FREIOS E FARÓIS, O QUE ACONTECE QUANDO HÁ DESEQUILÍBRIO ENTRE OS SISTEMAS

10/11/2017

 

 

Reparador conta o caso de um Fiesta Espanhol que piscava a luz do farol toda vez que era acionado o pedal de freio

 

“Um cliente aqui da cidade possuía um Ford Fiesta Espanhol, aquele primeiro que chegou ao Brasil, depois mudou-se para Curitiba (PR). Ele era daquelas pessoas muito engraçadas, que fazia todo mundo sorrir, contava piadas, conversava com os mecânicos, sempre com uma piadinha pronta”, conta Wagner Figueiredo, da Só Freios Suprema, da cidade de Botucatu (SP).

 

Foi difícil acreditar no que ele um dia entrou na oficina dizendo, quando retornou a Botucatu. “Ele chegou com o Fiesta Espanhol contando que pegava um trecho para chegar à casa dele em Curitiba com uma curva bastante acentuada, que quando freava os faróis piscavam e logo em seguida ficava sem freio”.

 

SOLUÇÃO - Não demorou para que Wagner e sua equipe identificassem o problema. “O que aconteceu é que lá em Curitiba trocaram a bateria por uma que não era a especificada pela fabricante, com isso a bateria ficava solta e o que acontecia é o que o polo positivo da bateria encostava no cilindro-mestre do Fiesta Espanhol, que era bem próximo. E acontecia realmente de o farol piscar quando o freio era acionado”, explica.

 

Como Wagner chegou ao diagnóstico? Ele diz que os anos de experiência no setor foram decisivos. “Eu abri o capô e vi que tinha uma marca no cilindro-mestre, um chapiscado da bateria. Na minha opinião, foi um erro do pessoal que trocou a bateria. Colocaram uma que não era a especificada pela fabricante. Se tivesse ocasionado algum acidente, quem imaginaria que a bateria poderia influenciar no freio?, conclui.

 

FIESTA ESPANHOL-  O modelo chegou ao Brasil em 1995, ainda com a terceira geração original, lançada na Europa em 1989, importado da fábrica de Valência, apenas com motor 1.3, mas com opção de duas e quatro portas. A única modernidade daquela época era a injeção eletrônica multipoint. O câmbio manual de cinco marchas era a única opção de transmissão.   

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Revista Reparação Automotiva Edição 140

29/05/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload