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primeiro carro chinês no brasil

A primeira montadora chinesa a chegar ao Brasil

O Chery Tiggo foi o primeiro carro chinês a chegar oficialmente ao Brasil

Desde a década de 1990, com a abertura do mercado para produtos de fora, a frota brasileira passou por diversas mudanças. Inúmeros veículos acabaram caindo no gosto popular, mas uma nacionalidade demorou a chegar ao Brasil, a chinesa. A Revista Reparação Automotiva conta a história da primeira montadora chinesa a chegar ao Brasil, a Chery.

História da primeira montadora chinesa a chegar ao Brasil

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Chery QQ – Primeiro carro fabricado pela montadora chinesa

A Chery Automobile  foi fundada em 1997 para estimular a economia da região de Wuhu, tendo sido inicialmente uma montadora de brinquedos e jogos infantis. Tendo encontrado dificuldades para obter licenciamento que autorizasse a venda de seus modelos em toda a China, a empresa foi salva em virtude de um pedido de produção de táxis feito pelo governo local (seu único acionista à época).

Em 2001/2002 a Chery contratou vários profissionais que deixaram a Daewoo em virtude do processo de falência enfrentado por esta. Ocorre que estas pessoas transferiram para Chery mais que sua força de trabalho, tendo levado também projetos inteiros de modelos da Daewoo. Como consequência, a Chery produz 2 modelos (Chery QQ e Chery Oriental Son) que são idênticos a modelos da GMDAT (Daewoo Matiz e Daewoo Magnus).

A Chery alcançou, em pouco tempo, posição de destaque na indústria automotiva chinesa. Logo em seu primeiro ano de participação no setor, em 2000, a empresa conseguiu a somente vender de 28 mil unidades vendidas na China.

Dez anos depois do lançamento dos primeiros modelos da marca, ocupa apenas a 16ª posição em vendas, com o total de 360 mil carros comercializados em 2008.

Atualmente a marca é reconhecida em utilizar em seus modelos o cambio powershift 2.0 o mesmo utilizado pela Ford com algumas melhorias.

Primeiro carro chinês no Brasil

chery tiggo
Chery Tiggo – Primeiro carro chinês a rodar no Brasil

A Chery chegou ao Brasil em 2009. Instalada em Salto, interior de São Paulo, a sede administrativa da companhia no País ocupa uma área de 100 mil metros quadrados e conta com escritórios para os executivos da montadora, área administrativa, show room e estoque de peças. O Chery Tiggo, um SUV com motor 2.0 a gasolina, 16 válvulas, 135 cv, câmbio mecânico e tração 4×2, foi o primeiro modelo da companhia lançado em território nacional.

Posteriormente, comercializou no Brasil os modelos Face (A1 na China), Cielo (A3 na China) nas versões hatch e sedã, S-18 (Riich na China), Celer (Fullwin 1) nas versões hatch e sedã, e QQ, sendo este último, o modelo de maior sucesso da marca no país. Os modelos Cielo e S-18 foram descontinuados no país, devido suas fracas vendas.

Chery no Brasil

O Brasil foi o primeiro país fora da China a receber uma fabrica da Chery. Em 28 de agosto de 2014, a montadora se instalou na cidade de Jacareí, estado de São Paulo, com capacidade fabril inicial de 50.000 unidades por ano e capacidade total da planta para até 150.000 veículos/ano.

O primeiro modelo fabricado é o Chery Celer (Fullwin 2), nas versões hatch e sedã. Em 2016 inicia a produção do Novo QQ e até 2018, um SUV e um modelo desenvolvido localmente.

Em setembro de 2017, a Caoa comprou 51% das operações brasileiras da Chery, formando então a nova empresa denominada Caoa Chery.

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