SISTEMA DE INJEÇÃO, ESTRATIFICAÇÃO DA MISTURA

30/10/2017

Entenda os processos de estratificação  e saiba o que os diferenciam da mistura homogênea

 

Nesta terceira parte da matéria, vamos mostrar as diferentes estratégias de estratificação da mistura. Entretanto, todas elas têm uma coisa em comum, que é procurar alcançar uma estratificação da carga e não a relação estequiométrica entre ar e combustível como normalmente se faz no processo de mistura homogênea.

 

PROCESSO DE COMBUSTÃO DIRECIONADO À PAREDE - Nesse processo (Figura A) o combustível é injetado na câmara de combustão pelo lado enquanto uma cavidade no pistão direciona o jato para a vela de ignição. A formação da mistura ocorre no caminho e num tempo muito curto, o que permite a produção de pontos úmidos de vapor em regiões indesejáveis.

 

PROCESSO DE COMBUSTÃO ARRASTADO PELO AR – Esse processo (Figura B) é semelhante ao anterior com a diferença que em vez de usar a cavidade do pistão para direcionar o jato usa o próprio fluxo de ar na câmara para arrastar a nuvem de vapor de combustível para a região da vela de ignição. Isso resolve o problema da umidificação, mas perde a estabilidade na reprodução, pois existem variações entre um fluxo de ar e outro. A solução geralmente combina direção à parede com a estratégia de arraste pelo ar como forma de obter o melhor dos dois métodos.

PROCESSO DE COMBUSTÃO DIRECIONADO À VELA – Nesse processo (Figura C) o injetor é montado ao lado da vela de ignição e o jato de combustível é inflamado logo após a injeção. Isso significa um desafio extra, pois a injeção deverá ocorrer durante o tempo de combustão com um tempo de preparação muito curto. O processo de estratificação é direto e elimina a possibilidade de umidificação com vapores de combustível nas paredes do cilindro e é totalmente independente do fluxo de ar no interior do cilindro. Esse é o processo com maior economia de combustível.

 

 

 

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