fbpx

O Primeiro SUV

Os SUVs, ou do inglês Sport Utility Vehicle, se tornou um dos queridinhos do consumidor brasileiro. Diversos fatores influenciaram para esse modelo de carro se tornar muito bem quisto pelo motoristas, seja o conforto ou a praticidade de, teoricamente, ser apto a andar em qualquer terreno, mas você sabe como surgiu o primeiro SUV? A Revista Reparação Automotiva te conta.

O começo do SUV

Assim como a história do automóvel, existem duas histórias que levam ao primeiro SUV da história. O  Willys-Overland Station Wagon, lançado em 1946 nos Estados Unidos, é considerado por muitos o primeiro. Revolucionando os veículos utilitários da época ele tinha base no Jeep, a versão 4×2 serviu de referência para todos os demais modelos do SW, incluindo o 4×4.

O modelo tinha suspensão dianteira independente e carroceria de aço, mais fácil de produzir e manter e mais segura que as feitas de madeira que eram usadas pelos station-wagons até então. Em 1949, ganhou opção de tração integral. O modelo teve mais de 300 mil exemplares produzidos até 1965, quando foi substituído pelo Jeep Wagoneer.

Outros acreditam que o Chevrolet Suburban merece ser considerado o primeiro SUV do mundo. O Willys-Overland Station Wagon começou a ser produzido em 1946, mas o modelo da Chevrolet começou a ser fabricado em 1935.

O modelo coleciona títulos uma vez que, ao ser produzido até hoje, é considerado o mais antigo veículo do mundo que continua em fabricação. E tem mais, atualmente é também o maior SUV produzido pela Chevrolet. 

Foi criado para transportar famílias inteiras pelas áreas suburbanas dos Estados Unidos. Por conta disso é um carro espaçoso, com três fileiras de bancos, mais confortável que os demais utilitários, que estavam mais ligados ao exército ou ao trabalho no campo. 

Presença nacional

O SUV no Brasil não é um fenômeno recente. O Willys-Overland Station Wagon circulou no Brasil com o nome de Rural – um clássico do nosso automobilismo produzido de 1958 até 1977. Outro automóvel com tamanho avantajado que ganhou seguidores por aqui foi a Chevrolet Blazer. 

Mas o modelo que vendeu bastante por aqui e foi criado especificamente para o mercado brasileiro foi a o Ford Eco Sport. Ela é considerada como uma SUV compacta, e desde o lançamento da sua primeira versão em 2003 foi um sucesso de venda e crítica. Na soma das duas gerações, o EcoSport teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em Camaçari, na Bahia, voltadas ao mercado interno e de exportação.

Com o fim da produção de veículos da ford no Brasil, o o modelo está chegando ao final da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *