FIAT ARGO, REPARADORES DE RECIFE AVALIAM O NOVO CARRO

25/10/2017

 

 

Modelo chega cheio de estilo, tecnologia, conforto, performance, esportividade e segurança ao mercado brasileiro

 

Refletindo sua trajetória de sucesso de 41 anos no Brasil, mas antenada às mais modernas tendências de mercado, design e tecnologia, a Fiat apresentou no final do primeiro semestre deste ano o Argo, que é a resposta da montadora a essa nova tendência: um hatch compacto por fora, mas muito espaçoso por dentro, equipado e com estilo primoroso. 

 

O Fiat Argo é fruto de um grande investimento da Fiat Chrysler Automobilizes (FCA) na modernização do Polo Automotivo de Betim (Minas Gerais), com foco na excelência construtiva. Ele representa um novo ciclo de renovação na consagrada gama da montadora, depois de um período em que a marca investiu em segmentos que ainda não estava presente, como o de picapes maiores (Toro) e batches subcompactos (Mobi).

  

DESEMPENHO - A performance do Fiat Argo vai muito além dos motores – Firefly com versões 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros, além do E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv. Ela passa por um ajuste primoroso entre transmissão, direção e suspensão, além de uma carroceria sólida, bem construída e com excelente isolamento acústico. 

 

Quando o cliente procura modelos mais acessíveis, o consumo de combustível é um item de alta relevância. Por isso, Argo Drive com propulsores Firefly 1.0 e 1.3 são os mais econômicos do segmento. Agora, no momento que o consumidor optar por um motor maior, ele quer performance. E a versão 1.8 entrega, pois quando impulsionado pelo E.torQ Evo VIS 1.8, passa a oferecer o melhor desempenho da categoria.

 

A família Firefly traz cabeçote de duas válvulas por cilindro e comando de válvulas único no cabeçote com variador de fase, tanto o motor 1.0 de três cilindros quanto o 1.3 de quatro cilindros apresentam o menor consumo de energia interna para o acionamento do valvetrain. Com 3 cilindros e 1.0 litro, Argo Drive tem 77 cv e 10,9 kgmf de torque com etanol. Quando 1.3, ele traz 4 cilindros, 109 cv e 14,2 kgmf de torque (etanol). 

 

TRANSMISSÃO - São três tipos de transmissão disponíveis: manual de cinco marchas, GSR Comfort por botões (também com cinco velocidades) e automática de seis marchas. Comum a todos os gêneros, o escalonamento preciso extrai a maior potência e maior torque nas mais variadas rotações. Todas contam com a última marcha na função Overdrive, que prioriza a diminuição de consumo e ruído.

 

Para se ter uma ideia, o veículo lançado há quase seis meses no Brasil traz ainda as facilidades de câmbio automático de seis marchas, câmbio GSR (Gear Smart Ride) Comfort, sistema Start&Stop, direção elétrica progressiva, alto torque em baixa, transmissão por corrente, nada de tanquinho, calibração da suspensão e conforto acústico.

 

OPINIÃO – Para Alex William Castilho (Tito), da Oficina Tito & Tuta, da zona Leste de São Paulo, o veículo com certeza vai agradar o consumidor. Como novidades na manutenção deste carro, ele comentou que alguns itens de suspensão mudaram em relação a modelos similares e que a mecânica está mais atrás, o que facilitou o acesso em alguns itens, mas dificultou em outros como na troca de velas e filtros, que agora vai exigir ferramentas específicas. Outro detalhe que ele apontou é o escapamento em aço inox que ficou melhor. 

 

Na opinião de José Ibson Nascimento de Lima, do Centro Automotivo Líder Peças e Serviços, de Jaboatão dos Guararapes (PE), muitos detalhes do veículo foram melhorados comparativamente a outros carros,  o que facilitou ainda mais o trabalho do reparador. No geral, José Ibson após dirigir o automóvel destacou como pontos fortes: conforto, visibilidade, troca de marcha, direção elétrica, dirigibilidade, frenagem, painel e sistema multimídia.

 

MODELOS - O Fiat Argo chega em sete versões, oferecendo três opções de motores, três ofertas de transmissão e três configurações de acabamento – Drive, Precision e HGT. Entre as versões estão: o Fiat Argo Drive 1.0, Fiat Argo Drive 1.3, Fiat Argo Drive 1.3 GSR, Fiat Argo Precision 1.8, Fiat Argo Precision 1.8 AT6, Fiat Argo HGT 1.8, Fiat Argo HGT 1.8 AT6 e a série especial Opening Edition Mopar.

 

 

 

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