fbpx

Revisões constantes e calibragem dos pneus podem diminuir o consumo de combustível

Muitos consumidores, ao comprar um carro, se preocupam muito com os gastos gerados pelo veículo. Muitos pontos são analisados pelo comprador, dentre eles, a autonomia do veículo. Porém, poucos motoristas sabem que pequenas atitudes podem diminuir o consumo de combustível e levar o carro a se tornar mais econômico.

Com o surgimento de carros flex, os motoristas passaram a privilegiar os carros que podem ser abastecidos com álcool, já que tal combustível é mais barato do que a gasolina. A comparação de preço entre os dois tipos de combustível pode ser inútil, se os motoristas não seguirem orientações dadas por concessionários ou mecânicos.

Carregar peso excessivo, não trocar o filtro de ar e acelerar em semáforos são algumas ações que elevam o consumo de combustível do carro.

“Fazer as revisões indicadas, ficar atento quanto à calibragem dos pneus e evitar andar com o motor em alta rotação são medidas simples e as mais indicadas aos motoristas que buscam maior autonomia de seus veículos”

Muitos motoristas não sabem que deixar de trocar o filtro de ar pode aumentar em até 10% o consumo de combustível do veículo. Andar com o veículo cheio de carga no porta-malas também sobrecarrega o automóvel. Motoristas devem trocar as marchas no momento certo. Evitar esticar as marchas, não usar marchas fortes em trechos onde não há necessidade, não colocar ponto morto em descidas e não acelerar o veículo no intervalo de mudança da marcha são atitudes que podem diminuir o consumo dos veículos e render uma boa economia ao proprietário do carro.

Dicas para diminuir o consumo de combustível e aumentar a autonomia do veículo:

  • Ao escolher entre o álcool ou a gasolina, observe o custo de cada um e faça as seguintes contas: se o preço do álcool for de até 70% em relação ao da gasolina, é melhor abastecer com álcool. Basta multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7 e checar se o resultado é maior ou menor ao do preço do álcool;
  • Rodar com pneus com pressão 30% inferior à recomendada pelo fabricante do veículo aumenta o consumo do carro, devido à resistência à rodagem. Portanto, sempre mantenha os pneus dos veículos calibrados;
  • Alinhe a suspensão do veículo. A suspensão desalinhada ocasiona em um maior consumo de combustível. Faça, a cada 10 mil quilômetros, a revisão de suspensão/direção;
  • Evite acelerações bruscas;
  • Não acelere ao desligar o motor.

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *