fbpx
Macaco Jacaré completa 60 anos

Macaco Jacaré completa 60 anos

A Potente Brasil, que fabrica o famoso Macaco Jacaré, completa 60 anos de atividades e, para comemorar traz para o mercado ferramentas de impacto elétricas

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

Qual oficina reparadora de automóveis brasileira não tem um Macaco Jacaré em uso?

É difícil encontrar, pois a Potente Brasil passou a fabricar a ferramenta em 1962 e chegou a vender para 90% de todas as oficinas e borracharias instaladas. O logotipo da indústria é o mapa do Brasil, assim ele passou a ser chamado carinhosamente de “Macaco Brasil”.  

Neste mês de abril, a empresa totalmente nacional, completa seis décadas de atividades e comemora com o lançamento de produtos os quais simbolizam sua evolução no segmento de ferramentas profissionais para oficinas reparadoras.

Marcos Couto, filho de Domingos Couto, fundador da Potente Brasil, atua há 30 anos na empresa. Nos últimos 25 anos ele responde pela diretoria comercial e concedeu entrevista exclusiva para a Revista Reparação Automotiva. O diretor relembra os fatos ocorridos desde do início das atividades, fala sobre a atual situação do mercado e projeta qual será o futuro do negócio com a chegada dos veículos híbridos e elétricos.  

Reparação Automotiva: Como a Potente Brasil iniciou as atividades?

Marcos Couto: Domingos Couto, meu pai, imigrante europeu, depois de algum tempo trabalhando numa indústria de equipamentos hidráulicos, com toda a experiência adquirida, resolveu criar a sua própria empresa. Assim, em abril de 1962, nascia a Potente, iniciando com a produção do macaco hidráulico tipo jacaré, já inovando o processo produtivo.

Macaco Jacaré completa 60 anos

RA: A Potente Brasil desenvolveu o macaco jacaré, o qual é utilizado até hoje nas oficinas de todo o país. Quais evoluções este produto recebeu desde sua criação?

MC: Conceitualmente o produto é o mesmo. As evoluções ocorridas foram em relação a materiais e processo de produção, aperfeiçoando suas características tornando um equipamento mais leve, mais resistente, mais duradouro, fortalecendo ainda mais os benefícios esperados pelos reparadores automotivos, ou seja, da segurança e confiança na elevação de veículos. Paralelamente, foi criada uma linha de macacos jacaré, com o lançamento de tamanhos (longo e curto) e capacidade de elevação.

Macaco Jacaré completa 60 anos, a Potente Brasil nos dias de hoje possui linha de Equipamentos Hidráulicos. Ferramentas Pneumáticas, Elétricas e de Undercar
Macaco Jacaré completa 60 anos, a Potente Brasil nos dias de hoje possui linha de Equipamentos Hidráulicos. Ferramentas Pneumáticas, Elétricas e de Undercar

RA: Nos dias de hoje quais produtos são considerados o carro chefe?

MC: Atualmente, nosso portfólio de produtos é composto por três linhas:

  • Equipamentos Hidráulicos: Além do macaco jacaré, prensas, guinchos e outros tipos de macaco, como o tipo garrafa e os macacos para câmbio (transmissão). Nesta linha, destaca-se o macaco jacaré de 2 toneladas, conhecido pelo mercado como “Macaco Brasil”.
  • Ferramentas Pneumáticas e Elétricas: Chaves de impacto, de ½, ¾, e 1” polegada, além de catracas, mini retificas, Lixadeiras, Furadeiras e outras ferramentas além do recente lançamento da Chave de impacto à bateria. Nesta linha, nosso carro chefe são as chaves de impacto de ½” .
  • Linha de Equipamentos Undercar: Balanceadoras de rodas, Desmontadoras de pneus, Elevadores Hidráulicos, Rampas, Alinhador de direção 3D. Nesta linha, destacam-se os elevadores hidráulicos e o Alinhador 3D.

RA: A Potente Brasil exporta? Para quais mercados?

MC: A Potente Brasil já exportou para todas a América do Sul e não medirá esforços para retomar esses mercados. Porém, devido à alta carga tributária e falta de incentivo fiscal, a indústria brasileira perdeu espaço para os produtos produzidos na Ásia.

RA: Quais as dificuldades que a indústria de ferramentas enfrenta para acompanhar a evolução dos automóveis?

MC: Não só as indústrias de ferramentas, mas também as indústrias de equipamentos de reparação automotiva enfrentam dificuldades, sobretudo por conta da legislação vigente, que protege a rede de concessionárias. As montadoras impedem, ou deixam de disponibilizar no mercado, todas as informações técnicas, como por exemplo a base de dados de geometria, impedindo a programação dos equipamentos, forçando a prática da engenharia reversa. Ficamos de mãos atadas, até que esses dados técnicos estejam disponíveis e os proprietários dos veículos, legítimos proprietários desses dados, possam exercer a livre escolha quando da manutenção dos seus veículos.

RA: Na mesma época que a empresa completa 60 anos, estamos saindo de um período pandêmico e com uma guerra em andamento. As restrições provocadas pela pandemia e agora a guerra impactaram na produção? Como e quais as consequências?

MC: A pandemia e a guerra impactaram toda a cadeia produtiva mundial, principalmente devido à alta do preço petróleo e do aço. Apesar das dificuldades no cenário mundial com relação ao fornecimento de matéria prima, a Potente Brasil conseguiu manter sua produção, pois tem como premissa manter um estoque que atenda, com qualidade, seus clientes.

RA: Os veículos híbridos e elétricos entraram no mercado. Para a Potente Brasil é uma oportunidade de negócios?

MC: Sem dúvida!

Toda evolução tecnológica cria novas oportunidades de negócios. Nosso departamento de engenharia, em parceria com os reparadores automotivos, está desenvolvendo uma linha de equipamentos que atendam às necessidades dos veículos híbridos e elétricos, cuja configuração eleva o peso dos mesmos. Portanto, faz-se necessário equipamentos de elevação mais robustos, que possam ser usados também para a troca de baterias.

RA: Já os veículos 100% elétricos exigem menos manutenções. Qual será o impacto desta tecnologia para o setor de reparação?

MC: Os veículos 100% elétricos vão exigir menos manutenção do motor, porém, os novos componentes, por exemplo: a bateria e os controladores eletrônicos ainda precisarão de manutenção. Acreditamos que não haverá impacto no volume dos serviços de manutenção, e sim a substituição do tipo de serviço, não afetando o mercado da reparação automotiva.

ferramentas à bateria
Macaco Jacaré completa 60 anos e a empresa lança família de chaves de impacto movidas a bateria de lítio

RA: Quantos lançamentos a Potente Brasil prevê para este ano? 

MC: Para este ano de 2022, com 60 anos de existência, a Potente Brasil, sempre atenta às novas tecnologias, tem previsto o lançamento de mais de 30 ferramentas pneumáticas, além da extensão das ferramentas à bateria, com importantes diferenciais: não necessitam de compressor de ar, sem mangueiras e oferece total mobilidade ao reparador. Além de todas estas vantagens, seu custo operacional é bem mais baixo, tanto de energia, quanto de manutenção.

RA: A empresa realiza atividades de relacionamento com os reparadores independentes? Quais e com qual frequência?

MC: Nossas atividades de relacionamento com os reparadores automotivos independentes são realizadas, diariamente, através das redes sociais (Instagram e Facebook). Através dos nossos técnicos instaladores e assistência técnica, mantemos contato direto, sempre atentos às suas necessidades, interagindo na troca de informações. Outras ações de relacionamento são as nossas participações, como expositor, das feiras: AUTOMEC, AUTONOR, CENTROPARTS. 

RA: Após 60 anos de atividades o que ainda falta para a Potente Brasil conquistar?

MC: Após 60 de atividades, a Potente Brasil está a caminho de se notabilizar como principal referência no mercado brasileiro da reparação e manutenção automotiva, desenvolvendo e disponibilizando as melhores soluções em equipamentos, ferramentas e máquinas. Estamos trabalhando para isso!

A Revista Reparação contou a história do macaco hidráulico, confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *