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O sistema de arrefecimento

Um cuidado básico e essencial para manter a vida longa do motor é a manutenção preventiva do Sistema de Arrefecimento. É comum o erro de restringir este importante sistema apenas à figura do Radiador, grave engano, ele é importante, mas sozinho não garante a temperatura ideal de funcionamento do motor. Líquido arrefecimento, bomba, válvula termostática, sistema de passagem de ar forçado, sensores de temperatura, mangueiras, tampas. termo-interruptor e Reservatório de Expansão, são importantes elementos nesse Sistema.

Em média esses componentes têm via útil de 30.000 Km, os primeiros sintomas de falha são: Nivel do líquido baixando, cor de ferrugem, temperatura inadequada do motor, motor falhando e consumo elevado de combustível. Nos mais de 2 mil veículos avaliados, 44% apresentam problemas no sistema de arrefecimento. (Fonte-Sindipeças)

Funcionamento do Sistema de Arrefecimento

A bomba força a circulação do líquido de arrefecimento pelo Sistema. Enquanto o líquido de arrefecimento não atinge a sua temperatura normal de funcionamento a válvula termostática impede seu fluxo para o radiador. Quando a temperatura do líquido de arrefecimento atingir a sua faixa definida como normal, entre 80 a 90ºC, parte do fluxo é direcionada pela válvula termostática, para o radiador. Quando a temperatura se aproximar do limite máximo (95 ºC), todo fluxo do líquido de arrefecimento é direcionado pela válvula termostática, para o radiador.

Quando a temperatura do líquido de arrefecimento aumenta, o seu volume e a pressão também aumentam. As válvulas localizadas na tampa do Reservatório de Expansão são responsáveis pelo controle da pressão do sistema. O Objetivo do Sistema é operar sob pressão aumentando o ponto de ebulição evitando danos ao motor.

Manutenção do Sistema de Arrefecimento

Verificar quinzenalmente o nível do líquido de arrefecimento, condição das mangueiras, tampa e Reservatório de Expansão. Jamais tente abrir a tampa com o motor em temperaturas elevadas, espere esfriar o motor para abrir a tampa.

Reservatórios sujos impossibilitam a verificação do nível por isso devem ser trocados e não lavados ou limpos com areia (como de costume). Caso o nível do liquido esteja abaixo do limite mínimo, com o motor frio, a GONEL recomenda completar a mistura água-aditivo na proporção 60%-40% ou 50%-50%, novamente lembrando somente abrir a tampa do reservatório com o motor completamente frio.

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