fbpx

Entrevista: Antenor Frasson Jr- Diretor Geral PACCAR Parts

PACCAR Parts, a divisão de peças de reposição da DAF Caminhões, atua também com a TRP, peças para outras marcas e projeta crescimento de mercado nos próximos anos

Por: Edison Ragassi/ Foto: Divulgação

A DAF Caminhões iniciou as operações no Brasil em 2011, sendo assim, é a fabricante de veículos comerciais mais nova do mercado nacional. A fábrica está localizada em Ponta Grossa (PR) em um terreno de 2,3 milhões de m², ou seja, é a maior área do Grupo PACCAR no mundo. Além da produção de caminhões a empresa atua também no pós-vendas com a divisão PACCAR Parts, a qual fornece as peças genuínas DAF e também a TRP, marca de autopeças global para atender veículos comerciais de outras fabricantes.

Em janeiro de 2022, a PACCAR Parts nomeou Antenor Frasson Jr, como Diretor Geral na América do Sul. O executivo é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Paraná e tem MBA em Desenvolvimento de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Ele concedeu entrevista exclusiva para a Reparação Automotiva Pesados e mostra otimismo com o mercado de reposição. “Acreditamos no crescimento orgânico do mercado de reposição”. “Temos ações definidas para o atacado e varejo, com ótimas oportunidades para o caminhoneiro autônomo e o frotista”.

Reparação Automotiva Pesados: Como está estruturada as divisões de peças para o mercado de reposição da PACCAR Parts?

Antenor Frasson Jr: A PACCAR Parts é a divisão de reposição de peças do Grupo PACCAR, que detém em seu portfólio as marcas de caminhões DAF, Kenworth e Peterbilt. Somos líderes mundiais em venda e distribuição de peças para veículos pesados. Para o mercado latino-americano, oferecemos as Peças Genuínas PACCAR, exclusiva para os itens dos motores GR-7, MX11 e MX13 da marca; as Peças Genuínas DAF, contemplando um portfólio completo para os caminhões DAF CF e XF; e a linha de Peças Multimarcas TRP que considera um extenso portfólio de peças de reposição, são mais de 15.000 códigos de peças, de um acessório à um item de performance/“powertrain”, para todas as marcas de caminhões pesados e semipesados, carretas e, também, itens para ônibus. A linha TRP conta com fornecedores globais e são testadas e homologadas nos mesmos rígidos padrões de qualidade PACCAR. As peças (PACCAR / DAF / TRP) tem garantia de 1 ano e são encontradas na Rede de Concessionárias DAF em todo o território nacional e, também, nas 8 lojas TRP que estão localizadas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

RAP: Atualmente como estão divididos os negócios da Paccar Parts? Qual porcentagem das vendas são feitas para o caminhoneiro independente e qual porcentagem para o frotista?

AFJ: Não temos diferença de atendimento aos clientes DAF ou Multimarcas, pois nossa rede está apta para fornecer Peças e Serviços de qualidade para todas as marcas de caminhões, alinhados à uma realidade do mercado, no qual o frotista ou caminhoneiro independente necessita de peças e serviços de qualidade, independente da marca do seu caminhão. Naturalmente, o maior percentual de vendas está concentrado nas grandes frotas DAF, cuja demanda tem aumentado na mesma proporção do aumento do parque circulante de veículos DAF. Nossos diferenciais vão desde programas como o Box Express! para serviços rápidos de manutenção e preço competitivo; oferecemos promoções nacionais e regulares em peças que podem ser adquiridas diretamente no balcão, na oficina, ao telefone ou pelo E-commerce da marca.  

RAP: Como a Paccar Parts evolui desde o início das operações no mercado brasileiro?

AFJ: Desde o início das operações no Brasil, a PACCAR Parts tem obtido resultados significativos de crescimento nas vendas de peças de reposição. Nos últimos anos, triplicamos nosso faturamento através do aumento no portfólio de peças DAF e, principalmente, da linha multimarcas TRP que contam com mais de 15.000 itens. A expansão da Rede de concessionárias DAF e a abertura das lojas TRP nos permitiu maior capilaridade na distribuição, atendendo clientes e mercados de passagem que necessitam de suporte ágil e de qualidade. Soma-se a isso, a inauguração do 1º Centro de Distribuição de Peças, na cidade de Ponta Grossa (no mesmo local que está localizada a fábrica DAF), que agrega processos e tecnologia na atividade logística, garantindo aos concessionários mais de 99% de acuracidade de entrega da peça. Isso quer dizer que o cliente encontra a peça certa, no momento certo.  

RAP: Uma das consequências da pandemia foi provocar falta de matéria prima e peças no mercado global. A Paccar Parts também foi afetada?

AFJ: A pandemia impactou a todos, inclusive alterando ou postergando alguns dos planos que possuíamos, contudo podemos afirmar que não houve interrupção na reposição de peças para o grupo PACCAR. Nossa equipe de planejamento de materiais antecipou as demandas e garantiu a maior disponibilidade, mesmo nos momentos críticos da pandemia.

De forma estratégica, nossos parceiros e fornecedores possibilitaram a manutenção de nossos estoques, o que possibilitou o atendimento equilibrado à demanda de nossos clientes.

RAP: E o potencial de crescimento. Ele está concentrado no independente ou no frotista?

AFJ: Ambos os públicos estão em nosso objetivo. Temos ações definidas para o atacado e varejo, com ótimas oportunidades para o caminhoneiro autônomo e o frotista. A Rede de concessionárias DAF oferece alternativas atrativas para a aquisição dos caminhões da marca, sejam eles novos ou seminovos. Da mesma forma, estamos cada vez mais focados em proporcionar os melhores serviços e condições para a compra de peças e acessórios.

RAP: Em termos de atendimento, a empresa realiza treinamentos, palestras com os reparadores independentes de veículos pesados? Quais e como eles podem participar?

AFJ: Nossos concessionários são treinados pela fábrica para o melhor atendimento aos clientes, vendas de Peças multimarcas e a manutenção adequada dos caminhões DAF. Os parceiros comerciais na área de reposição também participam e oferecem conhecimento extra na área técnica e comercial. Localmente alguns concessionários realizam eventos com o objetivo de treinar suas equipes e clientes sobre os produtos e serviços disponíveis na região. Eventualmente alguns reparadores independentes, que também são clientes da marca, são convidados para estes eventos.

RAP:  Quais as perspectivas para os próximos anos no mercado de reposição de peças para veículos pesados?

AFJ: Acreditamos no crescimento orgânico do mercado de reposição, na mesma proporção do crescimento das vendas de veículos novos. A PACCAR Parts é um player novo neste negócio e tende a continuar crescendo a números acima da média, impulsionado pelo forte aumento da frota de caminhões DAF, contemplando o portfólio de peças DAF e, especialmente, da linha multimarcas TRP. Nosso foco é reforçar o relacionamento com nossos clientes através de ações comerciais e atuando junto à área de serviços DAF e lojas TRP. Temos planos de expansão para o atendimento aos clientes no Brasil e América do Sul, o que nos possibilitará atender novos clientes e veículos em diferentes categorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *