fbpx

Manutenção do carro com a chegada do inverno

Com a chegada do inverno, as grandes cidades registram a inversão térmica, fenômeno climático que aumenta a concentração de poluentes e, por consequência, agrava as doenças respiratórias. Nesta estação, a NGK, multinacional japonesa especialista em peças para sistemas de ignição, alerta o motorista para a importância de manter a manutenção do carro em dia. 

Segundo Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, o condutor deve redobrar a atenção com a manutenção do carro para além do consumo de combustível, que figura entre os principais motivos para as avaliações em oficina. “O motorista precisa se preocupar com o controle dos níveis de emissões, que também está associado ao consumo de combustível, a fim de proteger o meio ambiente e a saúde”, afirma. 

Nessa tarefa, um componente fundamental é a sonda lambda, também conhecida como sensor de oxigênio, cuja função é manter a mistura de ar-combustível em proporção correta para assegurar a eficiência do catalisador, contribuindo para a redução dos níveis de emissões de poluentes. “Trata-se de uma peça que trabalha em condições bastante difíceis dentro do tubo de escapamento, sendo exposta a altas temperaturas e gases provenientes da combustão do motor”, explica Mori.

De acordo com o consultor de Assistência Técnica da NGK, a sonda lambda possui uma vida útil elevada – a depender das condições de trabalho pode ultrapassar os 90 mil quilômetros rodados, porém o uso de combustível de baixa qualidade pode danificar o componente. “Portanto, recomenda-se que o motorista leve o carro a uma oficina de confiança para verificar o funcionamento do sensor de oxigênio uma vez por ano ou a cada 30 mil quilômetros”, orienta. 


Sobre a NGK

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP. A empresa – detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores e ferramentas de corte) – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores de produtos. Para mais informações, acesse: http://www.ngkntk.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *