A IMPORTÂNCIA - De um bom diagnóstico

14/08/2016

 

Passat com falha no cilindro, o diagnóstico correto mostrou que o problema não era nas bobinas, velas, chicote e nem eletrônico

 

Caso
Em Suzano, São Paulo, o proprietário de um Passat 2006 foi até o Departamento Técnico de Manutenção Preventiva e Corretiva de Autos Mingau, para mostrar que o carro apresentava falha no motor. Segundo o cliente, já havia passado por outras oficinas, as quais trocaram vários itens do carro, mas o problema persistia.

 

Diagnóstico
A primeira providência de Edson Roberto de Ávila, conhecido na região onde atua por Mingau, foi a de instalar o equipamento de diagnóstico. “O equipamento mostrava que a queima estava irregular, partimos para a detecção de qual cilindro vinha a irregularidade onde percebemos que o problema estava no terceiro cilindro. A queima não era eficiente, apresentava problemas de catalisador, entre outros. O próximo passo foi o de verificar o estado das velas e bobinas, sensor da massa de ar, apesar do cliente ter confirmado que já havia trocado as peças, e foi constatado que trabalhavam de maneira correta. Para confirmar instalamos os componentes antigos, substituímos as peças trocadas anteriormente”, lembra ele.
Terminada as avaliações, chegou-se a conclusão de que o defeito era mecânico e não eletrônico. “Para descobrir o defeito, foram removidas as velas e testamos o valor de taxa dos cilindros onde deparamos com o valor completamente irregular no cilindro defeituoso, removemos a tampa de válvula e analisei o funcionamento do cilindro que falhava, foi quando descobri que o balancim estava com problemas, ele foi causado porque a mola quebrou”, explica.

 

Reparo
Mas o reparo não foi fácil: ele precisou do conhecimento técnico e criatividade para solucionar. “Por causa da localização da peça com difícil acesso, eu precisei desenvolver uma ferramenta para baixar a válvula, o balancim e substituir a mola”, finaliza Mingau.
Solucionado o problema, o cliente ficou satisfeito e agora as revisões e manutenções do Passat 2006 são feitas só no Departamento Técnico de Manutenção Preventiva e Corretiva de Autos Mingau.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Revista Reparação Automotiva Edição 140

29/05/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload