REPARADOR CONSCIENTE PRECISA FICAR DE OLHO NOS POLUENTES

23/05/2017

Dentro das oficinas existem vários produtos que podem causar 

danos ambientais. É preciso dar o destino correto para cada um 

 

Na correria do dia a dia, você pode até não notar, mas a reparação automotiva tem uma grande responsabilidade na preservação do nosso planeta. Existem fontes de poluição por todos os lados, e qualquer descarte feito de uma forma incorreta pode contaminar seriamente o nosso ar, solo e milhares de litros de água.

Ao contrário do que parece, tornar a oficina um espaço ambientalmente correto não é difícil e nem caro. O primeiro passo é identificar as fontes de poluição e treinar a equipe para eliminar cada uma delas. Parcerias com empresas de reciclagem podem ajudar e ainda garantir uma renda extra.

 

Entre as principais fontes de poluição em uma oficina estão: 

 

Resíduos sólidos: representam a grande maioria, desde embalagens até peças usadas, pneus e vidros. Quase tudo pode ser reciclado.

 

Emissões gasosas: as oficinas mecânicas devem tentar reduzir o tempo de funcionamento dos veículos. Nas funilarias o ideal é usar cabines de pintura.

 

Poluição sonora: além de causar impactos ambientais, também pode gerar problemas com a vizinhança. Controle os horários e os ruídos da oficina.

 

Efluentes líquidos: estão entre os mais poluentes. Cuidado com o descarte de óleos, combustíveis, solventes e produtos de limpeza.

O Sindirepa, por exemplo, recomenda às oficinas que usem máquinas apropriadas para lavar as peças e instalem caixas de coleta de areia, óleo e solventes na rede de esgoto. Tomando esses cuidados, os reparadores reduzem seu impacto ambiental e ajudam no reaproveitamento desses resíduos por empresas especializadas.

Hoje em dia, também é muito importante ficar atento aos lançamentos de novos equipamentos mais ecológicos, que consomem pouca energia, são menos agressivos ao meio ambiente, usam filtros especiais para controlar a poluição ou fazem a reciclagem de gases e fluidos usados pelos veículos. A cada passo dado, deixamos o nosso planeta um pouco melhor.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload