Uma história de sucesso - registrada em milhares de páginas

A revista Reparação Automotiva chega à centésima edição e recorda alguns momentos dessa trajetória

 

Em maio de 2008, os reparadores brasileiros ganharam uma nova publicação que, a começar pelo nome, deixava evidente o seu compromisso em acompanhar o dinamismo do setor e auxiliar os profissionais diante dos grandes desafios técnicos e gerenciais. Logo no primeiro número, a revista trazia uma provocação, ao discutir um dos principais problemas das oficinas. “No século 21, o reparador que desejar viver da profissão, seja ele dono ou funcionário, precisará agir de uma maneira mais profissional”, registramos na capa.

 

Na edição seguinte, mais um tema polêmico: a apresentação na Assembleia Legislativa de São Paulo do projeto de lei nº 322/08, de autoria do então deputado estadual Major Olimpio, que regulamentava o funcionamento das oficinas. Em janeiro de 2014, o projeto virou lei, com o número 15.297, mas que até hoje falta a regulamentação pelo governo paulista.

 

INÍCIO - Na primeira edição de aniversário, a revista Reparação Automotiva trouxe como destaque um balanço da Automec 2009, a maior feira de autopeças da América do Sul. Na edição 19, ficou registrada uma ilusão passageira: o bom resultado da inspeção veicular ambiental na cidade de São Paulo criou uma expectativa de ampliação para o resto do país, assim como a implantação da inspeção técnica veicular. Mas, até hoje, nada se concretizou.

 

O segundo ano foi marcado pela mudança de formato, assim como um maior espaço para as matérias técnicas, com temas que sempre procuram ajudar o reparador a executar mais facilmente o serviço na oficina. A diversidade de temas também sempre esteve presente. Com a evolução da publicação, novos assuntos entraram em pauta, como a avaliação de um Chevrolet Camaro sob o ponto de vista dos reparadores, publicado na edição de maio de 2011, ou ainda a reportagem especial sobre a história da Romi-Isetta, o primeiro automóvel fabricado no Brasil.

 

SUCESSO - Em maio de 2013 a revista Reparação Automotiva chegou ao quinto ano de publicação com muito fôlego, um novo projeto gráfico e o aumento da tiragem para 30 mil exemplares. O mercado de veículos novos batia recordes de vendas e, em julho do mesmo ano, a principal manchete era sobre a enorme frota de carros flex do país: 20 milhões de unidades. Em contrapartida, o editorial alertava sobre falta de mão de obra nas oficinas.

 

O ano passou e, logo em seguida, as vendas nas concessionárias começaram a cair. Na edição comemorativa deseis anos, a revista convidou diversos empresários do setor para analisarem o passado, o presente e o futuro da reparação automotiva.

 

Em fevereiro de 2015, a publicação passou por uma completa reformulação, sob a nova direção da ZNews Editora. Foi uma época “turbulenta”, com a crise batendo forte na sociedade e os ânimos políticos cada vez mais exaltados. A venda de carros novos despencou e a reposição voltou a ser a “bola da vez”.

 

Na edição 85, a revista Reparação Automotiva saiu à caça das novas oportunidades: “O Brasil proporciona bons negócios para quem quer atuar na reparação de veículos. Conheça as características regionais”, escrevemos na capa. Foi uma das reportagens de maior sucesso na história da revista.

 

FUTURO - Recentemente, um novo time editorial assumiu a revista com a missão de dar um maior equilíbrio entre as matérias técnicas, de gestão e mercado, além de implantar um novo padrão gráfico. Os fóruns com reparadores foram intensificados e chegaram ao Sul e Nordeste. Também foi a primeira vez que um jornalista da equipe cobriu a feira de Frankfurt, na Alemanha, o que resultou na seguinte chamada de capa, na edição 98: “Uma visão do futuro: em nossa edição de aniversário, visitamos a maior feira de autopeças do mundo para antecipar as mudanças e os desafios que poderão revolucionar toda a reparação”.

 

Para comemorar a chegada da centésima edição, a publicação dá um novo passo em direção ao futuro com o lançamento de aplicativos para os celulares e tablets com sistemas Apple iOS e Google Android.
Muito mais do que uma versão digital do exemplar impresso, a nova interface foi pensada de uma forma independente, em sintonia com os mais avançados recursos interativos da comunicação multimídia. Dessa forma, a revista Reparação Automotiva se prepara para os novos tempos e reforça o seu compromisso em estar sempre atualizada e ao lado dos profissionais do setor, como é a sua marca desde o primeiro número.
 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Novembro da Revista Reparação Automotiva.

18/11/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload