Oficinas digitais, preparadas para atender novas demandas

31/08/2017

 

 

Meios para se ter mais visibilidade e oferecer serviços que facilitem a vida dos clientes

 

Cada vez mais o mundo está digital, e as pessoas, constantemente mais conectadas, buscam ferramentas que facilitem o seu dia a dia, inclusive junto aos prestadores de serviços, a exemplo do iFood e do Uber. No caso das oficinas mecânicas não seria diferente, e há muito a inovar para atender a novas demandas. A começar pela sua presença na internet. 

 

“É muito comum as oficinas mecânicas atenderem clientes da sua região, e para acessá-los há alguns canais, como a sua própria presença física, o telefone, site e a presença em portais. O marketing digital é uma forma de se ter mais visibilidade”, afirma Carlos Cruz (foto abaixo), diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).

 

“Esse público acessa serviços pela internet, por isso, o caminho é desenvolver estratégias no mundo digital, com uma linguagem atrativa e objetiva, com um foco muito bem definido a partir do que a oficina tem para oferecer de serviços. E, mais do que isso, buscar parcerias também é importante e estar cadastrado em portais”, orienta. 

 

Buscadores – Segundo Cruz, a primeira etapa da venda é a prospecção, e os  buscadores, como o Google e canais especializados do setor, podem gerar movimentação na oficina. “Porém, muito mais do que estar em portais, a indicação é muito forte nesse mercado por causa da confiança”, pondera. 

 

E, nesse sentido, ele explica que é preciso gerar relacionamento, seja pelos meios digitais ou na sua região física. “Identificando no entorno quem são os principais influenciadores, como, as lojas de automóveis e se relacionar com eles”, aconselha.

 

Cruz ainda reitera que “quando falamos em gerar negócios, no caso das oficinas mecânicas, geralmente são pelos clientes já existentes e também pelos indicados, pois é um mercado que preza pela confiança”. 

 

Agendamento online – O diretor analisa que o agendamento online de serviços é uma tendência. “A criação de canais de comunicação para agendamento online, como o de aplicativos que integram oficinas por especialização, como reparos de motor e câmbio, é uma oportunidade para elas. Até porque o que temos visto são grandes grupos dominando o mercado.” 

 

Agenda de clientes – Por outro lado, as oficinais também podem criar canais para um melhor controle de sua própria agenda. “Elas podem se utilizar do WhatsApp para se aproximar de seu cliente e agendar serviços”, sugere. Criando, assim, no próprio celular a sua agenda de controle de clientes que irão à oficina. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Janeiro da Revista Reparação Automotiva.

21/01/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload