CÂMBIO VW 09, fazer o ajuste básico requer CERTA paciência

31/05/2017

Este modelo equipa os veículos Jetta, Passat, Beetle, 

Tiguam, Touareg, Porsche Cayenne, Audi A3 e A4

Toda transmissão automática requer, de vez em quando, um reset, também conhecido como ajuste básico. Em outras palavras, é preciso reconfigurá-la para os padrões de fábrica, de quando o veículo era novo.

Carlos Napoletano, diretor da APTTA Brasil, explica que esse procedimento deve ser realizado sempre que for trocado o módulo de controle da transmissão, o reparo completo da caixa ou o reparador precisar desligar a bateria. “Toda transmissão automática moderna tem um programa de aprendizado, que se adapta à medida que os componentes internos vão se desgastando”, explica. 

Segundo o especialista, as folgas nos discos aumentam com o passar do tempo e, para manter o funcionamento sempre igual, os parâmetros mudam. “Quando se reforma a caixa, esses parâmetros antigos não servem, e o ajuste básico serve para informar ao módulo que ele precisa voltar aos padrões de fábrica”, afirma. 

Napoletano comenta que,  se esse procedimento não for realizado pelo reparador, o câmbio fica com um comportamento estranho. “É comum começar a dar trancos e patinar, até que, com o tempo, consegue se auto-ajustar, mas isso pode demorar muitos quilômetros. Para o técnico entregar o carro em ordem para o cliente, o ideal é fazer o reset”, finaliza.

 

Sem scanner - Em muitos casos, esse procedimento é facilmente realizado com ajuda de um aparelho apropriado para isso. Porém, há como fazê-lo sem o equipamento. O trabalho é um tanto quanto demorado, mas sempre funciona. 

 

 

Acompanhe abaixo as etapas de ajuste básico das transmissões automáticas de seis marchas VW modelo 09G/09D/09M, que equipam veículos Jetta, Passat, New Beetle, Tiguam, Touareg, Audi A3 e A4 e Porsche Cayenne. 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Revista Reparação Automotiva Edição 142

29/05/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload