fbpx
eletroposto

CTG Brasil vai instalar 18 eletropostos entre São Paulo e Mato Grosso do Sul

Projeto testa modelo de negócio de recarga de veículos elétricos em um trecho de 1.300 km; oito pontos já foram instalados

Com investimento de R$ 8,2 milhões, uma rede de 18 eletropostos já começou a ser instalada em um trajeto de 1.300 km entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul pela CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa do País. O projeto, que inicialmente une a sede a 12 usinas hidrelétricas operadas pela empresa, será finalizado ainda esse ano, e prevê testes de um modelo de negócio viável para recarga de veículos elétricos.

Realizado em parceria com o instituto de ciência e tecnologia Lactec e a fabricante de carregadores de veículos Incharge, o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) realizado no âmbito da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) irá disponibilizar postos de carregamento nas operações da CTG Brasil ao longo do Rio Paranapanema e na região que interliga a Usina Hidrelétrica Jupiá, localizada entre os municípios de Andradina (SP), Castilho (SP) e Três Lagoas (MS); e Ilha Solteira, entre as cidades de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS).

Os oito primeiros eletropostos instalados estão em fase de testes nas usinas Jupiá, Ilha Solteira, Canoas I e II e Capivara, além da sede da CTG Brasil, em São Paulo. Futuramente, a rota deve ser estendida, por meio de parcerias locais, para pontos públicos nas regiões de Ilha Solteira (SP), Três lagoas (MS), Cerqueira Cesar (SP) e São Paulo (SP), tornando parte da rede acessível à população em geral. Quando finalizada, a rota será uma das maiores de mobilidade elétrica, em extensão, financiada por uma empresa do setor elétrico brasileiro. 

Além dos eletropostos, a CTG Brasil também está disponibilizando sua atual frota elétrica, que hoje representa 14% do total de veículos da empresa, como parte dos testes. “Nossos projetos de mobilidade elétrica estão alinhados à nossa estratégia de inovação e sustentabilidade como forma de contribuir com o acesso à energia limpa em larga escala, beneficiando a sociedade como um todo”, ressalta Carlos Nascimento, gerente de P&D da CTG Brasil. 

A implementação dos eletropostos traz ainda importantes contribuições para o segmento da eletromobilidade no Brasil. Processos como a implantação de um sistema geral de monitoramento dos pontos de recarga, interoperabilidade de comunicação, faturamento e autorização de acesso para os veículos podem ser analisados e aperfeiçoados.

Para o CEO do Lactec, Luiz Fernando Vianna, a iniciativa representa um passo adiante na consolidação do modal elétrico no País: “A eletromobilidade é uma vertical de negócios apoiada pela Go4, área de inovação aberta da Lactec. As empresas de energia têm um papel decisivo nesse processo e é o que a CTG Brasil tem mostrado com o projeto. Além de abrir perspectivas para que as geradoras também se insiram nesse mercado, aproxima a população dessa tecnologia, que vem somar para um futuro mais sustentável”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *