Foco na capacitação, que não se limita aos cursos, mas também a investimentos em treinamentos técnicos tendo em vista a disseminação de novos produtos e tecnologias

19/02/2018

 

“Para este ano, estamos apostando no aumento do volume de eventos realizados e participantes treinados, em comparação com o ano anterior”, diz Rubens Campos, vice-presidente Sênior Aftermarket Automotivo Schaeffler South America, nosso entrevistado desta edição

 

Reparação Automotiva: Com relação às novas tendências do mercado e às inovações nos veículos, fale a respeito das principais soluções e tecnologias para o reparador. 

Rubens Campos: O setor automotivo passa por constantes renovações tecnológicas e, consequentemente, o mercado de reposição também deve acompanhar essa evolução. A gradativa adoção de carros híbridos ou apenas movidos por combustíveis de energia limpa, já iniciada de forma considerável em países desenvolvidos, exige a rápida preparação da indústria na criação de novos componentes que atendam os novos padrões de consumo.  Com isso, certamente, os profissionais das mecânicas precisarão de atualização técnica para suprir as demandas futuras. Acreditamos, também, que a crescente tendência na utilização de veículos compartilhados e serviços de transporte por aplicativo poderá gerar novas oportunidades de negócios no setor de reparação. Todas essas tendências vão ao encontro à nossa estratégia, denominada ‘Mobility for Tomorrow’, que busca superar os desafios de mobilidade nos grandes centros urbanos e tem 4 áreas de foco: veículos ecológicos, a mobilidade urbana, a mobilidade interurbana e a cadeia energética. 

 

RA: Diante de tantas novidades, o que o Grupo tem feito para manter o reparador atualizado e treinado?

RC: Nosso maior foco para a reparação é trabalhar ainda mais o relacionamento com o setor e seus profissionais. Como a Schaeffler possui um grande portfólio e tradição por seus produtos de alta qualidade, característica presente nas suas marcas LuK, INA, FAG e Ruville, boa parte dessa aproximação será feita por meio da capacitação dos mecânicos.  Os aperfeiçoamentos são trabalhados por meio de diversos projetos, principalmente em forma de palestras, workshops e treinamentos nas oficinas, para reparadores de todo o País, além do atendimento pelo 0800 11 10 29 e sac.br@schaeffler.com.  Vemos que, com isso, os problemas em relação aos produtos são reduzidos, já que, na maior parte das vezes, ocorrem devido à instalação incorreta. Consequentemente, os acessos à garantia também caem. Isso é suficiente para provar como são importantes essas ações, que aumentam muito a qualificação, a produtividade e a competitividade do setor.

 

RA: Sabedores de que o Grupo Schaeffler realiza treinamentos presenciais, quantos foram feitos no ano passado, o número de profissionais treinados e em quais regiões do País; e quais os programas, ações de relacionamento com este público (reparadores), projetos e investimentos da companhia para a reparação automotiva em 2018?

RC: Somente em 2017, a Schaeffler capacitou mais de 6,5 mil profissionais do Aftermarket Automotivo brasileiro. Por meio de diversos projetos, a empresa ministrou cerca de 130 cursos, palestras e workshops para reparadores de todo o País, sobretudo nas regiões sul, sudeste, nordeste e centro-oeste. Nós também participamos de diversos programas do segmento, como, por exemplo, o nosso apoio ao Maxxi Training, uma divisão do grupo DPaschoal voltada ao ensino, capacitação e atualização profissional do setor.  O relacionamento não se limita aos cursos. Também investimos na realização de treinamentos técnicos, com foco na disseminação de novos produtos e tecnologias, possibilitando a ampliação de conhecimento aos reparadores e demais profissionais do setor. Para este ano, estamos apostando no aumento do volume de eventos realizados e participantes treinados, em comparação com o ano anterior.

 

RA: Como é o processo de garantia?

RC: Uma das principais preocupações da Schaeffler é com a qualidade de seus produtos e serviços, preceito que acompanha suas marcas LuK, INA, FAG e Ruville continuamente. Com relação à garantia não é diferente. Nosso maior objetivo é sempre proporcionar soluções mais rápidas para os mecânicos e, por conseguinte, ao consumidor final. Por isso nosso principal foco é o treinamento constante dos mecânicos, com o apoio de materiais didáticos, que indicam a maneira precisa de instalar e lidar com os produtos. A Schaeffler possui um time experiente que atua em campo, e atendentes preparados para atender no 0800. Portanto, muitos problemas são solucionados de imediato, principalmente quando relacionados à instalação ou defeitos em peças periféricas que interferem no desempenho das nossas, o que é bem comum. Essas soluções funcionam, são eficazes e ajudam a reduzir a necessidade de garantia, tanto que as aplicamos em todos os países da América do Sul onde estamos presentes. 

 

RA: De que forma o Grupo enxerga o atual cenário brasileiro nos quesitos oportunidades e desafios? 

RC: Apesar dos desafios que o País ainda tem pela frente, o cenário econômico vem melhorando e, com ele, a expectativa de toda a cadeia do setor automotivo. Por isso, estamos confiantes no mercado e suas possibilidades ao longo deste ano. Além disso, as crescentes exportações, que têm ajudado a aumentar a demanda local, também nos trazem boas perspectivas, já que somos uma empresa global com forte presença na América do Sul. Temos uma fábrica em Sorocaba (SP), escritórios de vendas na Argentina, Chile, Colômbia e Peru, além de centros de distribuição em São Paulo, Buenos Aires, na Argentina, e Cartagena, na Colômbia, a fim de atender e contemplar todo o mercado sul-americano com qualidade e agilidade. Inclusive, estamos intensificando as operações na Argentina, com a inauguração do novo escritório e a expansão do centro de distribuição.

 

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RA: Como foi 2017 para a companhia e quais as expectativas para 2018?

RC: Nos últimos anos, a Schaeffler se adaptou às mudanças do mercado e se preparou para a retomada do setor, que agora começa a acontecer. Somado a isso, possui um grande portfólio, repleto de produtos de alta qualidade, garantia e assistência técnica, o que nos deixa ainda mais seguros e otimistas em relação a 2018. Assim, as marcas da Schaeffler, LuK, INA, FAG e Ruville estão mais do que preparadas para o aumento da demanda, que se desenha neste cenário promissor deste ano.

 

RA: Faça suas considerações finais...

RC: O principal objetivo da Schaeffler é levar produtos da mais alta qualidade para distribuidores, varejos, oficinas e mecânicos. Precisamente por isso buscamos intensificar o relacionamento com os reparadores, sempre investindo em treinamentos e capacitação. Com a melhoria do cenário econômico como um todo, temos grande expectativa no segmento, que mesmo sob a crise se manteve forte e em destaque. Isso demonstra sua importância e a qualidade dos seus profissionais. Para 2018, esperamos um relacionamento ainda mais intenso com reparadores, varejistas e distribuidores, nossos parceiros de longa data e dos mais estratégicos para o negócio da companhia.....................

 

RA: Fale sobre as principais linhas e características dos produtos do Grupo.

RC: As marcas da Schaeffler, LuK, INA, FAG e Ruville possuem um extenso portfólio de linhas e produtos, todos apoiados na característica qualidade da empresa, referencial para seus processos e atendimento ao cliente. Com INA e FAG desenvolvemos e produzimos extensa gama de rolamentos e peças internas e externas para motores para linhas Leve, Utilitários, Comerciais leves, Caminhões, Ônibus, Tratores e Motocicletas. Por exemplo, temos disponíveis em nossos catálogos, Rolamentos de Roda, Rolamentos de Transmissão, Diferencial e na parte de motores temos Polias, Tensionadores de correia, Tuchos, Balancins, entre outros. A LuK fornece componentes e sistemas para transmissões de veículos no mundo todo. Com itens inovadores e com a mais alta qualidade, atua com Embreagens, Embreagens Duplas, Atuadores Hidráulicos. A Schaeffler também se destaca com seu pós-venda, oferecendo todo o suporte necessário para a aplicação correta de seus produtos, a fim de garantir o melhor desempenho, além da garantia que só quem é original de fábrica pode oferecer. Em 2018, um dos grandes enfoques da companhia é a Ruville. A marca, que acaba de completar um ano de atuação no Brasil, é especializada em distribuição de itens e serviços para motor, chassi e direção para o Aftermarket, focada em carros de passageiros. Os produtos de reposição Ruville têm qualidade OE (originais de fábrica) e utilizam o know-how alemão, já que é parte da Schaeffler na Alemanha desde 2001. Eles são testados nos laboratórios internos da empresa e em cooperação com as autoridades técnicas alemãs de inspeção (TÜV), a Germanischer Lloyd e a Universidade Técnica de Aachen (RWTH). Devido à experiência em engenharia para motores, chassis e direção, a Ruville mantém uma cobertura de mercado que atinge mais de 90% de todos os veículos da Europa e da Ásia. Além do portfólio de cerca de 25 mil componentes, a marca oferece soluções de reparo, com kits de ferramentas para aplicação das peças, de forma a disponibilizar suporte para a instalação correta, o que resulta em melhor desempenho dos produtos.

 

RA: Discorra a respeito do posicionamento do Grupo no aftermarket e quais as ações com o setor de reposição.

RC: O setor de autopeças é um dos mais importantes para o negócio da Schaeffler. Tanto é assim que, neste ano, o Aftermarket Automotivo foi transformado em uma divisão de negócios. Globalmente, desde inicio de 2018 a Schaeffler possui três frentes: Aftermarket Automotivo, Automotivo OEM e Industrial. Sob o conceito global MORE, o Aftermarket Automotivo da Schaeffler mantém seu compromisso em ser sinônimo de altíssima qualidade, tecnologia de ponta e grande capacidade de inovação. É assim que nos posicionamos ante o Aftermarket. O mote significa trazer cada vez “mais” aos clientes: mais inovação, mais tecnologia, mais qualidade, mais proximidade, mais assistência técnica. Com presença nas principais montadoras do mundo, a Schaeffler leva ao setor de reposição toda expertise e qualidade que desenvolve e aplica no OEM. Por isso, seus produtos têm tecnologia de ponta e garantia de grande desempenho. Também somos grandes incentivadores da capacitação técnica, pois acreditamos que a satisfação de nossos clientes não depende apenas da alta qualidade de nossos itens, mas também da experiência dos aplicadores, que precisam saber fazer a instalação e manutenção correta para garantir o bom desempenho de nossos produtos e satisfação do cliente final. Por isso, além de promovermos as nossas soluções para o Aftermarket Automotivo, participamos e apoiamos diversos eventos e ações voltadas para o segmento, já que representam uma ótima oportunidade para reforçarmos o relacionamento e a parceria com os profissionais do mercado, sobretudo os mecânicos.

 

 

 

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