Está no dicionário: empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, não em teorias e métodos científicos. Usar isso a seu favor para vender serviços automotivos pode ser uma boa ideia. Mas, como?

Tudo o que o consumidor consegue visualizar e entender é mais fácil de vender. Há alguns anos, o reparador Carlos Bernardo, da oficina Design Mecânica, da cidade paulista de Campinas, utiliza uma miniatura, feita em acrílico transparente, para mostrar aos seus clientes como é o funcionamento do motor.

O modelo retrata um motor de quatro cilindros, com duplo comando e 16 válvulas. Feita em acrílico transparente, mostra todos os componentes internos e externos, como virabrequim, bielas, pistões, válvulas, comandos, velas, correias, bombas, cárter, alternador, sistema de injeção, filtros, entre outras peças.

 

FUNCIONA - Além de ser bem detalhada, a miniatura também é funcional. O volante do motor gira e, com ele, todos os componentes internos. Do lado de fora, a correia de acessórios aciona o alternador e as bombas. O movimento é perfeito, como num motor de verdade. 

“Parece um brinquedo, mas tem me ajudado muito”, destaca o reparador. A estratégia é muito simples: ao explicar o orçamento para o cliente, ele pega o motor e mostra todos os locais que passarão por reparos. Com isso, mesmo um cliente sem qualquer noção de mecânica consegue visualizar o problema e as dificuldades envolvidas.

É uma forma bem criativa e “transparente” de se trabalhar, pois nem sempre o cliente imagina o que pode estar errado no veículo. Em se tratando de motor, a dificuldade aumenta, pois é um componente cercado de mistérios para a maioria das pessoas.

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18/11/2019

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