A ética no trabalho,e sua importância nas relações profissionais

31/08/2017

Para estabelecer um bom clima no ambiente de trabalho, é fundamental existir honestidade, humildade, respeito e paciência entre a empresa e o colaborador

 

Primordial para guiar nossa conduta, a ética define o tipo de pessoas que somos e o tipo de organização na qual trabalhamos. Por isso, tanto nas relações profissionais como pessoais, a ética é imprescindível. De acordo com Lumara Diniz, formada em administração e hoje empreendedora, o respeito é o principal fator ético dentro de uma empresa. “E ética não pode ser definida apenas como certo ou errado, é o bom senso, como uma pessoa enxerga e observa o mundo existente ao seu redor”, explica.

 

Ao olhar para a relação do empregador com o funcionário, Lumara destaca que deve ser evitado o abuso de poder. “Existem vários relatos em que se é usado um cargo, função, posição para obter qualquer favorecimento para si ou para outros. No entanto, deve-se manter sempre uma atitude clara, de respeito e de colaboração com todos.” A especialista ainda comenta que existem quatro qualidades essenciais que constituem o caráter de uma pessoa dentro dos princípios éticos: honestidade, humildade, respeito e paciência.

 

DICAS – Para ser ético, Lumara destaca algumas dicas que servem tanto para a empresa como para o colaborador: “Saiba ouvir e trabalhar em equipe, nunca chame a atenção de alguém na presença de outras pessoas, cuidado ao chamar as pessoas por apelidos, atenção às brincadeiras, procure não exagerar e, principalmente, saiba com quem brincar; não fique falando mal do seu trabalho, seja pontual, não abuse e cuidado ao utilizar recursos da empresa para fins pessoais.”

 

A especialista ainda enfatiza a importância de não tolerar assédios e ameaças. “O assédio moral é o ato de desqualificar repetidamente, por meio de palavras, gestos ou atitudes, a autoestima, a segurança ou a imagem do empregado em função de vínculo hierárquico. Denuncie o assediador. Não ceda e comunique aos seus superiores. Não se submeta jamais a essas situações. Lembre-se: fazer o que se tem vontade é de extrema importância para se levar uma vida ética e feliz”, completa.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload