POLOS DE BATERIA CORROÍDOS, AFETAM O FUNCIONAMENTO DA TRANSMISSÃO?

02/10/2017

 

 

APTTA Brasil explica como os terminais de bateria podem causar uma ampla gama de defeitos no sistema

 

Com certa frequência pode ser percebido que a transmissão muda de marcha com uma pequena demora ou talvez que ela deixe de engatar uma marcha inteiramente, ficando então perfeita novamente, por um pequeno espaço de tempo. 

 

E o pior de tudo, não existe uma causa aparente por trás destas falhas, num minuto ela funciona bem e no outro não. Ao abrir o capô para verificar o nível de fluido da transmissão, pode ser observado que existe um monte de corrosão nos terminais da bateria. Temos que cuidar disto, porém esta não é a causa por trás deste defeito, certo?

 

Errado, na verdade existe uma boa chance de termos encontrado o problema da transmissão. Isto é porque todas as mudanças de marcha nas transmissões modernas são realizadas eletronicamente através de um sistema computadorizado. E este sistema computadorizado pega a alimentação da bateria.

 

DEFEITOS - Terminais de bateria como estes podem causar uma ampla gama de defeitos da transmissão. Mesmo quando o motor dá a partida e funciona corretamente, podemos ter um problema de baixa tensão que pode afetar a operação de sua transmissão. Desta maneira, uma queda intermitente de voltagem da bateria pode causar muitos problemas interessantes com o funcionamento da transmissão. Mas espere; se as conexões da bateria estão ruins, por que o motor dá a partida corretamente quando viramos a chave? Dar a partida no motor necessita de muito mais corrente do que a transmissão, certo?

 

MANUTENÇÃO - Há uma coisa interessante acerca da eletricidade. Algumas vezes más conexões dão um bom contato quando se aplica uma grande carga ao circuito. A corrente extra parece forçar sua passagem através de uma resistência do circuito. Assim como uma pressão extra pode forçar a passagem da água em uma dobra da mangueira de jardim. Mas a pequena quantidade de corrente necessária para os solenoides da transmissão não é o bastante para forçar a corrente através da resistência do circuito, assim a transmissão não funcionará corretamente.

 

A boa notícia é que o reparo deste problema é fácil e relativamente barato. Uma boa manutenção da bateria, incluindo a limpeza dos terminais, será provavelmente tudo o que precisamos para corrigir o problema permanentemente. Se as conexões estiverem muito ruins, poderemos precisar substituir inclusive os terminais dos cabos da bateria. Mas de qualquer maneira, uma vez reparado o problema, estamos de volta ao mercado. Não tente isto em casa! A limpeza dos terminais da bateria é fácil; podemos fazer isto nós mesmos, certo? De maneira nenhuma, pois poderemos abrir uma lata de minhocas.

Em primeiro lugar, os sistemas computadorizados possuem memória. A desconexão da bateria pode apagar esta memória, causando toda sorte de problemas de dirigibilidade enquanto o sistema reaprende seu funcionamento.

E, em alguns veículos, o rádio pode possuir algum sistema de código anti-roubo. A desconexão da bateria poderá desabilitar o rádio até que entremos com o código do rádio. Se você não conhece o código, o rádio deverá ir para o fabricante para voltar a funcionar. Por isto muitas oficinas utilizam um alimentador de memórias quando desconectam a bateria. O alimentador de memórias aplica uma tensão baixa ao sistema para mantê-las ativas enquanto a bateria estiver desconectada. Se você não possui este equipamento em sua oficina, sua melhor atitude será deixar este tipo de serviço a um bom profissional.

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