PROCESSOS DE LIMPEZA ESSENCIAIS EM OFICINAS MECÂNICAS

04/12/2017

 

Além de ser fundamental para melhorar o desempenho do estabelecimento, a limpeza da oficina transmite organização, qualidade e confiança ao consumidor

 

Com a grande concorrência e o mercado exigente do setor automotivo, é primordial que as empresas apresentem um diferencial para atrair e manter seus clientes. E uma oficina mecânica organizada e limpa pode transmitir mais segurança e profissionalismo para os consumidores. Além disso, a organização ajuda na eficiência e no dinamismo dos serviços executados.

 

Outro ponto importante é dar uma atenção à organização e limpeza na área do cliente, pois é nessa aparência que as pessoas reparam em primeiro lugar. E estando em perfeitas condições, transmitirá uma boa impressão, gerando confiança no serviço que será prestado, fora que o tempo de espera será mais agradável para o cliente. Dessa forma, é muito importante que a oficina contenha procedimentos de limpeza adequados, desde a parte de descarte de produtos até a limpeza do ambiente físico. 

 

De acordo com Gleverson Cavallaro, gerente de Marketing da Tonini Distribuidora, os procedimentos de limpeza englobam, diversas formas de organização, estratégia e logística. Nesse sentido, o profissional cita sete procedimentos necessários para garantir a correta limpeza de sua oficina:

 

PRODUTOS EFICIENTES - Todo o ambiente deve estar sempre limpo, como os funcionários, ferramentas e o chão. Sendo assim, é fundamental a utilização de produtos que promovam a retirada da sujeira facilmente. Em relação aos funcionários, existem pastas que retiram facilmente o óleo e graxa das mãos. Além disso, a utilização de luva, na maioria dos procedimentos, faz com que o trabalhador não tenha contato direto com tais substâncias. Referindo-se ao chão da loja, existem diversos detergentes específicos que propiciam a limpeza rápida e eficiente, sem deixar rastro algum de mancha. O mais utilizado ultimamente é o Detergente Desengraxante em Pó para Pisos. Ele tem resolvido a maioria dos problemas relacionados à sujeira pesada.

 

Em relação às ferramentas, algo diferente deve acontecer. É necessário passar um óleo anticorrosivo, para evitar que as mesmas enferrujem. Esse é um óleo específico e não o mesmo usado nos procedimentos de reparos em veículos. Embora seja necessário aplicar o óleo conservador, a ferramenta deve estar clara, limpa e com todo seu brilho preservado, demonstrando, assim, higiene para o cliente.

 

FERRAMENTAS E BANCADAS - O primeiro passo para um ambiente organizado começa com o fim das ferramentas espalhadas sobre as bancadas e no chão. É preciso determinar um espaço exclusivo para armazenar esses instrumentos de trabalho, tanto para conservá-los quanto para otimizar a organização do espaço.

 

A dica é adquirir armários específicos para as ferramentas ou instalar painéis magnéticos, que são ótimas soluções para quem não possui muito espaço para usar armários e outros móveis. Outro ponto é a redução do vai e vem de pessoas até o depósito de equipamentos. Uma boa solução é investir nos carrinhos de ferramentas com divisórias, que promove uma melhor organização e separação de cada tipo de utensílio. Além de etiquetas para ajudar na identificação.

 

ÁREAS DETERMINADAS - Vários reparadores correndo de um lado para o outro não transmitem uma imagem de trabalho organizado aos clientes. Para melhorar esse aspecto, a oficina deve possuir espaços demarcados. Dessa forma, cada tarefa é executada dentro de um local apropriado. Um bom exemplo é a troca de óleo ser realizada sempre no mesmo local, por um funcionário equipado e qualificado para o serviço. 

 

Desta maneira, promove a eficiência, qualidade e, para o dono da oficina, facilidade na hora de saber com quem conversar a respeito de algumas modificações nesta área. É importante lembrar de seguir uma lógica nessas demarcações, por isso, tente segmentar de acordo com o tipo de serviço que será executado, agrupando os trabalhos semelhantes.

 

AMBIENTE LIMPO - O gestor sozinho não é capaz, e nem dispõe de tempo hábil, para ficar organizando a bagunça deixada pelos funcionários. A melhor solução para um ambiente organizado é a cooperação. Por isso, incentive, esclareça e eduque os funcionários. É muito importante que o empregador saiba como lidar com seus colaboradores para manter a ordem. 

 

Para isso, vale a pena seguir uma linha de raciocínio: explique a tarefa, mostre os benefícios, peça para repetir e veja se entendeu corretamente, esteja disponível para qualquer dúvida e promova o bom relacionamento. A partir do momento que esses tópicos são atingidos, o ambiente de trabalho torna-se mais calmo, amigável e, consequentemente, atraente para os clientes. Também pode-se pensar em uma política de incentivo, uma espécie de premiação para o colaborador que se empenhar mais para manter o ambiente adequado.

 

APLIQUE TECNOLOGIAS - A organização em uma oficina mecânica não se restringe ao ambiente, a parte administrativa também merece esse cuidado. É possível melhorar e digitalizar processos como compras, reposição de estoque e relacionamento com clientes e fornecedores.

 

O uso de softwares de gestão está se mostrando um importante parceiro das oficinas que buscam otimizar seu fluxo de trabalho e, principalmente, a qualidade da sua gestão, e também garante acessibilidade e transparência ao cliente.

 

BUSQUE DISCIPLINA – A partir do momento em que toda a equipe trabalha com disciplina, o sistema funciona adequadamente. É possível que muitas pessoas desconfiem dessa simples e óbvia dica, contudo, vemos que no ambiente automotivo, muitas vezes isso não acontece.

 

Além de disciplinar os colaboradores quanto à organização e limpeza, é muito importante mostrar uma metodologia de trabalho, principalmente o trato com o cliente, seja ele de qualquer gênero, para evitar atitudes e comentários pejorativos, maldosos e infantis. Isso é algo inadmissível, pois além de ser ilegal e criminoso, faz a loja perder credibilidade e afasta seus clientes.

 

SOLICITE FEEDBACK - Assim como é necessário efetuar um serviço de qualidade, organizado, higiênico e rápido para o cliente, o respaldo dele é fundamental. Para isso, é importante que haja um questionário, para que o mesmo faça as observações consideráveis e a oficina possa melhorar cada vez mais. 

 

Esse tipo de conexão entre loja e consumidor é o que garante um atendimento diferenciado, fornece qualidade no serviço e produto e, consequentemente, promove o crescimento do negócio. Uma oficina mecânica organizada e limpa gera mais confiança e segurança em seus colaboradores e permite o aumento da eficiência no dia a dia de trabalho.

 

 

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