OFICINA DIFERENCIADA, QUAIS OS PONTOS FORTES DE SUA EMPRESA?

25/10/2017

 

Nos negócios, o diferencial é considerado o grande responsável pelo sucesso. Confira algumas dicas para se destacar da concorrência

 

Para inovar, é fundamental estar atento ao foco do consumidor e identificar o que ele quer. De acordo com Olavo Centeno, fundador da FalaAuto (www.falaauto.com.br), é preciso estar onde o cliente está, usar os canais de contato que ele utiliza e apresentar o que ele está buscando enquanto solução.

 

Para ajudar você na busca pela originalidade, reunimos quatro dicas para se destacar, levando em consideração o ponto de vista do consumidor. “São aspectos que chamam a atenção do cliente, além daquilo que naturalmente o atrai para a sua empresa”, emenda.

 

DISPONIBILIDADE - Mostre-se disponível quando a concorrência estiver ausente. Qual o horário de funcionamento da sua oficina? A grande massa atende de segunda a sexta-feira em horário comercial (das 8h às 18h) e aos sábados (das 9h ao meio dia). Para se destacar, contudo, é preciso fazer diferente: que tal abrir aos domingos e feriados? Muitos consumidores têm dificuldade de encontrar uma empresa de reparação automotiva aberta nestes dias, que, às vezes, são os únicos que eles têm livre para levar o veículo à oficina. Uma coisa é certa: carro não tem dia nem horário para quebrar e o cliente precisa de alguém para consertar. 

 

PRESENÇA - Apresente-se para o serviço aonde quer que o cliente esteja. Alguns clientes têm certas limitações que os impedem de programar as visitas às oficinas mecânicas. Então, outra de nossas sugestões é a implementação do serviço de ‘oficina móvel’ – um atendimento em que o profissional vai até o consumidor, seja na residência, no trabalho ou onde quer que o veículo se encontre. É claro que nem todo serviço pode ser disponibilizado nestas circunstâncias. Mas, aí, é só uma questão de acertar os detalhes com o cliente. Talvez, dessa interação possa até surgir um voto extra de confiança e o consumidor autorize você a levar o automóvel à sua oficina para os trabalhos que dependerem de outros recursos. 

 

DEDICAÇÃO - Dedique o tempo de espera ao bem-estar do consumidor. Aguardar pelo conserto do veículo definitivamente não é um dos melhores passatempos. Para aliviar e entreter o cliente, muitas empresas já disponibilizam, além de revistas, jornais e programação televisiva (com sorte, TV a cabo), Wi-Fi e espaço kids. O clássico cafezinho e a água também ajudam a atenuar a ‘interminável’ espera. Mas, como boa parte desses recursos é bastante comum, oferecê-los não mais diferencia o seu estabelecimento dos demais. Para se sobressair, vale a pena fornecer algum serviço do tipo terapêutico, como a quick massage, ou estético, como limpeza de pele, corte e hidratação capilar ou manicure. Tais tratamentos favorecem ambos os gêneros. 

 

Mas, ainda que você esteja se questionando se essa adaptação não seria ‘feminina’ demais para o seu ambiente, saiba que, hoje em dia, as mulheres representam 50% da clientela de oficinas mecânicas e a maioria em concessionárias e revendas. Sendo assim, favorecer à, pelo menos, metade da carteira de clientes não parece de todo ruim. 

 

NEGOCIAÇÃO - Favoreça o cliente nas negociações de pagamento. As limitadas condições de pagamento oferecidas no mercado atualmente são um grande empecilho para os consumidores. O cheque virou obsoleto, o à vista é quase inviável (já que dinheiro em espécie está rente à extinção e os descontos -quando praticados- são irrisórios) e o crédito não divide na quantidade ideal para o bolso da maioria dos brasileiros. Com base nesta realidade, o parcelamento estendido é uma excelente alternativa e exatamente a nossa recomendação. Trata-se de um imenso benefício, uma vez que suavizar as prestações não altera o seu preço, mas definitivamente muda o seu valor. 

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