Mecânica Chiquinho, exemplo nacional de empreendedorismo

Com muita determinação, Francisco Severiano Alves construiu cada passo do seu sonho e se tornou uma referência para os pequenos empresários da reparação 

 

Aos 9 anos de idade, Francisco desembarcou na cidade de São Paulo com a sua família. Nascido no Ceará, Chiquinho é atualmente um dos reparadores automotivos mais reconhecidos no setor, graças ao seu jeito simples e honesto de trabalhar, adquirido ao longo de quase 35 anos de profissão.

Proprietário da Mecânica Chiquinho, em Itaquaquecetuba (SP), o empresário ganhou fama nacional em 2010, quando venceu o prêmio PME Brasil (Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas), concedido pelo Sebrae. Foi a consagração de um longo caminho percorrido, desde o início como auxiliar de oficina.

 

ROMAT - Chiquinho também é um dos idealizadores da Romat (Rede de Oficinas Mecânicas do Alto Tietê), grupo que surgiu em 2003 com o objetivo de oferecer mais qualidade aos serviços automotivos da região. Por meio do associativismo, eles buscam melhores condições de capacitação técnica e administrativa.

Anualmente, a Romat realiza eventos sobre a importância da manutenção preventiva, cursos de mecânica para mulheres e, pelo menos uma vez por mês, um treinamento técnico para os colaboradores das oficinas da rede.

Além da Romat, a Mecânica Chiquinho faz parte da rede EcoCar e da Original Auto Center. Mais recentemente, a empresa conquistou o Selo Sindirepa de Sustentabilidade, que atesta as boas práticas de gestão administrativa e ambiental.

 

VENCEDOR - Antes de ter o próprio negócio, inaugurado há 22 anos, Chiquinho trabalhou como colaborador em várias oficinas, até que decidiu arriscar a sorte. “Foram dois anos e meio consertando carros na rua. Depois eu consegui alugar um prédio onde montei a primeira oficina”, recorda. 

O contrato era válido por quatro anos. Mas, depois de três anos e oito meses, o reparador mudou para a sede própria. Sempre auxiliado pela esposa Raquel, que cuida da parte administrativa, o empresário planeja ampliar o imóvel, que ficou pequeno diante da clientela. “Com o sonho e muito trabalho, a gente chega lá”, resume Chiquinho.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Janeiro da Revista Reparação Automotiva.

21/01/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload