FORMAR UMA EQUIPE - É FUNDAMENTAL TAMBÉM NAS OFICINAS

Muito mais importante do que um prédio bonito e bem-equipado é o bem-estar de cada uma das pessoas que trabalham com você

 

Em uma oficina, assim como em qualquer outro estabelecimento comercial, a gestão de pessoas é fundamental para o sucesso do negócio. Contratar um funcionário sem o perfil para a função ou não valorizar a sua dedicação no dia a dia é tão prejudicial quanto não ter clientes ou sofrer com alguma falta de estrutura.

 

SELEÇÃO - Você pode até não notar, mas os problemas geralmente começam na fase de recrutamento. Nas pequenas empresas, esse processo é geralmente conduzido pelo proprietário, sempre preocupado com vários outros problemas. Diante da urgência ou da carência, muitas vezes contratam qualquer um. 
 

OBSERVE - Sempre que houver um novo colaborador, o ideal é investir algum tempo para acompanhar o seu trabalho. Ao passar uma tarefa, observe se a pessoa tem desenvoltura para realizá-la. Também observe o seu relacionamento com a equipe. Nem tudo é perfeito desde o início, mas algumas tendências aparecem desde cedo. 

 

PRESSA - Esse é um dos maiores problemas do mundo atual: todos vivem correndo e sem qualquer paciência com os demais. Muitas vezes, um mecânico dedicado e caprichoso é acusado de  “fazer cera”. Outros não recebem nenhum treinamento e, depois de errarem num conserto, são duramente repreendidos. 

 

PRÊMIOS - Um meio interessante de incentivar os colaboradores a trabalhar de uma forma rápida, assertiva e serem agradáveis com os clientes é criar algumas premiações. Parece coisa de empresa multinacional, mas não é. Na maioria das vezes, muito mais importante do que o valor do prêmio é o reconhecimento que ele representa. 

 

LIDERE - Existem muitas outras técnicas, mas o fundamental é entender as qualidades e defeitos de cada um, incentivar o espírito de equipe e, acima de tudo, sempre dar o exemplo. Lembre-se: quem trabalha satisfeito produz mais e passa essa felicidade adiante. A estrutura pode ser importante, mas as pessoas são essenciais.
 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Novembro da Revista Reparação Automotiva.

18/11/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload