ELETRIFICAÇÃO VEICULAR, O FUTURO DA MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

12/01/2018

 

Entre os temas do Seminário estavam as inovações tecnológicas, seus reflexos na sociedade e os impactos no setor

 

Promovido pelo Sebrae Pernambuco, em parceria com o Senac, Sincopeças-Pe, Sindirepa-Pe e a Alpha Consultoria, o Seminário “Eletrificação Veicular – O Futuro da Manutenção Automotiva”, foi realizado no dia 23 de novembro, no auditório do Sebrae, em Recife (PE).

 

O evento abordou o surgimento dos veículos elétricos e sua ascensão e queda, os principais aspectos que estão influenciando a retomada dos automóveis elétricos e híbridos no contexto mundial e nacional, as oportunidades de negócio com esses carros e as principais dificuldades na manutenção e reparo dessas máquinas.

Ao todo, 124 pessoas participaram do evento, entre empresários, profissionais do setor automotivo e técnicos. A palestra foi realizada pelo consultor especializado em inovação automotiva, Alexandre Costa (foto), com a participação dos consultores Antonio Junior e Afrânio Junior, e a presença especial dos debatedores, o jornalista Edilson Vieira e o engenheiro mecânico João Cysneiros. 

 

ORGANIZAÇÃO – De acordo com a gestora do Sebrae-PE, Sybelly Figueira, a missão da entidade sempre foi estimular a inovação entre os micro e pequenos empresários. “E o tema da Eletrificação Veicular atinge diretamente o setor de autopeças que terá que se modernizar a fim de acompanhar o desenvolvimento tecnológico dos novos veículos. O objetivo do seminário foi justamente poder apresentar um cenário para os próximos anos com relação à manutenção de veículos e poder discutir o impacto dessas inovações com os empresários”, comenta.

 

Para a organização, o objetivo de apresentar a inovação da eletrificação veicular e seus impactos para o setor automotivo foi atingido. “Isso mostra que o Sebrae está alinhado com as inovações, podendo contribuir cada vez mais com os micro e pequenos empresários do mercado de autopeças. Faremos também no mês de dezembro duas ações que abordam os seguintes temas: “Oficina Digital Sebrae - O segmento automotivo conectado”, com participação de startups de outros estados e “Tendências do segmento automotivo 2018”, onde abordaremos os temas de liderança, gestão de indicadores e tecnologia automotiva”, adianta.

 

FENÔMENO MUNDIAL – Para o palestrante Alexandre, da ALPHA Consultoria, a eletrificação veicular é um fenômeno mundial, impulsionado nos últimos anos pelo desenvolvimento de baterias mais modernas que permitem menor tempo de recarga e garantem maior autonomia. Além disso, a desconfiança do consumidor, devido aos recentes escândalos de emissões envolvendo montadoras em todo o mundo, também favoreceu o mercado de híbridos e elétricos. “E o Brasil não ficará isolado nesse contexto. O crescimento de mais de 4.000% nos últimos anos na venda de veículos híbridos no País mostra que a eletrificação fará parte de nosso cotidiano”, pontua. 

Para ele, a eletrificação é uma inovação disruptiva e isso trará para o setor de reparação automotiva novos desafios. O primeiro, pela complexidade tecnológica, que exigirá por parte do reparador um elevado nível de investimento em conhecimento e novos equipamentos. O segundo, pelo risco de acidente provocado pela alta tensão que move os veículos eletrificados, obrigando o técnico a cumprir à risca rigorosos procedimentos de segurança. E, em terceiro, e talvez o mais impactante para o negócio de reparação automotiva, é o número bastante reduzido de componentes que necessitam de reparo e manutenção nesses tipos de veículos.

 

DISCUSSÃO – Entre os temas debatidos, o consultor destaca as mudanças nas maneiras de deslocamento, qualidade do ar e na forma como os automóveis são reparados. “Por isso buscamos agregar ainda mais conhecimento ao evento com a apresentação dos dados da frota de veículos híbridos e elétricos, no Brasil, Nordeste e Pernambuco, apresentados pelo consultor Afrânio Junior, e as novidades que circulam na web sobre essa temática, com o consultor Antônio Junior, ambos da ALPHA Consultoria”, explica.

“Além disso, a participação do jornalista Edilson Vieira e do engenheiro mecânico, João Cysneiros, foram fundamentais para aprofundar ainda mais o debate sobre essas novas tecnologias e seus reflexos na sociedade. E pudemos aproximar mais a tecnologia do público. A parceria firmada entre o Sebrae, Alpha Consultoria e a Concessionária Toyolex permitiu a exposição de dois veículos híbridos, sendo um Toyota Prius e um Lexus CT200h para que os participantes pudessem conhecer de perto as inovações tecnológicas presentes nesses automóveis”, ressalta

 

REPERCUSSÃO – Segundo Pedro Paulo Medeiros de Moraes, presidente do Sindirepa-PE, o evento foi muito bem avaliado pelos reparadores. “Embora seja uma realidade um pouco distante, esse tema foi desmistificado e os profissionais puderam conhecer de perto a evolução dessa tecnologia através dos modelos de veículos expostos e as oportunidades futuras de negócios que foram apresentadas”, destaca.

 

Para o presidente do Sindirepa, a introdução desse veículo ainda é pequena, porém crescente. “Sabemos que essa tendência veio para ficar e em torno de cinco e dez anos a demanda será maior. O evento teve caráter informativo e educativo e a abordagem utilizada foi excelente. Essa parceria com o Sebrae na disseminação de informações para o setor é muito importante para nós”, conclui.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Novembro da Revista Reparação Automotiva.

18/11/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload