TROCA DE CORREIAS E BOMBAS D'ÁGUA

25/10/2017

Procedimento contou com as indústrias Continental ContiTech e Urba-Brosol

 

 

A correia dentada, também conhecida como correia de sincronismo, é uma das peças mais importantes no veículo. Ela coordena o movimento entre o comando de válvulas (abertura e fechamento) e o eixo virabrequim (subida e descida dos pistões). Este sistema é responsável pelo bom funcionamento do motor como um todo.

 

Caso ela arrebente, o carro para de funcionar e, se ocorrer o rompimento com o motor em funcionamento, é bem provável que todo o conjunto se danifique.

 

Para evitar maiores prejuízos, é recomendada a revisão do sistema a cada seis meses ou 10 mil quilômetros. Já a troca, depende do estado da correia durante a revisão. Para prevenir, siga as orientações do manual do veículo quanto à quilometragem.

 

 

 

Correias dentadas (sincronismo) e bombas d'água do Celta 2012 e Classic 2008

 

 

Passo 1

Afrouxar a roda, remover a parte superior do filtro de ar, travar a base do tensionador da correia de acessórios, para tirar a carga e retirar a correia com segurança (existem dois orifícios, um na base móvel, outro na base fixa. Os dois precisam coincidir para haver o travamento)

 

 

 

  

 

 

 

 

 

Passo 2

Retirar a parte frontal para ter acesso à correia de sincronismo, erguer o veículo e retirar a roda dianteira do lado direito, para ter acesso à parte inferior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 3

Retirar o parafuso da polia do girabrequim ou fônica com a pneumática. Com a polia fônica fora, tirar a capa inferior da proteção da correia de sincronismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 4

Afrouxar o parafuso de fixação do tensionador da correia de sincronismo e então abaixar o veículo para colocar a parte superior e inferior em sincronismo, facilitando a retirada da correia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 5

Girar o motor até que a parte superior e inferior coincidam com as respectivas posições, conferir se as mesmas estão nas devidas marcas. Retirar o tensionador da correia de sincronismo

Obs.: O tensionador deve ser substituído junto com a correia independente da aparência do mesmo ou da quilometragem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 6

Verificar o desgaste dos componentes, como: engrenagem do girabrequim, engrenagem do comando e polia da bomba d’água Obs.: Se houver alguma anomalia, os mesmos devem ser substituídos. Ao trocar a correia, recomenda-se a troca da bomba d´água, de maneira preventiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 7

Retirar a bomba d’água. Após a retirada da bomba d’água, limpar o alojamento para colocar uma nova. Antes de colocar a bomba, lubrificar o anel de vedação, o-ring, com vaselina ou detergente neutro, para não degradar a borracha. Obs.: Em hipótese alguma colocar cola ou silicone na parte traseira da bomba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 8

Instalar a bomba nova. Apertar os parafusos de fixação da bomba

Obs.: Em alguns veículos é necessário reposicionar a bomba d´água, pois a mesma interfere diretamente no funcionamento da correia.

 

 

 

 

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