ENSINO DE QUALIDADE AO ALCANCE DE TODOS

25/10/2017

Mais de 400 alunos foram formados em Manutenção Automotiva através da parceria entre o Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos (CE) e o Governo do Estado do Ceará

 

Com o objetivo de qualificar e formar profissionais para empresas de autopeças e reparação automotiva, o Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos é parceiro do Governo do Estado do Ceará no projeto de educação profissionalizante para jovens. “O apoio nesse projeto tem sido maravilhoso desde o início, podemos contribuir para a capacitação e o ingresso de profissionais no mercado de trabalho do Ceará”, conta Ranieri Leitão, presidente do Sincopeças Brasil e do SSA.

 

Entre os principais motivos que levaram a entidade a tomar a decisão de participar desse projeto foi o incentivo à formação de profissionais, beneficiando o setor automotivo.

 

TURMAS - Iniciada em 2010, a primeira turma desse projeto está formada em 2013 na Escola Estadual de Educação Profissional de Itaitinga, uma escola padrão MEC de qualidade, para receber os cursos em tempo Integral.

 

O SSA foi responsável por toda a concepção pedagógica do curso de Manutenção Automotiva, desde as disciplinas ofertadas, material didático, laboratórios e até a seleção dos professores, acompanhamento das turmas e encaminhamento para estágio.

 

Em 2013, as cidades de Sobral e Crato também começaram a fazer parte deste projeto. Até o ano de 2016 já foram formados 462 novos reparadores. Em 2018 terá início a primeira turma em Fortaleza e, em 2019, estão previstas novas turmas em São Luís do Curu e Tianguá.

 

CURSO – Com duração de três anos, a escola funciona em tempo integral e os alunos têm o ensino médio junto com o técnico. Durante a manhã, eles aprendem manutenção automotiva e à tarde as aulas seguem a base nacional curricular comum a todas as escolas. No último semestre do curso os alunos são encaminhados para estágios nas empresas associadas ao SSA, de acordo com o perfil e o interesse profissional de cada um. As fábricas também participam cedendo consultores para palestras especiais.

 

Todos os participantes são alunos das Escolas de Ensino Profissional do Ceará, “sendo que os estudantes mais dedicados das escolas públicas participam deste projeto. Essa iniciativa do Governo levou o Ceará a ser exemplo de ensino educacional no País”, completa o presidente da entidade.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Janeiro da Revista Reparação Automotiva.

21/01/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload