ALINHAMENTO DE DIREÇÃO – Ajuda conservar pneus

24/03/2017

Com ruas esburacadas, lombadas e outros obstáculos, fica fácil desalinhar a direção e isso pode causar prejuízos grandes, e até mesmo descontrole do veículo

 

Aparecem muitas pessoas na oficina que sequer sabem da importância do alinhamento de direção do veículo, nunca ou raramente fazem o serviço simplesmente por desconhecer o assunto. Afinal, o que é alinhamento? Trata-se de um processo que regula os ângulos de direção e suspensão do carro, e beneficia diretamente os pneus. Se mal feito ou ignorado, pode causar avarias, prejudicando o equilíbrio, segurança e rodagem do veículo.

 

Existem três tipos de desalinhamento: divergência ou convergência, que é a inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo horizontal, câmber – a inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo vertical, e o cáster – a inclinação do pino mestre em relação à suspensão.

 

Aqui na oficina, encontramos diversos problemas, como a cambagem fora das especificações, devido a impacto em buracos e guias. A não correção provoca desgaste prematuro dos pneus e prejudica a dirigibilidade. Pneus fora de calibragem também são frequentes, e isto afeta e muito a dirigibilidade do veiculo, causa desgaste prematuro e deformação. Recomendamos a calibragem a cada semana e com os pneus frios (logo que sair de casa ou do trabalho, pare no primeiro posto e verifique a calibração).

Recomendação é de verificação a cada 3 meses ou 5.000 km

 

Por conta das péssimas condições do asfalto nas vias brasileiras, recomendamos aos nossos clientes que revisem o alinhamento a cada 3 meses ou 5.000 km. Caso ocorra um impacto, uma batida de roda, orientamos a trazer o carro à oficina para conferir a geometria da suspensão, pois pode ocorrer de comprometer a segurança, além de afetar dirigibilidade, estabilidade, conforto, e também causar desgaste irregular pneus.

 

Nesta revisão, também são verificados itens relacionados a suspensão, tais como buchas, bandejas, amortecedores, braços axiais, caixa de direção, pivô, terminais, barras direção, itens que estão diretamente ligados ao alinhamento, sendo que se qualquer um deles estiver com folga afeta diretamente na geometria do veiculo e segurança dos usuários.

O alinhamento deve ser realizado ainda sempre que um elemento na suspensão ou direção for substituído, e também sempre que os pneus forem substituídos.

 

 

 

 

Roberto Montibeller

Proprietário da High Tech, e conta com 31 anos de experiência em oficina. Estudou mecânica na escola Urubatan, conta com certificação ASE e diversos cursos na área

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload