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Um ícone fácil para reparar – Saiba mais sobre o Mustang Mach1

O Mustang Mach1 tem motor V8 5.0, câmbio automático de 10 marchas e suspensões independentes na dianteira e traseira

Por: Edison Ragassi/ Fotos: IBR Editora 

Comparado ao GT, o Mustang Mach1 tem o motor Coyote V8 5.0, o qual foi especialmente calibrado. Ele entrega 483 cv de potência a 7.000 rpm, ou seja, 17 cv a mais que a versão GT, e 58 kgfm de torque a 4.600 rpm. Este motor foi montado com os componentes revisados do Shelby GT350, entre eles, o corpo de borboleta maior, sistema de arrefecimento do motor, coletor de admissão e o radiador da transmissão. O filtro de ar “Open Air Box” é do Mustang Bullit. Também há radiadores extras para óleo da transmissão, óleo do motor e diferencial traseiro com capacidade 50% maior de refrigeração.

O câmbio do Mustang Mach1 é automático de 10 marchas, com opção de trocas manuais através das borboletas colocadas no volante. “A reparabilidade básica deste motor não é difícil. O motor é grande e o cofre também, assim as velas são de fáceis de retirar, com ferramentas comuns de uso na oficina, também não há dificuldades para acessar o corpo de borboleta é só retirar a mangueira de admissão. Para retirar o filtro de ar não há necessidade nem de desmontar uma tampa. O reservatório de expansão é comum, logo ao abrir o capô ele é visualizado. Até as correias são fáceis é só retirar o duto de admissão, esperar o motor esfriar, há bastante acesso e praticidade para retirar as correias”, avalia Roberto Montibeller da Oficina High Tech, localizada na Rua Guaicurus, 957, no bairro da Lapa em São Paulo.

O comando de válvulas é variável na admissão e escape, porém, o comando é eletrônico. “Neste caso é necessário muito cuidado ao desmontar, fazer a marcação das peças e não danificar algum componente. Neste momento é que entra o conhecimento do profissional para não desmontar itens desnecessários. E ao remontar, tomar o máximo de cuidado pois é um carro que as peças não são fáceis de encontrar, não são baratas e muito importante, além do conhecimento é necessário ter os aparelhos para fazer o diagnóstico em um carro como este. Também é necessário atenção para trocar o óleo do motor, na tampa esta marcado a especificação do óleo 5W30 sintético”, alerta Montibeller.

Para levantar o Mustang Mach1 o reparador encontra dificuldades, pois ele é baixo, pois o vão livre do solo é de         143 mm. Sendo assim, o melhor é utilizar um elevador pantográfico. No undercar, ele tem o sistema de suspensão dianteira independente, eletrônica adaptativa (MagneRide) e na traseira independente do tipo multibraço. Os freios são esportivos Brembo com discos ventilados na dianteira e traseira. “No que diz respeito a eletrônica embarcada, não há como realizar diagnósticos e reparos sem o scanner atualizado, agora para realizar a desmontagem e montagem, as ferramentas utilizadas nos sistemas de suspensão e freios são de uso comum na oficina. Só recomendo ter um bom extrator para retirar o braço da suspensão e, por favor, nada de martelo”, avisa o diretor da Oficina High Tech.

O Mustang Mach 1 comercializado atualmente é uma releitura do modelo lançado em 1969. Ele custa R$ 545.000, entre os itens de exclusividade ele tem no painel a placa com a inscrição Mach1 e o número do chassis.

Ficha técnica Ford Mustang Mach 1 2021

Motor: Coyote 5.0L V8

Disposição: Dianteiro, longitudinal

Número de cilindros: 8 em V

Número de válvulas: 32, com 4 por cilindro

Taxa de compressão: 12:1

Injeção de combustível: Direta e indireta

Cilindrada: 5037 cm³

Potência: 483cv a 7250 rpm

Torque: 58 kgfm a 4900 rpm

Combustível: Gasolina

Tração: Traseira

Câmbio: Automático de 10 marchas com trocas manuais no volante

Direção: Assistência elétrica

Suspensão

Dianteira: Independente, Eletrônica Adaptativa (MagneRide)

Traseira: Independente do tipo multibraço

Freios

Dianteiro e traseiro: Discos ventilados

Rodas: Liga leve 19”

Pneus

Dianteiros: 255/40 R19

Traseiros: 275/40 R19

Dimensões / Capacidades

Comprimento: 4797 mm

Largura: 2081mm

Distancia entre-eixos: 2720 mm

Altura: 1403 mm

Porta-malas: 382 litros

Tanque de combustível: 60,5 litros

Peso em ordem de marcha: 1814kg

Capacidade de carga 336kg

Peso Bruto Total 2150kg

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