PLANO DE NEGÓCIO - O mapa do seu sucesso

Com esse planejamento, fica mais fácil identificar os pontos fortes, as falhas e os melhores caminhos 

 

Nem sempre a frase “não se mexe em time que está ganhando” é válida. Nos negócios é preciso sempre estar revendo os processos, avaliando as rotinas e planejando o que você quer para o seu empreendimento nos próximos anos.
Esse planejamento é o plano de negócio. Assim como uma viagem não acontece apenas pelo desejo, ela requer uma programação, a escolha do local, reunir algum dinheiro, comprar as passagens, entre muitas outras coisas, na empresa não pode ser diferente. 

 

BÚSSOLA - O plano de negócio o ajudará a buscar mais informações sobre quais produtos e serviços podem ser oferecidos, o potencial da clientela, a concorrência, os melhores fornecedores e, principalmente, os pontos fortes e fracos da sua gestão.
Com alguns passos bem simples é possível criar esse “mapa” do seu empreendimento. Ao longo do processo, compartilhe as etapas do trabalho com a sua equipe, pode ser muito produtivo. Um bom planejamento deve ter cinco focos principais, são eles: 

 

Resumo do negócio: Quem são os sócios e suas funções? Que produtos e serviços nós oferecemos? Qual é o capital disponível? Como é a tributação?

Análise de mercado: Quem são os nossos clientes, fornecedores e concorrentes? Quem nós queremos atender? O que esse público valoriza numa oficina?

Plano de marketing: O que estamos fazendo para atrair novos clientes? Como podemos fidelizar os clientes atuais? Como resolvemos os problemas com eles?

Processo operacional: Nossa capacidade de atendimento está adequada? Como está a relação entre as horas vendidas e paradas? Como gerenciamos o estoque?

Análise financeira: Quais são nossos custos e despesas? Qual é o nosso ponto de equilíbrio? Qual é a lucratividade ideal para manter e evoluir a empresa?
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Gestão de fornecedores. Saiba o porquê é valiosa para a sua empresa

18/10/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload