fbpx

Veículos idênticos podem ter diferenças entre modelo de bomba d’água

Um dos principais componentes do sistema de arrefecimento, a bomba d’água é responsável por fazer com que o líquido de arrefecimento circule pelas galerias do moto, desempenhando, assim, papel fundamental no motor do veículo, pois é através do liquido de arrefecimento que ocorre a troca de calor e controle da temperatura de trabalho do motor. “A bomba d’água requer atenção especial do reparador na hora da manutenção, pois, visualmente, a bomba d’água pode parecer igual a outra, no entanto, pode haver diferenças na construção”, alerta Edson Vieira Assistente Técnico da Nakata.

Para exemplificar, a Nakata cita as bombas d’água Fiat com correia V e poli V. Por exigir mais do conjunto as bombas com correia poli V tem rolamento reforçado. Outro exemplo é a bomba d´água dos motores VW AP, aqui também a diferença nas correias demanda uma bomba com rolamento reforçado. “Se usar a bomba d’água para polia V num sistema de polia poly V, que exige mais da bomba, ocorrerá sobrecarga da bomba e consequentemente afetará a vida útil da peça”, ressalta.

Para não cometer este equívoco, a Nakata recomenda consultar sempre o catálogo eletrônico (www.catalogonakata.com.br) e só aplicar o produto especificado para o modelo.

Sobre a Nakata Automotiva – Há 70 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *