fbpx

Limpeza das peças elétricas fortalece a saúde do carro

Os componentes elétricos são essenciais para alimentar a energia do carro, afinal praticamente todas as peças do veículo dependem de um acionamento elétrico para ligar. A alta performance das fiações do veículo está diretamente ligada à limpeza das peças elétricas, pois a superfície livre de impurezas permite maior fluidez na condução da energia.

No entanto, diferentemente da sujidade encontrada na superfície do carro, quando é possível remover com certa facilidade, os componentes elétricos precisam de um cuidado mais detalhado na sua limpeza. A higienização do sistema elétrico acontece na manutenção veicular, quando ocorrem os processos de montagem e desmontagem dos condutores.

“Todas as peças do veículo estão sujeitas à poeira, à sujeira do ambiente e até à oleosidade. A limpeza das peças elétricas é feita na manutenção para melhorar o desempenho do veículo e manter os condutores longe de resíduos”, explica Célio Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel para América Latina.


A limpeza de contatos elétricos e eletrônicos do carro deve ser feita com agentes desengordurantes à base de solvente, como a tecnologia Loctite SF 7647, que atua na limpeza dos terminais dos chicotes, caixa de fusíveis, conectores elétricos, quadro de disjuntores, parte interna de alternador, sensores, unidades de comando eletrônicos e sistemas de injeção eletrônica.

Esses condutores elétricos, em geral, estão sujeitos aos mais variados tipos de resíduos, como graxa, óleo, poeira e outros contaminantes de superfície. Os carros e caminhões que circulam em locais de terras e áreas litorâneas estão mais expostos à sujidade desses componentes.

“O cuidado na manutenção ajuda não apenas a manter os dispositivos elétricos em pleno funcionamento como aumenta a vida útil do veículo”, completa Célio Ruiz.

Quer saber mais sobre sistema elétrico? Confira essa matéria sobre o sistema eletroeletrônico do Audi A3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.