LICENCIAMENTOS EM 2017- AS PREVISÕES ESTÃO POSITIVAS

22/05/2017

Anfavea prevê 2,8 milhões de unidades emplacadas,

o que representa uma leve retomada em relação a 2016

 

Ao longo do ano, as montadoras estimam que o número de emplacamentos de veículos seja 3% superior quando comparado ao resultado de 2016, totalizando 2,8 milhões de unidades. O número inclui todos os segmentos e motos. 

Não é uma ótima notícia, pois está abaixo da estimativa feita no início do ano. Mas, diante de todas as incertezas que ainda rondam o nosso país, qualquer previsão de crescimento deve ser comemorada pelo setor automotivo.

 

LEVES - Estima-se uma evolução no emplacamento de 9% em relação a 2016, especialmente pela contribuição do segmento de comerciais leves, com crescimento há vários meses. Os automóveis deverão crescer 7% em 2017.

 

CAMINHÕES - É o segmento que mais preocupa. No acumulado do quadrimestre, houve uma queda de 25% nas vendas em relação ao mesmo período de 2016, que já foi um resultado baixo. A ociosidade nessas linhas está acima de 75%. 

Os caminhões semileves serão os únicos com crescimento acentuado e com maior destaque, com estimativa de resultado final 51% maior que em 2016. Já os leves, pesados e extrapesados deverão ficar estagnados por mais um ano.

 

ÔNIBUS - A previsão para este segmento é que haja uma retração no volume de emplacamentos. Somente no primeiro quadrimestre, as vendas de ônibus apresentaram um decréscimo de 29,2% em relação a igual período de 2016. 

 

MOTOS - A luta será para conseguir manter os números e sustentar os meses futuros sem o registro de quedas. Mas nada parece contribuir para a reversão deste quadro, por mais esforços que as montadoras façam. 

Na tabela está demonstrada a estimativa de emplacamento por segmento da frota, com base em estudos da Audatec Marketing, que considera o histórico nos meses anteriores, avalia questões econômicas e fatores de influência que possam impactar o negócio.

Para conhecer em detalhes esses e muitos outros estudos sobre o mercado automotivo, as empresas e entidades do setor podem solicitar um login e senha para acesso temporário no site da Audatec Marketing, no endereço www.audatec.com.br

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload