fbpx

Valeo produz 100 milhões de câmeras em unidade na Irlanda

Em 2022, um importante cliente mundial da Valeo lançará um veículo equipado com câmeras inteligente

 A Valeo atingiu a marca de 100 milhões de câmeras automotivas de campo próximo, que dá ao carro sua visão traseira e surround, produzidas em sua unidade de Tuam, na Irlanda (cerca de 850 funcionários). A primeira câmera saiu das linhas de produção irlandesas em 2002. Oito anos depois, em 2010, um milhão de unidades foram entregues aos clientes. Em 2013, a marca de dez milhões de câmeras foi atingida e, em 2015, o número dobrou para 20 milhões. Entre 2015 e 2018, a produção aumentou 30 vezes em comparação com os primeiros oito anos, com 30 milhões de câmeras fabricadas em três anos, totalizando 50 milhões. Os quatro anos entre 2018 e 2022 viram a produção total dobrar e ultrapassar a marca de 100 milhões de câmeras. A unidade de Tuam está no centro deste sucesso industrial, para o qual contribuíram três outras fábricas da Valeo em todo o mundo (outra na Europa, uma na América do Norte e uma na Ásia).

O Ministro de Comércio Empresarial e Emprego Irlandês, Leo Varadkar TD, declara: “Parabéns a toda a equipe Valeo por este marco realmente significativo na unidade em Tuam. Desde 2007, a Valeo criou aproximadamente 600 empregos em Galway. Alcançar cem milhões de câmeras é uma conquista notável e prova da experiência e talento de cada membro da equipe. Estou muito feliz em saber dos planos da empresa de fazer mais, para aumentar ainda mais a produção de câmeras nos próximos quatro anos e desejo que a equipe continue a obter um sucesso contínuo.”

“De uma empresa pequena, inovadora e dinâmica, capaz de ser o principal fornecedor de câmeras para montadoras na Europa no início dos anos 2000, a unidade de Tuam, adquirida pela Valeo em 2007, transformou-se em uma gigante global no campo da visão veicular.” disse Marc Vrecko, Presidente do Grupo de Negócios de Sistemas de Conforto e Assistência à Condução da Valeo. “E as coisas estão prestes a evoluir a um novo patamar. Agora planejamos produzir mais de 20 milhões de câmeras por ano e entregar globalmente tantas unidades para as montadoras clientes nos próximos quatro anos quanto fizemos nos últimos 15, o que significa mais 100 milhões de câmeras até 2026.”

Essas 100 milhões de câmeras não teriam sido possíveis se a Valeo não tivesse realizado com sucesso três revoluções. A primeira foi no campo do desempenho industrial, onde a produção em massa tornou os sistemas de alta tecnologia amplamente acessíveis em todo o mundo. Depois veio a revolução da segurança e do conforto, que possibilitou ver o que antes era invisível e, assim, garantir uma mobilidade mais segura e fácil. A última foi a revolução da inteligência, quando os algoritmos de inteligência artificial e o software associado tornaram-se componentes centrais dos sistemas de visão da Valeo, permitindo novos recursos, como visão através do corpo e recursos autônomos de estacionamento e direção.

A Valeo possui um enorme centro de Pesquisa e Desenvolvimento integrado à unidade de Tuam com um amplo know-how em Engenharia de Produto e Processo em Mecatrônica, Sistemas e Software, bem como Teste e Validação. Mais de 70% de sua equipe são engenheiros com experiência em codificação que desenvolveram recursos inovadores para a indústria automotiva. Um exemplo é a tecnologia de fusão de imagens, que cria um único instantâneo de várias fontes de vídeo. É assim que hoje, quando os motoristas de muitos carros ao redor do mundo engatam a marcha à ré, eles podem ver seu veículo como se fosse filmado de cima por um drone – mesmo que esse drone não exista. O fluxo de imagens filmadas, gravadas e processadas por inteligência artificial fornece dados suficientes para que os carros atinjam o nível 2+ de automação. Em 2022, um importante cliente mundial da Valeo lançará um veículo equipado com esta câmera inteligente. Terá recursos avançados de assistência e automação, tanto para estacionamento (manobras em baixa velocidade) quanto para condução.

Hoje, as câmeras Valeo são diferenciadas por sua miniaturização, precisão (fornecendo uma imagem nítida em temperaturas que variam de -40°C a +85°C com resolução de até 3 megapixels) e precisão (fabricação até o micrômetro), assim como por seu poder computacional, que assumiu tanta importância quanto a óptica.  Isso tudo torna a Valeo e sua unidade de Tuam líderes mundiais em visão automotiva. É, em alguns aspectos, a aplicação da citação de fevereiro de 1675 do matemático Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de Gigantes”.

A Valeo já é a número um do mundo em sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), equipando um em cada três carros novos globalmente com suas tecnologias, e pretende acelerar ainda mais nesse campo. Suas câmeras desempenham um papel essencial nessa aceleração. O Grupo anunciou este objetivo em fevereiro de 2022 com o lançamento do seu plano Move Up, a estratégia de criação de valor no centro das quatro megatendências que estão agitando a mobilidade (eletrificação, ADAS, reinvenção da experiência interna e iluminação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *