fbpx

A história da Honda CG

Contamos a história da Honda CG, moto mais vendida da história do Brasil, passando da marca de mais de 13 milhões de unidades vendidas

O Brasil é um país de apaixonados por motos. Seja pela praticidade, ou pela sensação de liberdade, andar de duas rodas é um meio de locomoção muito comum por aqui. Um dos seus modelos mais icônicos é a Honda CG, que ano passado completou 45 anos e a Revista Reparação Automotiva conta um pouco da sua história.

1ª GERAÇÃO

A história da Honda CG começa em 1976, onde foi o primeiro modelo a ser fabricado pela unidade fabril da marca em Manaus (AM). O modelo conta com motor de 125 cm³, de grande desempenho, durabilidade e agilidade.

Ao final da primeira geração, a marca apresentou ao mercado brasileiro a CG 125 a álcool, primeira motocicleta do mundo com este tipo de combustível. Trazia também câmbio de cinco marchas, que chegaria à versão a gasolina apenas em 1985.

2ª GERAÇÃO

A CG ganha alterações visuais e fica mais encorpada. Carburador recebe o sistema Ecco de injeção de combustível.
O câmbio passa de quatro para cinco velocidades, de acionamento universal, novo escalonamento e melhor aproveitamento da potência do motor.

A geração também marca a versão para uso profissional: CG 125 Cargo. Com banco individual e mais largo, conta com bagageiro para receber a instalação de baú. Entre outras alterações, o chassi e roda traseira são reforçados e a suspensão dianteira passa a ser regulável.

3ª GERAÇÃO

É lançada a CG 125 Today. Grandes alterações visuais no painel e no banco, além de rabeta com estilo inovador e quadro mais reforçado.

O modelo recebe no motor e chassi, respectivamente, nada menos que 69 e 74 alterações. As novidades resultam em aumento da potência em ampla faixa de rotação, economia de combustível, reduzido nível de ruído e baixa manutenção, além de maior rigidez estrutural. Entre as inovações, adoção do sistema CDI.

4ª GERAÇÃO

Essa geração é marcada pelo lançamento da CG 125 Titan, com novo design e 90 alterações técnicas. Entre elas, comandos elétricos em novo desenho; alças traseiras nas laterais; tanque de formas arredondadas, novos freios e conjunto de embreagem.

5ª GERAÇÃO

 Apresentada a quinta geração da família CG 125, que continua com o nome Titan. O exclusivo sistema ante esvaziamento de pneus Tuff-up passa a equipar o modelo.

6ª GERAÇÃO

A CG ganha novo motor de 150 cm³ e passa a chamar-se CG 150 Titan. Mais econômica, ágil e durável, tem design renovado para acompanhar as modernas tendências. CG 150 Job: É lançada a nova Honda CG 150 JOB, evolução da consagrada CG 125 Cargo. Única motocicleta nacional homologada para transporte de carga. Apresentada a Honda CG 150 Sport. Busca atingir o consumidor que valoriza tecnologia, esportividade e diferenciação. 

7ª GERAÇÃO

CG 150 Titan é a motocicleta mais vendida do Brasil. Além de novo visual, incorpora sistema de injeção eletrônica (PGM-FI), tecnologia, que pela primeira vez equipa uma motocicleta da categoria Utility no Brasil. Modelo apresenta, com antecedência de três anos, níveis bem abaixo dos limites estabelecidos pela terceira fase do Promot, previsto para vigorar a partir de 2009.
CG 125 Fan: Cresce em força e desempenho, agora com motor OHC (Over Head Camshaft), de comando de válvulas no cabeçote. Modelo antecipa em três anos os limites previstos pelo Promot, aplicáveis a partir de 2009.
Lançada a CG 150 Titan Mix, com novo e inédito conceito de mistura de combustíveis para motocicletas. É o primeiro modelo no mundo, produzido em série, que utiliza tanto o álcool quanto a gasolina como combustíveis, em sintonia com a estratégia mundial da Honda voltada para a preservação do meio ambiente. Ainda em 2009, a Honda oferece ao mercado uma opção mais completa, a nova CG 150 Titan Mix EX, que agrega esportividade e mais sofisticação dentro da categoria Utility.

8ª GERAÇÃO

A Honda inicia mais um ciclo da família CG, uma das mais bem-sucedidas da marca. Renovada, traz as últimas tendências em design e tecnologia voltadas para a funcionalidade e diversão. A Linha 2014 apresenta três opções: CG 125 Fan (KS/ES/ESD), CG 150 Fan (ESDi) e CG 150 Titan (ESD/EX).

Em ação inédita no mercado dentro de seu segmento, família Honda CG 2014 passa a ter três anos de garantia. Honda lança série especial CG 150 Titan EX BR com cores da bandeira brasileira. Versão foi apresentada 1 mês antes do inicio da Copa do Mundo de Futebol, sediada no Brasil naquele ano. Família Cargo (125 e 150) ganha duas versões, com destaque para o modelo com motor Flex de 150cc. Honda lança primeira motocicleta de baixa cilindrada com sistema de freios CBS (Combined Brake System). Com objetivo de oferecer mais segurança aos motociclistas, modelo se tornou o primeiro do mundo a oferecer a tecnologia em sua faixa de cilindrada.
CG 150 Start é lançada no mercado. Modelo chega com conceito inovador: objetivo é oferecer eficiência mecânica com o custo dos modelos de 125cm³.

9ª GERAÇÃO

Para terminar a história da Linha Honda CG (pelo menos por enquanto) a nona geração chega com o modelo 2016 e com uma grande novidade: nova motorização de 160cm³, em substituição às versões com motor de 150cm³. Com um projeto totalmente novo, a nona geração também trouxe design renovado, mais esportivo e moderno.

A Honda traz a CG 160 Titan Special Edition – Honda traz uma edição especial da CG 160 Titan, versão 2017, limitada a 7.000 unidades, com grafismos exclusivos. O modelo recebeu a tonalidade branca como base, com detalhes em azul e vermelho nas laterais, além de rodas em dourado, uma inspiração nos modelos esportivos e no conceito Honda Racing

Foi introduzido o sistema CBS na CG 160 Start, além do suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork), nas três versões (Titan, Fan e Start), tecnologia anteriormente exclusiva dos modelos de maior cilindrada, que permitirá aos modelos maior eficiência .

A geração marcou os 25 anos da linha Titan (1994~2019). Para comemorar o marco de 25 anos de mercado, a Honda apresentou uma edição especial com nova pintura, grafismos inéditos e aplicação de logotipo no tanque de combustível. Para este modelo, foram produzidas apenas 8.000 unidades

Completando 45 anos de produção, a linha CG 2022 chega ao mercado com novas cores e design da carenagem atualizado em todas versões: Honda CG 160 Start, CG 160 Fan, CG 160 Titan e CG 160 Cargo.

Confira as principais noticias do setor das duas rodas com a nossa seção especial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *