Fábricas em movimento com ações direcionadas aos reparadores automotivos

29/01/2018

 

O ano já começa com uma série de iniciativas das fabricantes de autopeças para a

reparação automotiva, seja em relação a lançamentos e treinamentos, como também com campanhas de marketing e incentivo. Confira o que elas estão preparando para vocês!

 

 

“Como todos os anos, a NGK terá muitas iniciativas voltadas para o reparador. As tradicionais visitas à nossa fábrica, em Mogi das Cruzes (SP), continuarão ocorrendo semanalmente. A ação é uma das mais esperadas pelos profissionais do setor, que têm a oportunidade de ver de perto nossos processos produtivos, além de receber conhecimento técnico. 

As mais de 600 palestras que fazemos anualmente, no Brasil e na América do Sul, também terão continuidade e seguirão levando mais  capacitação e qualificação aos mecânicos. 

Os profissionais da reparação ainda contam com uma série de cursos online, que podem ser acessados diretamente pelo nosso site (www.ngkntk.com.br) e permitem emitir certificado de conclusão. E a NGK está, a todo momento, pensando em estratégias de incentivo aos seus clientes. Eles podem aguardar muitas novidades neste sentido para 2018”, afirma Marcos Mosso, chefe de Marketing da NGK do Brasil.

 

 

 

 

 “Neste ano, a divisão Automotive Aftermarket da Bosch continuará investindo em ações com foco no desenvolvimento e capacitação dos profissionais do setor de reparação. A Bosch conta com uma equipe de especialistas que ministram treinamentos técnicos e comerciais em todo o Brasil para os reparadores credenciados das redes Bosch Service, Original Auto Center e Diesel System. 

E no Centro de Treinamento Automotivo da Bosch (CTA), em Campinas (SP), há uma programação de cursos com conteúdo teórico e prático direcionados para os diferentes perfis de profissionais do mercado automotivo, independentemente de fazerem parte da rede de oficinas credenciadas Bosch. 

A Bosch também mantém parceria de longa data com o Senai e o Senac, e outra iniciativa organizada ao longo de cada ano são os comitês regionais para promover interação e apresentar conteúdos sobre lançamentos de produtos e novas tecnologias, além dos seus canais online. E todos os anos a Bosch realiza campanhas de incentivo para os reparadores que envolvem o consumidor final”, diz Christiane Verne, gerente da área de Trade Marketing de Reposição Automotiva da Bosch na América Latina. 

 

 

“Desde o início de 2017, a Dana vem destinando foco total aos mercados de reparação e reposição, segmentos nos quais tem tradição muito forte, desde a fundação da empresa, em 1947. Também inauguramos um Centro de Distribuição em Diadema (SP), onde consolidamos todas as linhas de produtos fabricadas nas diversas plantas da Dana no Brasil. 

A Dana já possuía a mais completa linha de produtos para cardans, diferenciais, juntas homocinéticas e kits de reparo, colunas de direção, e lançou esse ano a linha de componentes de suspensão e direção com a marca Spicer. 

Agora, damos continuidade ao novo enfoque para o mercado de reposição, reforçando nossos investimentos com a marca Albarus, que traz um complemento estratégico ao portfólio. Outra novidade é o lançamento das Unidades Móveis Dana”, explica Carlos Dourado, diretor de Vendas para o Mercado de Reposição da Dana.

 

 

“Para o segmento de reparação automotiva, a ZF Aftermarket seguirá firme na continuidade do programa online de treinamentos ‘Amigo Bom de Peça’, lançado em abril de 2017, e que neste ano terá como novidade o aprofundamento dos conteúdos técnicos entregues para os mecânicos. 

E para respaldar ainda mais o reparador, a ZF lançará o PROTECH, programa de suporte às oficinas mecânicas com treinamentos práticos presenciais de pequenos grupos com muita profundidade. 

Nesta ação, o aplicador terá acesso a um sistema com dados de aplicação, informações técnicas, visitas dos consultores ZF e um canal direto com a fábrica. Além de conteúdo técnico, o programa ‘Amigo Bom de Peça’ levará ações de incentivo para os reparadores em 2018. Em breve, comunicaremos mais detalhes dessas ações e iniciativas”, conta Fernanda Giacon, Head de Marketing - ZF Aftermarket na América do Sul.

 

 

“A Delphi Technologies tem a inovação como um dos pilares que guiam os negócios da empresa, por isso, continuará investindo em pessoas e em soluções para o mercado de reposição. Em nosso plano está o lançamento de diversos produtos para as linhas de injeção, ignição, climatização, arrefecimento e, principalmente, para a linha diesel em que a grande aposta são os itens remanufaturados. 

Para suportar todos esses novos produtos e promover crescimento para todos os elos da cadeia, iremos estreitar ainda mais nosso relacionamento com os clientes, criando novas campanhas de incentivo com nossos postos e distribuidores autorizados, e promovendo treinamentos para nossos parceiros em todo o Brasil. 

Neste ano, teremos diversas ações focadas na área de formação e serviços e, em breve, anunciaremos a inauguração do nosso novo espaço de treinamentos na nossa fábrica, em Piracicaba (SP)”, afirma Arnaldo Leonardo, diretor Comercial da Delphi Technologies.

 

 

 

“Os reparadores já contam com uma ferramenta exclusiva da LNG: o carro técnico, um laboratório móvel. Para 2018, realizaremos ações utilizando essa ferramenta, juntamente às campanhas de divulgação da marca e ações promocionais. Além da assistência técnica, o carro técnico também terá a função de apresentar o portfólio da LNG, oferecer palestras e treinamentos.
Destacamos, ainda, o portfólio crescente de peças para a linha leve, como as caixas de direção hidráulica e manual e as bombas de direção hidráulica. Esses itens estarão disponíveis em março. E no nosso planejamento anual há campanhas específicas para cada tipo de público que tem contato com as peças da LNG, em especial os reparadores. A partir de um mapeamento, nossos técnicos irão rodar o Brasil para fazer visitas e oferecer os treinamentos. Com isso, esperamos que as peças sejam aplicadas corretamente e garantir total satisfação aos reparadores”, diz Luciano Almeida, diretor Comercial da LNG.

 

“A Nakata entende que a recomendação do produto e da marca pelo mecânico é algo a ser conquistado através de um conjunto de ações e iniciativas que atendam às necessidades e desejos deste especialista. Por isso, estamos tão próximos destes profissionais. 

As ações vão desde a disponibilidade do produto para que o mecânico possa encontrar a peça, além de catálogo eletrônico funcional, pós-venda bem estruturado e qualificado para atender a demanda e, obviamente, o acesso a treinamentos, dicas, vídeos e informações técnicas. 

Aos reparadores, a Nakata possui o PAC – Programa para Auto Centers Nakata, para levar informações técnicas e orientações sobre os produtos da marca, aplicação e condições diferenciadas aos centros automotivos participantes”, conta Sabrina Carbone, gerente de Marketing da Nakata.

 

 

 

 

 

 

“Neste ano, nós teremos vários cursos online novos para a reparação, além do REDE CAN, lançado recentemente, teremos o curso de Osciloscópio, Curso de Gestão de Oficinas e também o de Oficina Sustentável abordando todos os aspectos de uma empresa sadia com preocupação ambiental. Todos os nossos cursos são gratuitos e têm certificado. 

E a novidade é o conteúdo do Oficina do Saber, todo dedicado ao reparador. Desde cursos técnicos, lei do consumidor e até mesmo um muito bacana e atual sobre como colocar a Oficina no marketing Digital, ressaltando novamente, todos gratuitos no http://cursosonline.mte-thomson.com.br/.

Também teremos mais novidades em campanhas de incentivo junto aos balconistas e reparadores, mas com foco no conhecimento. Sempre incentivando a informação e a formação em atendimento, pós-venda, gerenciamento”, revela Alfredo Bastos Jr, diretor de Marketing da MTE-THOMSON.

 

 

 

 

 

 

“2018 chega com muitos desafios para nós, o primeiro e mais importante creio que seja estarmos mais próximo à reparação, através de blitzes específicas nos mecânicos e também com as ações em feiras que acabam nos auxiliando bastante. 

Neste ano lançaremos novos produtos e teremos um foco maior na verdade em informar aos reparadores sobre lançamentos de itens e estreitar relacionamento com a parte técnica por meio das blitzes estratégicas. E nós temos uma equipe promocional presente diariamente que faz ações pontuais e sazonais e entrega brindes”, diz  Jane de Castro, gerente de Marketing da Ampri.

 

 

 

 

 

“Uma das estratégias de crescimento no aftermarket neste ano é o lançamento de produtos, além da revitalização de processos. Ambos representam quase 80% do nosso crescimento projetado para este ano. Desde 2017, nós temos trabalhado bastante nesse sentido, no final do ano, apresentamos ao mercado a revitalização do processo de comercialização de caixas de câmbio ECOBox. 

O custo das transmissões remanufaturadas foi reduzido em até 30% do que era praticado pela empresa. O preço da caixa ECOBox, que passa pelo processo de reindustrialização com os mesmos critérios de qualidade da fabricação tradicional, tem, em média, valor 50% mais baixo do que as transmissões novas. 

Também temos trabalhado fortemente em estratégias operacionais do aftermarket, a fim de explorarmos mercados que hoje não atendemos, e intensificamos a nossa atuação na ponta com os nossos clientes, incluindo os reparadores, por meio de treinamentos e divulgação de produtos feitos pela nossa equipe de dez técnicos, em território nacional”, conta Fernando Piton, gerente de Vendas de Aftermarket da Eaton.

 

 

“A Dayco e a Nytron estão constantemente empenhadas em desenvolver ações que mantenham todo o mercado bem informado e próximo à empresa.

Através das nossas equipes regionais de supervisores e promotores de vendas, participamos ativamente do dia a dia dos profissionais, desenvolvendo projetos personalizados de acordo com cada região do País, públicos e necessidades. Em 2018 essa equipe continuará empenhada, não somente nas capitais, mas levando as nossas marcas por todo o País. 

Criamos novos materiais de comunicação, treinamentos, ações promocionais e nossa presença está confirmada em feiras e eventos regionais.

A Dayco e a Nytron estão lançando novos produtos e ampliando seus portfólios, e seja através de parcerias com distribuidores ou ações independentes, nossas equipes regionais já estão bastante alinhadas e preparadas para identificarem as oportunidades e converterem em ações para os reparadores”, adianta Silvio Ricardo Alencar de Almeida, diretor Comercial da Dayco para a América do Sul.

 

 

 

“Neste ano, nós teremos uma equipe dedicada ao trabalho na reparação para atender de perto as demandas dos reparadores e realizar estudos necessários para aprimoramento da marca no mercado. Serão realizadas ações de visita à fábrica, palestras e campanhas com o intuito de aumentar a nossa presença e aproximar o relacionamento, agregando conhecimento e atendendo as devidas necessidades do setor. 

Também temos campanhas de incentivo para a reparação e essas ações são alinhadas com distribuidores e varejos parceiros, são campanhas pontuais e regionais que irão acontecer ao longo do ano. E por meio da reorganização da área comercial e marketing na Arteb, estamos vindo ao encontro das necessidades do mercado que envolvem a proximidade com o varejo e reparação. Teremos a marca mais presente em feiras e eventos do setor, juntamente à nova comunicação e novo formato de apresentação da Arteb nas mídias e web. Nós estamos preparando lançamentos para este ano e a partir do segundo semestre parte deles já será divulgada”, afirma Emerson Brasil, gerente de Vendas & Marketing da Arteb

 

 

“A Freudenberg-Corteco é uma marca bastante focada no mercado de reposição automotiva, como parte do Grupo Freudenberg-NOK – líder mundial em vedações – e empresa do Grupo Freudenberg. A Divisão de reposição automotiva sempre foi uma área estratégica, como prova disso é que temos vários investimentos realizados em linhas de produtos e novas ferramentas de produtividade.

As peças para a reposição têm a mesma qualidade e alta tecnologia dos produtos para as montadoras, e a Freudenberg-Corteco tem trabalhado fortemente no sentido de manter a maior proximidade possível com os mecânicos, se colocando como um facilitador no trabalho diário deste profissional. E nós estamos sempre trabalhando na ampliação dos nossos portfólios de produtos”, revela Plínio Fazol, gerente de Marketing da Freudenberg-Corteco.

 

 

“Neste ano, a Urba e Brosol estará focada na aproximação com os reparadores por meio de treinamentos, visitas à fábrica e levando o máximo de informação a estes profissionais nas diversas áreas, como gestão, técnica e motivacional. 

E visando oferecer a solução completa para os reparadores, vários lançamentos para as mais  diversas aplicações estão previstos. Também neste ano, nós teremos muitas ações tanto para o reparador como para o varejo. Aguardem!”, adianta Luiz Tocci, diretor Comercial da Urba e Brosol. 

 

 

 

 

 

 

 

“A Wega vai continuar investindo muito em treinamento e trabalho na ponta, vamos aumentar o nosso quadro de promotores com nossos representantes. E em breve nós teremos uma linha de produtos novos e continuaremos os lançamentos rápidos de itens para todos os carros, nacionais e importados, aumentando nosso portfólio e a cobertura conforme a demanda do mercado. Também teremos novidades para os aplicadores e campanhas com o tema Copa do Mundo”, diz Cesar Costa, diretor de Vendas e Marketing da Wega.

 

 

 

 

 

“Até meados de março de 2018, nós lançaremos a nossa linha de pivôs, barras, terminais e axiais, e novas linhas de produtos com a marca CorvenAutoparts. Possivelmente, comercializaremos itens com uma ou mais marcas de produtos ainda neste ano, complementando nossa linha under car, como fazemos hoje na Argentina, onde somos líderes de mercado.

E já contratamos mais colaboradores para termos uma maior aproximação com os aplicadores e consumidores finais. Hoje, através de todas as mídias sob os cuidados da BPM, que é quem nos orienta e elabora conjuntamente com a CorvenAutoPatrs todas as ações promocionais e de Marketing, direcionando ao mercado, inclusive ao consumidor final. 

Além do trabalho com os representantes e distribuidores junto aos reparadores em nível nacional, com ações promocionais, palestras técnicas e comerciais e distribuição de material técnico/promocional, mailing eletrônico semanal e brindes”, explica Ricardo Cesar de Abreu, gerente Comercial Brasil da CORVEN AutoParts.

 

 

 

Fábricas em movimento - conteúdo exclusivo

 

Como complemento da matéria de capa da edição 112, da revista Reparação Automotiva, confira outras novidades que estão sendo preparadas para este ano pelas indústrias de autopeças com foco na reparação automotiva.

 

Christiane Verne, gerente da área de Trade Marketing de Reposição Automotiva da Bosch na América Latina, conta que além de treinamentos e a parceria com o Senai e Senac, a companhia tem se voltado bastante para os canais online, como o “Bosch Por Dentro do Carro”, no Facebook e “Autopeças Bosch”, no YouTube, a divisão Automotive Aftermarket.

 

“Como forma de compartilhar seu conhecimento e informações sobre reparação automotiva, a Bosch está programando novos conteúdos técnicos e didáticos sobre as linhas de produtos da empresa, tutoriais sobre instalação correta de componentes, além de tendências e novidades do setor automotivo em geral”, antecipa.

 

E, ainda, “também no YouTube, nós temos o canal do Centro de Treinamento Automotivo Bosch, com o programa “Quintas Automotivas”, que apresenta dicas e informações no formato de vídeo aulas. As oficinas credenciadas Bosch contam também com um canal exclusivo para troca de informações técnicas, o BSTEC”.

 

Na NGK do Brasil, o chefe de Marketing, Marcos Mosso, informa que neste ano os profissionais do mercado de reposição poderão conhecer de perto todas as tecnologias e produtos da companhia, em duas oportunidades:

 

“Durante a Autopar, realizada no Paraná, no mês de junho, e na Automechanika, de Buenos Aires, marcada para novembro. A NGK estará com todo o seu portfólio de produtos nas duas feiras, estreitando o relacionamento com seus clientes, tirando dúvidas e com a apresentação das suas últimas novidades”.

 

Programa online de treinamentos

 

Fernanda Giacon, Head de Marketing - ZF Aftermarket na América do Sul, destaca o programa online de treinamentos “Amigo Bom de Peça”. “Em 2017, mais de cinco mil certificados foram emitidos na plataforma online, que ofereceu vídeos com dicas de reparo e manutenção de embreagem, sistema de freio, componentes de direção, suspensão e transmissão”.

 

O canal soma mais de 10 vídeos técnicos, número que a ZF Aftermarket pretende aumentar neste ano. “E neste ano o programa terá como novidade o aprofundamento dos conteúdos técnicos entregues para os mecânicos”, revela.

 

Segundo ela, “o programa concretiza o nosso compromisso em caminhar junto com o reparador brasileiro e de ampliar a atuação dos técnicos de campo e os treinamentos presenciais levando conteúdo para todo o território nacional no momento em que o reparador precisa”.

 

Unidades Móveis Dana

 

Além do lançamento de novos produtos, ampliação de sua linha, o relançamento da marca Albarus, e também uma nova forma de comercializar os seus produtos no aftermarket, a Dana tem outra novidade para este ano.

 

“É o lançamento das Unidades Móveis Dana, um serviço diferenciado com técnicos especializados para ampliar a nossa presença em campo e atender os distribuidores, aplicadores e frotistas, promovendo ainda mais a visibilidade da marca e dos nossos produtos”, especifica Carlos Dourado, diretor de Vendas para o Mercado de Reposição da Dana.

 

Novo espaço de treinamentos

 

Previsto para fevereiro, a Delphi se prepara para inaugurar o seu novo espaço de treinamentos, localizado na fábrica de Piracicaba (SP). “A expectativa é treinar pelo menos 1200 pessoas ao ano. Além disso, continuaremos a rodar o Brasil oferecendo treinamentos em parceria com nossos distribuidores autorizados e parceiros. Outras ações e novidades relacionadas à formação de profissionais cada vez mais qualificados serão divulgadas ao longo do ano”, diz Arnaldo Leonardo, diretor Comercial da Delphi Technologies.

 

De acordo com ele, “a Delphi continuará desenvolvendo novas campanhas de incentivo com postos e distribuidores autorizados para estimular o trabalho com a marca e promover o crescimento e a movimentação do mercado. Além disso, buscamos sempre estreitar o relacionamento com nossos parceiros e clientes e, acima de tudo, mostrar que nossos produtos e serviços vão muito além da simples comercialização de peças”.

 

Formação profissional

 

Tendo como objetivo a formação profissional, a Nakata tem inúmeras ações voltadas para os mecânicos neste sentido, entre elas, cita Sabrina Carbone, gerente de Marketing da Nakata: “presença no campo com equipe de técnicos de consultores, responsáveis pelos processos de garantia, assistência técnica e treinamento in loco ou em salas de aula”.

 

E, ainda, “um novo portal de informações técnicas com dicas, vídeos além, é claro, de catálogo eletrônico que amarra e oferece todo o nosso conteúdo de acordo com a peça pesquisada. Tudo com o objetivo de termos a peça certa, no lugar certo, aplicada da forma correta”, acrescenta.

 

Segundo ela, “Nossos esforços este ano estarão centralizados em fornecer de maneira rápida e prática canais de acesso ao mecânico para ajudá-lo no diagnóstico do reparo e na execução dos serviços. Estamos investindo para que ele tenha um trabalho seguro e de qualidade e experiência ampliada do consumo e aplicação de nossas peças”.

 

Os reparadores contam com vários canais de acesso ao conteúdo da Nakata, via a sua plataforma de vídeos técnicos no YouTube, a página no Facebook e o site Nakata com o catálogo eletrônico. “E a possibilidade de baixar e imprimir dezenas de dicas técnicas, o APP Compre Nakata, que é um marketplace de venda online e ajuda o mecânico a localizar e comprar a peça que ele precisa, de qualquer lugar do Brasil”, conclui.

 

Desafios

 

Nas palavras de Plínio Fazol, gerente de Marketing da Freudenberg-Corteco, “a companhia tem trabalhado fortemente no sentido de manter a maior proximidade possível com os mecânicos, se colocando como um facilitador no trabalho diário deste profissional”.

 

Em sua opinião, a falta de informação ou a facilidade de se obter a informação ainda é um dos principais problemas enfrentados pelo reparador independente. “Nós, da Freudenberg-Corteco, temos nos concentrados em disponibilizar a maior quantidade possível de informação ao reparador, pois entendemos que ser um facilitador na vida do Mecânico é uma das nossas principais prioridades”, diz.

 

De acordo com ele, “um dos grandes desafios do mercado de reposição é o de fomentar negócios para os clientes dos seus clientes, não participar apenas no momento da venda para a distribuição, mas também viabilizar um bom volume de vendas do distribuidor para as autopeças, além de contribuir para que o aplicador possua subsídios técnicos para melhor orientar o consumidor final na escolha da marca do produto. A Freudenberg-Corteco tem se preparado ao longo do tempo para atender a estas demandas de maneira rápida e efetiva”.

 

Ações

 

Na CORVEN AutoParts, o gerente Comercial Brasil, Ricardo Cesar de Abreu, conta que é feito um trabalho compartilhado com os representantes e distribuidores, com promotores exclusivos nos escritórios dos representantes e nos distribuidores, para todas as linhas Corven AutoParts (amortecedores, juntas homocinéticas, juntas deslizantes e mola a gás).

 

“Este trabalho está sendo feito segmentado de acordo as informações passadas por nossos representantes e distribuidores, via seus vendedores externos, televendas, promotores e seus clientes, onde visitamos os que tenham maior dificuldade de utilizar a marca Corven e depois fazemos a manutenção dos demais que já aplicam normalmente nossos produtos, com a distribuição de material promocional, técnico e brindes”, especifica.

 

Pontualmente, acrescenta ele, “dentro da necessidade de cada ponto visitado, programamos palestras técnicas e comerciais, junto a um distribuidor, revendedor ou aplicador local para prestigiar os que fazem a capilaridade dos produtos CorvenAutoparts”.

 

Novidades

 

A Dayco e a Nytron estão lançando novos produtos e ampliando seus portfólios. “Com certeza este será um ano que estaremos ainda mais empenhados em entender e superar as expectativas de todos os nossos públicos”, afirma Silvio Ricardo Alencar de Almeida, diretor Comercial da Dayco para a América do Sul.

 

Segundo ele, “no último ano, a linha de mangueiras de arrefecimento Dayco chegou ao País para suprir um mercado que estava carente de opções. A linha é um sucesso de venda e com qualidade reconhecida pelos aplicadores. Vale ressaltar também o lançamento da linha de kits de distribuição com bomba d’água, com crescente adesão do segmento. Os estudos não param e o Brasil é um dos principais focos da companhia, que tem a inovação em seu DNA”.

 

 

 

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