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Conheça os detalhes do SUV Audi e-tron

Começa uma nova fase da indústria automotiva, os veículos movidos a energia elétrica.

A indústria automobilística está em constante evolução. Nos dias de hoje a principal meta é de preservar o meio ambiente, evitar a emissão de gases nocivos na atmosfera expelidos pelos escapamentos de automóveis. A solução encontrada é eletrificar os veículos. Assim, as fabricantes trabalham para oferecer opções aos clientes. Um dos modelos 100% elétrico que foi lançado no velho continente e está disponível para o consumidor brasileiro é o SUV Audi e-tron. Conheça os detalhes do SUV Audi e-tron.

O modelo traz o que há de mais moderno na construção de automóveis, associada a propulsão elétrica. Ele é montado na plataforma MEB. Utiliza dois motores elétricos, por isso, as forças são distribuídas em 135 kW (183,5 cv) de potência e 31,5 kgfm de torque na frente. Enquanto que o motor traseiro entrega 165 kW (224,3 cv) de potência e 36,2 kgfm, portanto, a potência total é de 408 cv e 67,8 kgfm de torque. Como nos motores elétricos o torque é instantâneo, seu desempenho é de um hatch esportivo. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.

No que diz respeito a motorização, não há trabalho para o reparador independente. “Esta é a nova realidade, motor elétrico não tem pistão, biela, válvulas, não precisa de óleo para lubrificar, entre outras partes, sendo assim, não há trabalho para o reparador”, avalia Nilson Patrone, da Oficina Power Class em São Bernardo do Campo (SP).

Porém, outro item comum nos veículos com motor a combustão, também é utilizado no carro elétrico, o radiador e liquido de arrefecimento. “Nos carros tradicionais, o radiador integra o sistema de arrefecimento do motor, no elétrico ele serve para arrefecer a bateria. Existe o radiador, a ventoinha, o liquido de arrefecimento, os quais necessitam de manutenção e substituição”, fala ele.

Motor elétrico traseiro
Motor elétrico no eixo dianteiro
Pivôs

Já o sistema de freio é composto por discos e pastilhas na dianteira e traseira. “Os discos e pastilhas, pinças com seis pistões, e o sistema hidráulico são os utilizados em outros carros da Audi, inclusive as ferramentas para substituir são as mesmas de uso comum na oficina. É necessário ter o equipamento de diagnóstico atualizado. Para substituir as pastilhas traseiras, como tem o freio de estacionamento eletrônico, o equipamento precisa ser utilizado para abrir as pinças. Também deve se tomar cuidado com os sensores de desgaste e ABS ao fazer a substituição das pastilhas”, comenta Nilson.

Reservatório do fluído de freio

A diferença está no sistema de regeneração. Ele funciona de maneira semelhante ao freio motor. Quando o motorista retira o pé do acelerador, o próprio motor inicia a frenagem. Esta energia gerada é utilizada para carregar a bateria. Por causa deste processo a estimativa é de que as pastilhas sejam substituídas após 100 mil km rodados.

Freios com pinças de seis pistões
Suspensão robusta preparada para todo o terreno

A diferença está no sistema de regeneração. Ele funciona de maneira semelhante ao freio motor. Quando o motorista retira o pé do acelerador, o próprio motor inicia a frenagem. Esta energia gerada é utilizada para carregar a bateria. Por causa deste processo a estimativa é de que as pastilhas sejam substituídas após 100 mil km rodados.

Na dianteira o sistema de suspensão é independente, com braços sobrepostos e amortecedores a ar. Na traseira é independente multibraço, com o mesmo tipo de amortecedores da dianteira. “É uma suspensão comum de um carro moderno, com sistema de ar para levantar, abaixar, enfim controlar de acordo com a necessidade do motorista. E como todo sistema com eletrônica embarcada necessita do equipamento de diagnose para analisar”, afirma ele.

Entre as tecnologias embarcadas o Audi e-tron têm as opções de regulagens para auxiliar o motorista, vida a bordo e desempenho. Por exemplo, o Audi drive select oferece a opção de variar as características de direção entre sete perfis: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual.  Quando acionado, o modo Dynamic, privilegia a esportividade e dá preferência de torque no eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos os eixos. Porém, vale ressaltar que no modo Dynamic, o consumo de bateria é maior. O sistema de suspensão a ar ajusta individualmente às condições da rodovia. De acordo com a velocidade, a altura da suspensão varia até 76 milímetros. Mas o motorista pode escolher abaixar ou elevar o SUV através dos comandos no multimídia, ou em uma tecla logo abaixo da tela sensível ao toque de controle da climatização.

No lugar dos tradicionais espelhos retrovisores, ele utiliza duas câmeras, as quais transmitem as imagens para telas colocadas uma em cada porta, o que a Audi chama de retrovisores virtuais.

Recarga da bateria

Não só no Audi, mas em qualquer tipo de veículo elétrico, o tempo de recarga, depende da potência e tipo do carregador, além da infraestrutura que atende a este carregador. O modelo permite uma recarga de até 11kW por hora. No entanto, nos carregadores DC a potência máxima de recarga é de 150kW. O mais comum é ter em casa um carregamento de aproximadamente 7,2kW, o que permite recarregar o e-tron de 0% a 100% em aproximadamente 13hs. Mas não é necessário deixar a bateria descarregar totalmente. A Audi usa o seguinte exemplo: Se o carro roda 40 km/dia, em um carregador AC de 7,2kW será necessário cerca de 1h15 para completar a bateria. Caso o carregador tenha 3,6kW se gasta o dobro do tempo, ou seja, 2h30.

A versão avaliada do Audi e-tron neste Perfil Técnico é a topo de linha. O preço sugerido é de R$ 491.990 para venda direta e R$ 531.990 na venda convencional.  “É um dos automóveis mais modernos disponíveis no mercado brasileiro e este é o momento para estudar e aprender sobre os veículos elétricos, pois não vai demorar muito para eles chegarem às oficinas”, alerta Nilson Patrone. 

Na dianteira, no lugar do motor um porta-objetos com capacidade para 60 litros

Ficha técnica Audi e-tron Performance Black

Motor Elétrico (2 motores, um dianteiro e outro traseiro)

  • Potência: 408 cv     
  • Torque: 67,8 kgfm
  • Tração: quattro
  • Tipo de bateria: Íons de Lítio
  • Capacidade da bateria: 95 kWh
  • Direção: Eletro assistida
  • Suspensão
    • Dianteira: Independente, braços sobrepostos amortecedores a ar
    • Traseira: Independente multibraço, amortecedores a ar
  • Dimensões e Capacidades
    • Peso: 2.655 kg
    • Comprimento: 4.901 mm
    • Largura: 2.043 mm
    • Altura: 1.629 mm
    • Entre-eixos: 2.928 mm
    • Porta-malas: 600 litros
    • Compartimento dianteiro: 60 litros
  • Pneus e Rodas
    • Rodas: Liga leve 21”
    • Pneus: 265/45 R21

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