fbpx
Dracena Auto Center

O painel do Palio parou?

O personagem principal é o painel do Palio, que ao ligar a ignição o painel de instrumentos não indica nenhum parâmetro, e com a ignição desligada ou não o indicador de luz de freio de mão fica aceso

A Revista Reparação Automotiva traz um problema que acontece com vários modelos. Para ilustrar a situação o personagem principal é o painel do Palio Fire, que ao ligar a ignição o painel de instrumentos não indica nenhum parâmetro, e com a ignição desligada ou não o indicador de luz de freio de mão fica aceso, deixando a pergunta, o painel do Palio parou? 

Fiat_Palio_Fire
Fiat Palio Fire

Como procedimento habitual, o cliente respondeu a algumas perguntas básicas para que Roberto pudesse começar o diagnóstico, o painel do Palio parou?  “Segundo informações do cliente, não foi executada nenhuma manutenção ou instalação de alarmes ou rádio, somente a substituição da bateria em um período anterior, mas não sabíamos ainda se havia alguma relação”, lembra Roberto.

DIAGNÓSTICO

Após verificar com o proprietário do automóvel os sintomas, Roberto começou a tarefa de diagnosticar o problema. “Os ponteiros do combustível ficaram travados em 0 tanque, conta giros em 1000 rpm, temperatura no 0 também, odômetro com display indicando km e nenhum indicador de aviso aceso com exceção do indicador nível e/ou freio de mão mesmo com a ignição ligada ou desligada, como se tivesse congelado o último momento. Também utilizamos o EDI (estação de diagnóstico inteligente) da FIAT e deu erro de software, a mesma situação do PC-Scan 3000 (Napro)”, explica o reparador.

Equipe_Dracena
Equipe Auto Center Dracena

SOLUÇÃO

Para solucionar o problema, Roberto colocou o aparelho de diagnóstico eletrônico e não conseguiu fazer a comunicação com o painel de instrumentos. “Então, removemos a central elétrica de fusíveis e junto está acoplada a “body computer”, que há um conector D (azul) de 36 pinos na parte posterior, desconectamos este conector e conectamos novamente, o painel voltou a funcionar normalmente”, afirma.

Após executado o serviço, os scanners leram sem nenhum problema, inclusive conseguimos executar as simulações sem erros de memória pelo fato de ter desconectado a alimentação do NQS (nó do quadro de instrumentos).

Reportagem publicada na Revista Reparação Automotiva Ed.08- Dezembro 2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *