fbpx
Manutenção do sistema de arrefecimento do carro

Manutenção do sistema de arrefecimento

Para minimizar a ação corrosão e outros agentes que prejudicam o bom funcionamento do sistema, deve-se efetuar a verificação do sistema de arrefecimento de acordo com as instruções do fabricante

O sistema de arrefecimento controla a temperatura do motor a explosão de um automóvel. Nos automóveis mais antigos existia somente a preocupação de se dissipar o calor gerado pelo motor, mas nos atuais devido ao gerenciamento eletrônico do motor qualquer mudança na sua temperatura é alterada a quantidade de combustível injetado e o ponto de ignição. Portanto, quando é feita a manutenção do sistema de arrefecimento, o motor trabalha na temperatura ideal, tem maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumentará seu desempenho.

Com o objetivo de minimizar a ação corrosão e outros agentes que prejudicam o bom funcionamento do sistema, deve-se efetuar a verificação do sistema de arrefecimento de acordo com as instruções do fabricante. Como argumentos, é bom lembrar que a limpeza do sistema de arrefecimento contribui com a inspeção veicular e a manutenção preventive evita gastos e diminui emissão de poluentes.

A Manutenção preventiva mantém o sistema de arrefecimento em ordem

A manutenção preventiva é a melhor forma de manter o sistema em ordem, e proporciona o máximo de desempenho do motor com o menor consumo de combustível e redução da emissão de poluentes.

Um sistema limpo e com as corretas proporções de aditivo mantém o motor lubrificado, livre de corrosão, evita entupimentos e reposição de peças. Além disso, os aditivos diminuem o ponto de congelamento e ebulição. A circulação de água contaminada e a falta de aditivo no sistema geram eletricidade estática, o que interfere na leitura da injeção electronica e gera perda de potência, maior consume e maior emissão de poluentes.

Nas proporções corretas, os aditivos proporcionam grande estabilidade térmica, o que auxilia na manutenção da temperatura ideal de funcionamento do motor, o que permite o máximo de potência com o menor consumo de combustível e emissão de poluentes.

Equipamento Elétrico para Limpeza e Manutenção do Sistema de Arrefecimento

Equipamento Elétrico para Limpeza e Manutenção do Sistema de Arrefecimento
TAR-3000 /TAR-2000 com bomba elétrica

Equipamento com bomba elétrica que auxilia na limpeza e troca do líquido do sistema de arrefecimento, esta troca pode ser efetuada pela mangueira do radiador e reservatório de expansão

• Características básicas:
– Bomba elétrica
– Reservatório de líquido novo
– Reservatório de liquido velho de 20 lts
– Escoamento de liquido velho através de mangueira
– Alimentação: 220V
– Dimensão:
:: Altura: 1200mm
:: Profundidade: 30mmm
:: Largura: 300mm

• Acompanha:
– Módulo TAR-3000
– Mangueiras adaptadoras
– Manual de usuário

• Executa:
– Troca e a limpeza do sistema de arrefecimento;
– Teste de estanqueidade no modelo TAR-5000 pneumático, que trabalha com a válvula termostática aberta.
– Tem maior capacidade de litragem, 30 litros; maior pressão na bomba; tamanho reduzido e garantia de 1 ano.

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.