Componentes hidráulicos, fluido, gaxetas e tubulações requerem atenção

01/06/2017

Compononentes de borracha têm vida útil, assim como o fluido de freio, o uso de ferramentas específicas também é recomendado

 

Os componentes hidráulicos do sistema de freios são parte importante e nem sempre verificada por reparadores durante a manutenção preventiva. Fluido, tubulações e gaxetas requerem uma verificada anual.

O reparador Silvio Cândido, proprietário da Peghasus Powered Motors, de São Paulo, comenta que é preciso tomar cuidados especiais ao soltar as tubulações. “Muitos reparadores desconhecem, mas existem chaves certas para fazer isso”, revela ao comentar que muitos utilizam chave fixa comum e, dependendo da forma como manuseiam a ferramenta, danificam o tubo.

Outra dica de Cândido é em relação à durabilidade dos componentes de borracha do sistema hidráulico de freios. “O pessoal esquece que os flexíveis de freio têm vida útil, assim como gaxetas e cilindro de roda”, afirma. “É preciso ficar atento, pois, quando ficam velhos, tendem a se romper e causar vazamentos”, explica.

 

Fluido - O fluido de freio também tem vida útil, e Cândido recomenda a troca uma vez por ano, de forma preventiva. “Se a oficina tiver aparelho para medir o ponto de ebulição do freio, é melhor, mas se não tiver, melhor fazer pelo tempo, de forma preventiva”, diz ao explicar que o fluido é higroscópico, ou seja, absorve umidade do ar e com o tempo perde as propriedades de suportar temperaturas elevadas, ferve e cria bolhas de ar no sistema, fazendo com que o freio perca eficiência.

Cândido chama ainda a atenção para a necessidade de abrir os sangradores do sistema de freios sempre que for realizada a troca das pastilhas. “Se não fizer, corre-se o risco de o fluido contaminado retornar pelo sistema e danificar cilindro mestre, válvulas e até mesmo o módulo hidráulico do sistema ABS”, explica.

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