), iniciou no ramo de venda de veículos, em concessionárias Ford e GM e particulares, anos depois mudou-se para Caratinga.

 

Influenciado pelos irmãos, que atuavam no ramo de oficina mecânica na cidade de Matipó (MG), em novembro de 1988 deu início a então empresa J. Dornelas Braga, inicialmente recebeu o nome de Mecânica São Cristóvão, começando assim uma pequena oficina com apenas dois colaboradores, devido ao apelido conhecido por todos, acabou alterando o nome para Jucão Auto Center.

 

Segundo José, as maiores dificuldades enfrentadas foram pouco conhecimento no setor, tanto com os profissionais como por ser uma empresa nova e pequena tendo concorrentes bem maiores e estruturados na busca por clientes, o que tornava a luta desproporcional, chegando a ser travada até nos fornecedores por pressão dos concorrentes locais. 

 

No entanto, ele conta que Deus nunca o desamparou, pelo contrário, sempre enviou pessoas para ajudá-lo, representantes que o atendiam escondidos depois do horário comercial para não sofrerem represálias dos lojistas (dentre eles, um grande amigo, o ‘Carlinhos’, que representava a 5 de Agosto); colaboradores que vestiam a camisa da empresa, e gradativamente os resultados foram aparecendo, fruto de muito trabalho, ética e qualidade.

 

Empresa - A Jucão Auto Center trabalha com reparação automotiva voltada para os setores de mecânica e elétrica, e autopeças. Observando as necessidades do mercado, automaticamente novos serviços foram agregados, como baterias, ar-condicionado, pneus, escapamentos e injeção eletrônica, sempre buscando atender o cliente em todas as necessidades em relação ao seu veículo. Hoje a equipe conta com 18 colaboradores entre loja e oficina.

 

A entrada dos filhos aconteceu de uma forma natural, primeiramente do mais velho, Junior, e anos depois do mais novo, Rafael, os dois ainda na adolescência, que acompanhavam o pai no intuito de ajudá-lo, começando assim a pegar gosto e experiência pelo negócio, e que acabou acontecendo uma sucessão gradativa, que hoje já responde por todos os setores da empresa, supervisionados de perto pelo fundador.

 

Mudanças - E para permanecer no mercado, extremamente inovador e exigente, onde as mudanças acontecem em tempo real, tornando quase que uma obrigação a busca por informações, o aperfeiçoamento profissional dos colaboradores da empresa se dá através de treinamentos presenciais e a distância, aquisição de manuais e ferramentas,  que são cada vez mais específicas, e melhoria no atendimento ao cliente.

 

Como para quase todo mundo, o ano de 2017 foi de muitas variáveis no mercado nacional e regional, obrigando a empresa a uma busca maior de fornecedores e clientes para superar esse cenário. “Muito trabalho para compensar a baixa de mercado, margens reduzidas, prazos maiores de recebimento, obtendo aumento no faturamento, menor que dos anos anteriores, mas positivo”, afirma o empresário.

 

Metas - Com relação aos planos para este ano, o fundador do centro automotivo, Sr. José, diz que a meta é seguir a linha de trabalho do ano anterior e ficar atento aos movimentos do mercado. “Percebemos que temos condições de aumentar o nosso faturamento com mais investimentos, adquirindo novos equipamentos (mais 2 elevadores pantográficos) e uma gama de ferramentas novas”. 

 

Agora, sobre o panorama político, isso gera sempre uma expectativa com relação à mudança política. “Sinceramente, não acredito que a Copa do Mundo vá trazer grandes novidades, mas a nossa maior expectativa é em relação à economia regional, pois o principal produto regional ‘café’ esteve em baixa produção em 2017, prejudicando muito a economia local, espera-se que em 2018 seja o oposto com uma grande safra impulsionando o mercado interno”, declara.

Temente a Deus, a J. Dornelas Braga e Filhos Ltda., primeiramente agradece a Ele pela graça da vida, da família e do trabalho, reconhece também a oportunidade de contar um pouco da sua história, que em 2018 completa 30 anos. "Agradecemos ainda a todos os colegas de trabalho e clientes que muito nos ajudaram nessa caminhada”, finaliza o patriarca da família Jucão Auto Center. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Novembro da Revista Reparação Automotiva.

18/11/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload