OFICINA 100% CONECTADA, SR MOTORS É REFERÊNCIA DE SUCESSO NA REPARAÇÃO

08/01/2018

 

 

Mecânico e empresário, reparador conta mais sobre o trabalho de atendimento ao cliente, produção de vídeos e treinamentos com o Grupo de Oficinas da região

 

Fundada no dia 24 de novembro de 2004, a oficina SR Motors é hoje referência na cidade de Jundiaí e tudo começou através do aprendizado e experiência que Sérgio Ricardo Ferreira dos Santos adquiriu na oficina do Sr. Laércio Favorato, na seção Mestres da Reparação desta edição (pág. 48).

 

“No meu último emprego, onde trabalhei com o Sr. Laércio, tive a oportunidade de cuidar de 11 mecânicos e com essa responsabilidade me senti preparado para enfrentar novos desafios. Com isso, iniciei meu próprio negócio em casa, atendia os clientes depois do meu expediente na oficina e aos finais de semana. Porém, chegou uma hora que os serviços começaram a se acumular e eu resolvi sair da oficina e abrir oficialmente a SR Motors”, conta.

 

MUDANÇA – Para o reparador, essa mudança de mecânico a empresário foi muito difícil. “Adotar uma postura e agir como um empresário foi muito desafiador e essa questão é um dos principais assuntos que comentamos no Grupo. Eu tive que aprender a ter uma mentalidade de gestor e isso não foi fácil. Quando começamos, passamos por muitas dificuldades, pois não controlávamos o capital de giro, ticket médio e passagem de veículos”, relembra.

 

E apenas no ano de 2012 que houve uma mudança definitiva no modelo de gestão da empresa. “A partir desse momento comecei a agir como empresário e fiz grandes transformações por aqui, criei um departamento financeiro, comercial e operacional. Essa mudança foi muito dolorosa para mim, pois tive que demitir funcionários antigos que não se adaptavam. Mas a partir daí começamos a crescer como empresa”, pontua.

 

ATENDIMENTO – Com uma média de 120 veículos ao mês, a oficina atende nacionais e importados. “Como temos uma carteira de clientes bem antiga, trabalhamos muito a manutenção preventiva e a corretiva é mais procurada por clientes novos, que representam 20% do nosso faturamento”, explica.

 

Santos comenta que muitos clientes acham que a oficina é uma franquia devido ao seu nível de organização, ponto este que é dos diferenciais do modelo de gestão. “Adotamos ainda um serviço diferenciado no atendimento ao cliente, onde temos uma pessoa responsável por isso, ela recepciona o cliente, acompanha o serviço com o consultor técnico e faz um pós-venda depois de sete dias. E depois de seis meses isso nos ajuda a identificar nossos acertos e erros”.

 

Além disto, essa preocupação com o cliente faz a oficina ganhar credibilidade. “Esse relacionamento é fundamental para garantirmos bons resultados, acredito que todas as oficinas que aplicarem esse serviço conseguirão se sobressair no mercado, no entanto é preciso ter em mente que esse trabalho deve ser pensado em longo prazo e ter paciência para ver os resultados”, avisa.

 

VÍDEOS – No início de 2017, o reparador decidiu investir na produção de vídeos com dicas técnicas para os consumidores. “Participei de muitas palestras e congressos que falavam sobre a importância de explorar o Google e Facebook, por isso decidi criar uma página no Facebook (@srmotorsoficial) e postar três vídeos por semana”, diz.

 

Com o sucesso dos vídeos, a página começou a ganhar muitos seguidores e grande repercussão. “Um dos clientes da oficina é uma produtora de vídeos, fiz um contrato para a produção desses conteúdos, depois de seis meses agora vou renovar o acordo. Esses vídeos ainda têm despertado o interesse de muitas fábricas, por exemplo, já temos parceria com a NGK e a MTE para a produção de dicas”, revela.

 

“A cidade de Jundiaí tem quase 500 mil habitantes e segundo pesquisa que realizamos já conseguimos atingir 20% da população com os nossos vídeos. E isso tem revertido em negócios para oficina, temos clientes novos que nos procuram por causa dos vídeos e viramos referência, um ponto de confiança para os consumidores”, completa.

 

GRUPO – Formado por empresários da região, o Grupo de Oficinas de Jundiaí tem como principal propósito trocar experiências e capacitar os profissionais. “Após deixar a presidência da associação de reparador em Jundiaí, muitas pessoas se aproximaram de mim e com isso inicialmente criamos um grupo no WhatsApp para tirar dúvidas e trocar informações, a partir daí percebemos a necessidade de ter um Grupo formado para mostrar aos participantes que juntos podemos ajudar um ao outro”, ressalta.

 

Através desse Grupo, o reparador realiza treinamentos mensais com os profissionais da região. “Eu também fui presidente do SENAI e isso me ajudou a criar uma boa rede de contatos, por isso tenho mais facilidade na organização de treinamentos e capacitação da mão de obra”.

 

PERSPECTIVAS – Diante do atual cenário econômico no País, Santos comemora os resultados da oficina neste ano. “Trabalhamos em cima de um crescimento de 7% e já estamos conseguindo atingir 10%, isso para nós é uma grande vitória”.

 

O reparador adianta que em 2018 será inaugurada uma filial na cidade, o espaço irá agregar serviços de undercar, que antes eram terceirizados pela oficina. “O lugar que temos hoje é de 120 mil m² e não abriga muitos equipamentos e o novo espaço que procuramos terá acima de 500 mil m² e conseguirá realizar mais serviços.  Iremos expandir o quadro da equipe e gerar mais empregos e capacitação de mão de obra”, finaliza.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload