CCP Henry Ford - a educação mudando a vida dos jovens

 

Nas aulas de mecânica automotiva, adolescentes descobrem um novo mundo e muitos seguem carreira como reparadores

 

Desde 1999, a vida de muitos moradores do Jardim Vila Carrão, na cidade de São Paulo, mudou para melhor. Nesse ano foi inaugurado o Centro de Capacitação Profissional Henry Ford, uma iniciativa do Comitê dos Trabalhadores da Ford em parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. O objetivo é ensinar mecânica para jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

A coordenadora do CCP, Andreia Alves, explica que anualmente são admitidos 320 novos alunos, que passam por uma seleção muito disputada. “A cada processo, recebemos cerca de 500 inscrições, mas não temos como atender a todos. Ao final, sempre existem aqueles casos em que não conseguimos dizer não e ultrapassamos um pouco o nosso limite. Hoje, a escola tem 358 alunos”, revela.

 

O CCP funciona em três períodos, desde manhã até a noite. Em cada um deles, os alunos recebem duas refeições: café e almoço, almoço e lanche ou janta e lanche. A alimentação, o material básico e os salários são pagos por um convênio com a prefeitura. Os equipamentos, veículos e componentes são conseguidos por meio de doações de montadoras e outras indústrias automotivas.

 

CURSOS - O CCP nasceu como uma alternativa aos cursos técnicos tradicionais. É organizado em sete módulos: suspensão, direção e freios, transmissão mecânica, parte elétrica, motores, instalação de som e acessórios e gestão de oficinas. Em 2007, foi criada a “Oficina Escola”. Duas vezes por semana, os melhores alunos atendem à comunidade, realizando manutenções preventivas e corretivas.

 

Hoje, o maior desafio do instrutor Leandro da Silva é manter a escola atualizada e completa para os seus alunos. “Temos muita carência em tudo que é material técnico, desde palestras até veículos, motores, peças e ferramentas. Estamos sempre em busca de apoiadores. Quem quiser nos ajudar, pode ligar no telefone (11) 2751-4311 e fazer uma visita. Será muito bem-vindo”, convida Silva.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

COMO SE PROTEGER COM A ECONOMIA EM VÁRIOS CENÁRIOS

26/03/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload