BMW X6 2012 - Quebra prematura do cardan

Dois casos idênticos chamaram a atenção dos especialistas. O problema pode causar uma série de danos no motor e na transmissão automática

 

O sistema de transmissão de alguns modelos BMW X6 tem causado um grande prejuízo e muita dor de cabeça aos seus proprietários. Em poucos meses, duas quebras graves chegaram às mãos do especialista em câmbio automático Mauricio Carreiro. O defeito foi exatamente igual: a cruzeta do cardan quebrou e o eixo danificou tudo ao seu redor.


Os veículos foram atendidos na oficina SW Service, da cidade paulista de São Bernardo do Campo. Segundo Carreiro, o defeito ocorre no cardan do diferencial dianteiro, exatamente na junta universal. “No primeiro caso, por sorte, o eixo só tirou uma pequena lasca do cárter”, relembra. A solução foi substituir o cárter, o cardan e a cruzeta.

 

PREJUÍZO - O segundo caso foi bem mais sério. A quebra da cruzeta fez com que o cardan rompesse a carcaça da transmissão, atingindo o conjunto mecatrônico. A conta da oficina ultrapassou os R$ 30.000,00. Foi preciso trocar a carcaça da transmissão, o conjunto mecatrônico, o cárter e ainda reprogramar o sistema com o scanner da marca.
A grande dúvida é: o que tem causado o rompimento prematuro da cruzeta? No primeiro caso, a suspeita recaiu sobre a blindagem feita no veículo. A proteção acrescenta cerca de 250 kg ao peso do carro. Mas, quando o segundo BMW, que não era blindado, deu entrada na oficina, os reparadores ficaram sem saber o que está acontecendo.

 

SUSPEITAS - Uma hipótese levantada pelos reparadores é que o dreno do ar-condicionado joga água exatamente sobre essa cruzeta, o que pode estar reduzindo a durabilidade da peça. “Existe um reparo da própria BMW para o dreno que elimina esse problema. Em minha opinião, a marca deveria realizar um recall”, avalia Carreiro. 

Por hora, a recomendação aos reparadores é que, caso tenham clientes com esses modelos de veículos, BMW X6 ou X5, o fundamental é verificar periodicamente o estado da cruzeta e a folga da junta universal do cardan dianteiro. Ao menor sinal de desgaste, o melhor é alertar o dono sobre a necessidade da troca preventiva do eixo e também do dreno.

 

EXTERIOR - Esse mesmo defeito começou a aparecer com frequência nos veículos vendidos nos Estados Unidos. Por lá, a BMW reconheceu a falha e está convocando mais de 122.000 modelos X5 e X6, fabricados entre 2011 e 2014. Segundo o comunicado da marca, a quebra acontece realmente por causa do contato intenso da cruzeta com água e sujeira.
Até o momento, a página de Comunicados de Campanhas de Recall do site da BMW do Brasil não traz nenhuma notícia sobre essa falha do cardan dianteiro. Mas os reparadores devem alertar os donos dos veículos que o melhor é entrar em contato com a fábrica e confirmar se o problema está restrito apenas às unidades vendidas na América do Norte.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload