SERRAF FAZ 25 ANOS, EMPRESA CAMINHA RUMO AO CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL E APOSTA NO POTENCIAL DO PAÍS

23/10/2017

Com 25 anos de vida empresarial e muitos desafios ainda pela frente, a história da Serraf, especialista em peças automotivas, é marcada por investimentos na equipe de trabalho, na qualidade e parceria com os fornecedores, na inovação e na estrutura física e digital para melhor atender a todos os clientes.

 

Através da matriz localizada em São Paulo, na Av. José de Brito de Freitas, 132, Casa Verde, a distribuidora conta com 15 filiais para atender o estado de São Paulo e um e-commerce para o atendimento em todo o território brasileiro. Além de contar com peças para motores, seu portfólio passou a agregar há um ano peças para suspensão e freios para as linhas leve e pesada e, em breve, novos itens serão integrados.

HISTÓRIA - A trajetória da Serraf no setor inicia com o seu fundador, Julio C. Baeta P. Serra Filho, que após

 

trabalhar com sua família desde os 13 anos de idade, decidiu abrir seu negócio próprio. “Os primeiros 12 meses foram bem desafiantes, mas com o apoio de amigos e parceiros a empresa começou a prosperar e, aos poucos, as prateleiras foram sendo montadas e as primeiras distribuições tiveram início”, recorda o empresário.

 

Três anos depois da abertura da distribuidora, a primeira sede própria foi adquirida na rua Pirineus/ Barra Funda e, em 2002, com o crescimento do negócio, a empresa se mudou para uma estrutura maior na Rua Roma/Lapa. 

 

DIFERENCIAIS - De acordo com o fundador, a Serraf é uma empresa que se preocupou muito em se estruturar e construir uma marca forte nos quesitos atendimento e qualidade. “Temos nos preparado para o crescimento através de uma base sólida, que é a nossa estrutura interna, estoque, treinamento de profissionais, história e investimentos. Nossos passos são planejados e organizados sempre rumo ao futuro”, ressalta.

 

Hoje, a distribuidora tem um trabalho forte em ações e treinamentos com a equipe de liderança, de forma a integrar os departamentos e transformar os líderes em multiplicadores de informações. “Para mim, o maior patrimônio de um negócio são as pessoas, são elas as responsáveis pelo sucesso do negócio, por isso minha maior preocupação é investir no meu time e proporcionar uma boa qualidade de vida a todos”, emenda.

 

MERCADO - Com participação nos segmentos leve e pesado, a empresa tem como clientes, retíficas, reparadores, autocentres e mecânicas. “A retífica do motor necessita que atendamos 100% dos produtos para que ela consiga fechar o ciclo da montagem, por isso todos os itens de motor podem ser encontrados aqui”, destaca.

 

A distribuidora atua por meio de unidades físicas e da loja virtual, 75% do seu faturamento é voltado à linha leve e a tendência é aumentar ainda mais. “O e-commerce da empresa foi criado há um ano e já crescemos 50% nesse primeiro semestre. Nossa previsão é chegar a 100% em dois anos”, adianta.

 

SERRAF FÁCIL - Criado há cinco anos, o Projeto Serraf Fácil visa atender melhor e mais rápido o consumidor através de unidades mais próximas e um formato mais dinâmico. “Para mim, a regionalização já era uma tendência há 25 anos. Eu acreditava nessa movimentação do mercado, sentia que as autopeças estavam em crescimento e era preciso ter estoque, pois os clientes iriam querer entregas rápidas e pontuais”.

 

E ao perceber que o custo fixo de montar filiais bem estruturadas era muito alto e a tendência estava voltada à regionalização, o empresário decidiu abrir unidades menores e fazer uma melhor alimentação do estoque, com o mesmo conceito do ‘Extra Fácil’ e ‘Minuto Pão de Açúcar, para os mercados varejista e atacadista. Através desse projeto, mais cinco filiais serão abertas no estado de São Paulo.

 

INVESTIMENTOS - O empresário anuncia que nos próximos dois anos a distribuidora irá se mudar para um novo local, ampliando assim sua estrutura física. “Hoje estamos em um espaço (sede própria) de 4.000 m², em um prédio de dois andares. A nova sede será em uma estrutura maior e verticalizada para ter mais dinamismo e integração entre os departamentos, nossa ideia é dobrar de tamanho. Através dos nossos investimentos e projetos, esperamos crescer entre 10% e 15% até o final de 2017”, declara. 

 

Para isto acontecer, Julio enfatiza que acreditar no Brasil é fundamental para alcançar a longevidade do negócio. “Sem dúvida, eu acredito no País, tenho certeza que em algumas décadas ele estará entre os melhores”, complementa. 

 

FUTURO - Ao pensar no futuro da distribuidora, o empresário revela que ainda está longe de se aposentar, mas que seus dois filhos, Julio Neto e Juliana, já desenvolvem um trabalho de sucessão familiar no negócio. “Acredito que um dia a transição ocorrerá de maneira natural, mas eu não me vejo parando de trabalhar no momento. Tenho certeza de que sempre farei parte do negócio”, finaliza. 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload