NOVAS ESTRATÉGIAS E INICIATIVAS, TENNECO REVELA AÇÕES PARA O REPARADOR E O MERCADO DE AFTERMARKET

06/10/2017

Com mais de 25 anos de experiência no setor automotivo, com passagens por empresas como a Goodyear e a Continental Contitech, Edison Vieira, gerente de Vendas e Marketing da Tenneco, conta mais sobre seus desafios e objetivos para contribuir com o grupo, que está em um momento de estratégia forte no aftermarket, aumento significativo do portfólio de produtos e de melhoria de seus serviços de atendimento aos clientes. 

O executivo adianta que serão lançadas até o final do ano mais de 170 novas aplicações de amortecedores, buchas e coxins. Além disso, há muitas outras novidades já apresentadas no primeiro semestre, como a nova linha de terminal axial e bandejas da Monroe Axios e os amortecedores Quick-Strut, da Monroe. A Tenneco

 

ainda tem fortalecido suas ações de marketing e relacionamento com o setor, recebendo grupos de clientes em sua fábrica, para conhecer todo o seu processo de produção e receber treinamentos. 

 

Reparação Automotiva: Há seis meses na empresa, fale a respeito dos resultados já alcançados nesse período.

Edison Vieira: Foi um período de trabalho intenso, com reestruturação da área comercial de marketing, lançamento de uma nova política comercial e intensificação de lançamentos de produtos. Mas também foi um período marcado pelos ótimos resultados alcançados. Superamos a nossa meta do semestre e já estamos nos dedicando aos próximos lançamentos e à intensificação do relacionamento com nossos clientes e parceiros em todo o País.

 

RA: Com as novas tendências do mercado e as inovações nos veículos, quais as principais soluções e novidades da Tenneco? 

EV: A Tenneco está atenta a essas mudanças e investindo em soluções que atendam a demanda do mercado. Neste ano, por exemplo, lançamos uma linha inovadora e totalmente voltada à otimização do serviço do reparador: o amortecedor Quick-Strut, da Monroe. O produto possui uma estrutura pré-montada de fábrica e chega ao profissional pronto para a instalação no veículo, reduzindo em até 50% o tempo de reparação na oficina. Também estamos, cada vez mais, presentes nos meios online, seja por meio das nossas mídias sociais – Facebook e Instagram – ou pelos nossos sites e canais no YouTube – Monroe Informa e Monroe Axios Informa – que hoje somam mais de 460 mil visualizações, tendo sido pioneiros no segmento. 

 

RA: O que a empresa tem feito para manter o reparador atualizado e treinado?

EV: São diversas iniciativas que demonstram o quanto a Tenneco leva a sério a capacitação desses profissionais. O reparador é uma das partes mais importantes da nossa cadeia de clientes e, muitas vezes, o responsável por fazer a ponte entre o consumidor final e os nossos produtos. Por isso, treiná-lo, significa garantir que os componentes cheguem até o dono do veículo entregando a mesma qualidade e excelência com que ele sai de fábrica. Hoje, além dos nossos treinamentos presenciais, que somente no ano passado reuniram mais de 12 mil participantes em todo o Brasil e América do Sul, temos uma plataforma de capacitação e-learning nos sites da Monroe e Monroe Axios, além de vídeos periódicos com treinamentos e dicas técnicas em nossos canais no YouTube – Monroe Informa e Monroe Axios Informa.  

 

RA: E quais os programas e ações de relacionamento com o reparador?

EV: Iniciamos recentemente um novo programa de relacionamento que nos trouxe ótimos resultados em sua primeira edição, o Monroe na Área. Nessa ação, levamos toda a nossa equipe até uma determinada cidade para realizarmos visitas e treinamentos a clientes, com o objetivo de aproximar a empresa dos nossos parceiros e levar informações sobre os produtos e serviços da marca. Além disso, nossos clientes participam constantemente de visitas às nossas fábricas em eventos nos quais eles têm a oportunidade de ver de perto os nossos processos produtivos e participar de treinamentos técnicos. Estamos presentes nas principais feiras do setor. Neste ano, participamos da Automec e também da Autonor, recebendo em nossos estandes tanto os reparadores quanto varejistas e distribuidores.

 

RA: Fale sobre o papel do site na divulgação e capacitação do profissional.

EV: A Tenneco é uma empresa que está constantemente pensando em novas formas de estar mais próxima  de seus clientes e de fornecer conteúdo para esse público. Dessa forma, pensamos em nosso site como uma ferramenta para esse tipo de informação. Vale ressaltar que temos dois endereços online, um para a Monroe e outro para a Monroe Axios. Por lá, além de um link direto para os nossos canais no YouTube, também temos uma ferramenta de treinamento e-learning e várias dicas sobre mecânica do Professor Juliano Caretta, nosso coordenador de Treinamento Técnico.

 

RA: Como é o processo de garantia dos produtos da Tenneco?

EV: Caso seja necessária a troca de uma peça, o cliente pode entrar em contato com o nosso serviço de atendimento ao cliente pelo telefone 0800-166-004. A partir disso, faremos uma análise do componente para que seja avaliado se o item se encaixa nos termos de garantia. Em caso positivo, o cliente é encaminhado até uma loja, no caso do consumidor final, ou até o distribuidor onde ele comprou a peça, no caso dos reparadores, para que seja feita a substituição.

 

RA: Comente a respeito do posicionamento da Tenneco no aftermarket e quais as iniciativas com o setor de reposição.

EV: A Tenneco é um dos maiores fabricantes e fornecedores de amortecedores, componentes de suspensão e de sistema controle de emissões para montadoras e aftermarket. Por esse motivo, contamos com o diferencial de oferecermos ao mercado de reposição as mesmas peças e, consequentemente, a mesma qualidade e performance que vendemos para as principais montadoras do País e do mundo. No aftermarket, além das várias ações de marketing e da nossa presença online, contamos ainda com o Monroe Club, um programa de relacionamento com mais de 2,2 mil estabelecimentos participantes que são premiados, treinados e recebem todo o nosso suporte para auxiliar no crescimento dos seus negócios por meio das nossas linhas de produtos. 

RA: Como a empresa enxerga o atual cenário brasileiro no quesito oportunidades e desafios?

EV: Sem dúvidas, o setor automotivo passa por um momento bastante delicado. Mas o mercado brasileiro é estratégico para nós e acreditamos muito em seu potencial. Por isso, estamos intensificando nossos investimentos em novas aplicações e linhas de produtos e inovando nas formas como nos relacionamos com o segmento. Neste sentido, acreditamos que as oportunidades estão no aftermarket, um setor que, apesar do cenário atual, se fortalece ano a ano.

 

RA: Como foi o primeiro semestre e quais as expectativas para o fechamento deste ano?

EV: O primeiro semestre de 2017 foi muito satisfatório em termos de resultados. Por isso, estamos otimistas para os próximos meses e confiantes de que fecharemos o ano, assim como fechamos o semestre, superando nossas metas. Nossos planos para 2018 já estão definidos. Nossa estratégia tem como principal objetivo nos tornarmos ainda mais importantes e parceiros dos nossos clientes, sendo referência em nosso segmento de atuação. Continuaremos investindo fortemente em nossos produtos e nos lançamentos para ampliarmos mais o nosso portfólio e atendermos de forma ainda mais completa os nossos clientes. Também anunciaremos, em breve, uma grande novidade que vai auxiliar os nossos parceiros em seu dia a dia. Uma iniciativa inédita no setor que promete transformar a forma como os reparadores e toda a nossa cadeia de clientes acessam os nossos produtos.

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